Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Qui | 22.08.13

Dicas para cabelos oleosos


Diariamente recebo perguntas de leitoras em relação ao cabelo oleoso, não conseguem manter o cabelo bonito, saudável e, sobretudo, livre de oleosidade. Assim, hoje decidi trazer algumas dicas que espero que ajudem! Também "sofro" com uma raíz oleosa, pelo que ao longo do tempo descobri alguns truques que ajudam.

1) Não lavar o cabelo todos os dias! Muitas marcas de champô dizem que não há problema nenhum em lavar o cabelo todos os dias, mas elas só vos querem vender champô. A raíz do cabelo demora pelo menos 24h a secar, pelo que se de 24h em 24h a molharem, esta vai acabar por apodrecer, como acontece com as plantas quando têm água a mais. Assim, o ideal é lavar o cabelo dia sim dia não e nos dias em que não se lava recorrer a um champô seco, que ajuda a absorver a oleosidade em excesso.

2) Uma vez por semana é importante usar um champô purificante, para que limpe em profundidade o couro cabeludo, mas não é aconselhável usá-lo todos os dias, uma vez que removem a oleosidade natural do couro cabeludo, pelo que este terá tendência a produzir mais óleo. No dia-a-dia o ideal será usar um champô gentil indicado para cabelos finos, já que normalmente dão mais volume à raíz, prevenindo a oleosidade.

3) Não usar água muito quente no duche. A água quente dilata os poros, pelo que estes não só irão libertar mais óleo, como mais facilmente acumulam sujidade. Assim, o ideal será usar água morna durante o duche e terminar com um jacto de água quase fria, para ajudar a fechar os poros.

4) Secar as raízes do cabelo com o secador no frio é uma boa opção, já que irá ajudar a fechar os poros, para além de que o cabelo, estando húmido, acumula mais sujidade (tal como os poros), pelo que secar as raízes com o secador poderá ajudar a controlar a oleosidade.

5) É essencial evitar usar muitos produtos na raíz do cabelo, como mousses, sprays, lacas, etc, já que irão pesar mais no cabelo, fazendo-o ficar mais oleoso e perder volume.

6) Usar ganchos, molas, etc, para afastar o cabelo do rosto é uma boa opção, assim como evitar passar muitas vezes as mãos junto das raízes. Isto porque a pele transpira e produz oleosidade natural, podendo facilmente passá-la para o cabelo.

7) Evitar andar com o cabelo na toalha muito tempo é essencial, já que esta irá produzir calor no couro cabeludo, incitando a produção de oleosidade.

8) O cabelo pode estar mais oleoso devido a alterações hormonais ou problemas de pele, pelo que, se o problema persistir após estes cuidados, será importante consultar um dermatologista para que possa avaliar melhor a situação/condição do cabelo.


Espero que estas dicas vos ajudem, sei que é complicado controlar o cabelo oleoso, mas há esperança :)

9 comentários

Comentar post