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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Ter | 08.01.13

Especial em Forma #36 - Objectivos para 2013


É o início de mais um ano e o Especial em Forma festeja o seu 1º aniversário. Neste post quero incentivar-vos a definirem objectivos para o ano e saberem como os concretizar. Muitas pessoas escrevem listas e listas enormes de coisas que querem alcançar num ano, mas se no final desse ano forem olhar de volta para essa lista, irão aperceber-se de que não fizeram metade do que pretendiam. O importante não é ter muitos objectivos a cumprir, mas sim ter objectivos determinados e formas de lutar por eles um pouco todos os dias.

Obviamente neste post vamos falar mais em termos de alimentação e exercício físico - já que é essa a intenção - mas podem aplicar estes métodos em qualquer coisa na vossa vida.

Antes de começarem a definir os vossos objectivos para o ano, pensem no ano que terminou, naquilo que correu bem, no que se manteve mais ou menos e no que correu mal. As coisas que correram mal e que queremos mudar devem ser o nosso objectivo principal para este ano. Agora pensando mais nos objectivos relativos a este post, sei que em muitas listas estará "perder x kg", "correr todos os dias", "comer melhor", etc etc.  A verdade é que nos primeiros dias do ano até nos lembramos deles, mas depois de algum tempo vão pelo cano abaixo.

Para na verdade fazer uma lista de objectivos, temos de pensar em objectivos reais (que podemos conseguir atingir) e em formas de os atingir, temos de ter um "plano de acção". Assim, deixo um exemplo:


A ideia é criar uma lista com cada objectivo e o que planeamos fazer para atingir esse objectivo. O ideal é começar com coisas simples, como beber mais água, comer mais fruta, usar as escadas em vez do elevador, enfim. Dessa forma, são coisas que podemos facilmente fazer no dia-a-dia e que até pensamos "Fogo isto é fácil, tenho mesmo de fazer isto!". Aos poucos e poucos vai-se tornando rotina e pode até evoluir, e a verdade é que todos esses bocadinhos contam ao final do ano. 20 minutos de exercício por dia são quase 122 horas de exercício por ano. 

Cada um de nós tem de adaptar a sua mente para os seus objectivos e procurar a melhor forma de os alcançar. Uma excelente ideia é ter uma agenda e todos os dias apontar os pequenos passos que se fizeram nesse dia para atingir o objectivo final. Cada dia que concretizarem um passo vão-se sentir mais felizes por tê-lo feito e isso pode animar-vos e dar-vos confiança para seguir em frente.

Lutem por aquilo que querem, sempre me ensinaram que "Um objectivo sem um plano e sem trabalho é apenas um sonho". Temos de trabalhar para transformar esse sonho num objectivo e esse objectivo numa realidade. Ao ajudar-vos a criar um plano (como o da imagem acima), estou a ajudar-vos a tornar um sonho num objectivo, o trabalho agora depende de cada uma de vós :) Feliz 2013!

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