Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Seg | 15.10.18

DICAS | CUIDAR AS MÃOS E MANTÊ-LAS JOVENS

APPLY_SPF_ON_HANDS_LIST.jpg

 As mãos estão constantemente expostas ao sol, frio, vento, água, detergentes, etc e dão sinais de envelhecimento muito antes que qualquer outra zona do corpo, mas são muitas vezes negligenciadas. As mãos são também quase tanto uma montra de nós próprios como o rosto, pelo que devem ser cuidadas e preservadas. E como?

 

1. Utilizar produtos de limpeza suaves. Usamos sabonete de mãos frequentemente, pelo que este deve ser delicado e hidratante, para não secar demasiado a pele. Quando se usam detergentes para limpeza da casa, devem-se proteger as mãos com luvas.

 

2. Proteger do sol e do frio. As mãos estão expostas à radiação solar todos os dias do ano - tanto ou mais que o rosto - pelo que precisam de SPF diariamente. Pode-se aplicar o mesmo SPF usado no rosto ou pode-se utilizar um creme de mãos com SPF, como por exemplo o Neutrogena Visible Renew Hand Cream SPF 20, o Clinique Even Better Hand Cream SPF 15 ou o Ducray Melascreen Creme de Mãos SPF 50. Deve-se reaplicar sempre que se lavam as mãos. Se não gostam da sensação de creme, podem aplicar apenas nas costas das mãos, que são a zona mais exposta. Também é importante aplicar SPF antes de aplicar verniz de gel ou unhas de gel. No Inverno é importante usar luvas para proteger as mãos do frio.

 

3. Hidratar todas as noites. Antes de dormir é importante aplicar creme de mãos, que terá a possibilidade de atuar durante toda a noite. Para quem tem mãos secas, uma fórmula hidratante é essencial. Alguns bons cremes hidratantes e reparadores são o CeraVe Hand Cream, o Uriage Bariéderm Mãos (excelente para pele muito seca e eczema), o Bioderma Atoderm Mains, o LRP Cicaplast Mains ou o Nuxe Rêve de Miel Hand and Nail Cream. Para quem gosta de uma fórmula mais luxuosa e com propriedades extra, o Clarins Jeunesse des Mains (previne as manchas), o Elizabeth Arden Eight Hour Cream Hand Treatment, o L'Occitane Karité Hand Cream e o Caudalie Hand and Nail Cream são boas opções. Para os amantes de produtos naturais, o Benecos Natural Care Hand Cream e o Odylique Lemon Butter Hand Smoothie são excelentes.

 

4. Usar ingredientes anti-idade. À noite aplicar um sérum/creme à base de ácido glicólico ou retinol nas costas das mãos (os mesmos usados no rosto) - apenas 1 gota de produto - antes do hidratante, reverte os sinais de envelhecimento, como rugas e manchas. Alternativamente, pode-se aplicar um creme de mãos já com estes ingredientes, como o Sesderma Hidraderm Mãos ou o Clarins Multi Intensive Mains

 

5. Cuidar as cutículas. Quando se aplica o creme de mãos, é importante massajar bem nas cutículas, que ficam facilmente secas e duras, dando um aspecto descuidado às mãos e podendo causar dores. Em casos de cutículas muito secas, pode-se aplicar um hidratante especial, como o Benecos Calendula Balm ou o Elizabeth Arden Eight Hour Cream. As cutículas podem ser levemente empurradas com um instrumento metálico próprio, mas não devem ser cortadas, pois têm função protetora.

 

6. Arranjar as unhas. Quer se opte por pintar as unhas ou não, é importante mantê-las limpas e arranjadas. O ideal é dar-lhes um formato que se adapte ao nosso dia-a-dia - evitando que se partam - com uma lima e retocar todas as semanas. Se as unhas estiverem muito frágeis um produto fortalecedor - o OPI Nail Envy é o meu favorito - ajuda a que se mantenham fortes e não lasquem nem partam. Não roer as unhas é essencial, claro! Ao remover o verniz, o ideal é usar um produto sem acetona.

3 comentários

Comentar post