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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Ter | 09.04.13

Especial em Forma #41 - Trigo: inimigo?


Queridas peço desculpa de o post estar publicado mais tarde do que o habitual, mas tenho tido alguns problemas com a internet. O post de hoje é sobre o trigo, um cereal presente na alimentação da maioria de nós e que pode ter vários malefícios para a dieta ou a saúde em geral. Assim, hoje venho falar-vos um pouco sobre ele e procuro também saber a vossa opinião sobre este tópico :)

Os produtos com trigo são os que apresentam o maior índice glicémico. Este índice tem a ver com os níveis de açúcar no sangue e quanto mais alto for este nível, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, que tenta regularizar este nível de açúcar. Para além de o organismo não conseguir "queimar" valores tão altos de açúcar, que depois se vão depositar como gorduras, se uma pessoa consumir muito regularmente produtos com IG alto, o organismo vai criando resistência à insulina. Aqui surge um alerta para a diabetes!


Para além de elevar o índice glicémico, o trigo (actualmente altamente processado e muitas vezes geneticamente manipulado) contém gliadina, uma proteína que estimula o apetite. Assim, ao consumir trigo regularmente estamos sistematicamente a aumentar o apetite, produzindo quase um efeito opiáceo, que nos torna viciados na comida e nos impede de manter um peso normal. No caso de pessoas com problemas mentais, sabe-se também que o consumo regular de trigo pode aumentar a paranóia em esquizofrénicos, a obcessão por comida nos bulímicos e até a depressão.  Todos nós podemos vir a sofrer de problemas devidos ao consumo de trigo, tudo depende da reacção que temos ao mesmo com o passar do tempo.

Os doentes celíacos, com intolerância ao gluten, devem de todo evitar este alimento, visto ser rico em gluten. No entanto, eliminar o trigo não significa eliminar o gluten, quem não tem intolerância ao gluten não deve eliminá-lo, uma vez que os alimentos produzidos em substituição podem  ser ainda mais nocivos à saúde do que os que o contêm.


Sabe-se também que o trigo pode aumentar a inflamação do organismo e desregular as hormonas. Inflamação associada a hormonas "malucas" pode ser uma das principais causas do acne inflamatório, para além de contribuir também para o inchaço abdominal e prisão de ventre.

Por todos estes motivos é importante tentar evitar o trigo numa alimentação diária. Não é preciso deixar de consumir pão, por exemplo, basta trocar o pão de trigo por outro. O trigo está presente em muitos alimentos como pão, cereais, massas, comidas pré-feitas, etc, pelo que o ideal será ler sempre todos os rótulos antes de consumir. 

Quem quiser saber mais sobre este tópico pode ler o livro do Dr.William Davis, Cardiologista, que tem feito muita investigação nesta área. O livro chama-se "Sem Trigo, Sem Barriga" e está disponível aqui.

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