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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Ter | 16.10.12

Especial Em Forma #28 - Alimentos essenciais a uma vida saudável - parte 1


Seguindo a lógica do meu post anterior, vou hoje partilhar com vocês uma lista de alimentos que devem sempre ter por perto! Como vão ver, todos eles têm propriedades fantásticas para a nossa saúde, o que os torna tão essenciais. Há imensos alimentos importantes na nossa alimentação e, para tornar os posts de uma leitura mais agradável, vou dividir a lista em dois posts distintos, sendo este a 1ª parte, a 2ª parte virá na próxima semana!

Abacate - contém gordura monoinsaturada saudável para o coração e é rico em proteínas, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, E e K. É ainda rico em fitoquímicos, que são muito importantes na prevenção de doenças como o cancro.

Abóbora - rica em vitamina C e fibras e pobre em gordura. Tem um alto teor de óleo vegetal insaturado e vitaminas E e B. Fantástica para combater queimaduras e inflamações da pele.

Agrião - Baixa em calorias, rica em vitaminas A, C e B e sais minerais e em grande parte constituída por fibras. Ajuda a regular o trânsito intestinal,  bom para a pele, a visão, os ossos, os dentes e previne a fadiga mental, para além de ajudar na produção de glóbulos vermelhos. É ainda eficaz no combate ao raquitismo, à tuberculose, ao ácido úrico, à formação de pedras nos rins, às cistites e aos efeitos nocivos da nicotina. Por ser rico em antioxidantes, o agrião é útil na luta contra o cancro e na prevenção do envelhecimento prematuro e das doenças cardiovasculares.

Água - contitui cerca de 60% da massa total do corpo humano e tem funções essenciais no organismo como facilitar as reacções químicas, servir de meio de transporte de substâncias (como oxigénio e nutrientes), facilitar a digestão, proteger os órgãos internos, manter a humidade das mucosas, participar na termorregulação, auxiliar na eliminação de detritos, servir de meio de transporte intercelular e contribuir para a manutenção da estrutura corporal.

Alface - tem um elevado teor de vitamina C e é uma excelente fonte de vitamina A. É também rica em ácido fólico, fósforo, potássio, antioxidantes e fibra. Ajuda a prevenir imensos problemas de saúde, como a bronquite ou a inflamação do fígado ou da vesícula e pode também ajudar nos períodos menstruais dolorosos.

Alho - é uma fonte priveligiada de fitoquímicos, como a alicina, que mata os fungos e as bactérias, a saponina, que limita a absorção do colesterol ou o ácido cumárico, que combate o cancro. É um antibiótico natural, é diurético, cardiotónico, hipotensor, expectorante e desinfectante pulmonar e protector dos vasos sanguíneos.

Alperce - é rico em vitaminas A, B e C e em minerais como cobre, cálcio, magnésio e ferro, o que torna este fruto num poderoso antioxidante. Muito útil no combate à anemia e na regulação do trânsito intestinal.

Arroz - cereal essencial para qualquer refeição equilibrada. É um cereal rico em amido, o que faz com que forneça bastante energia e contribua para a absorção de proteínas. É de fácil digestão e raramente provoca alergias, sendo muito recomendado a quem tem problemas de estômago. O arroz integral tem ainda mais vantagens por possuir centenas de fitoquímicos e nutrientes antioxidantes.

Aveia - cereal muito nutritivo que possui proteínas, ferro e cálcio. Ideal para combater problemas no funcionamento intestinal e para diminuir o colesterol. É rica em fibras e pode apresentar-se na fórmula solúvel ou insolúvel.

Azeite - rico em ácido oleico (de origem vegetal) aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), que exerce uma função protectora ao transportar o mau colesterol até ao fígado, onde é eliminado. Contém poderosos antioxidantes, como a vitamina E, derivados fenólicos e esteróis vegetais, substâncias que evitam o envelhecimento celular e combatem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, da aterosclerose e do cancro. O azeite melhora o funcionamento metabólico, ao favorecer a acção do estômago e do pâncreas, estimulando o crescimento, a absorção de cálcio e a mineralização dos ossos.

Cebola - possui fitoquímicos e é uma fonte de vitamina C, folatos e antioxidantes. Favorece as secreções digestivas, é suavizante, hipoglicémica e protege contra a obstrução dos vasos sanguíneos.

Cenoura - rica em betacarotenos, em vitaminas A, B1, B2 e C e em sais minerais essenciais. O betacaroteno é essencial para manter uma estrutura óssea forte e saudável, melhorar a visão e proteger as mucosas. As vitaminas possuem capacidades antioxidantes, prevenindo a acção dos radicais livres, responsáveis pelo aparecimendo de diversos tipos de cancro, lesões arteriais e envelhecimento precoce.

Cevada - os betacarotenos que comporta baixam o colesterol e ajudam na função imunitária. A cevada fornece vitaminas do complexo B, fibras, ferro, magnésio, zinco, fósforo e cobre e é uma das mais ricas fontes de crómio, que é importante na manutenção dos níveis adequados de glicose no sangue. Os antioxidantes presentes protegem contra danos nas células e os tocois e tocotrienóis presentes ajudam a reduzir o risco de cancro e de doença cardíaca.

Chá verde - é uma fonte de hidratação para o organismo e previne a formação de cálculos renais, diminuindo o risco de infecções renais. Por ser rico em flúor, ajuda a prevenir a cárie dentária e, por não ser fermentado, fornece vitaminas C, B1, B2 e K e minerais como o manganésio, o potássio e o ácido fólico. O chá verde contém flavonóides, que têm rico poder antioxidante, e que protegem o organismo do envelhecimento e de algumas doenças cancerígenas e cardiovasculares. Tem ainda efeitos anti-inflamatórios.

Cogumelos - são ricos em vitaminas, como B1, B2, B3 e B5, e em minerais como o selénio e o potássio. Têm efeitos capazes de prevenir infecções, doenças cardiovasculares e cancro. A maioria das espécies de cogumelos é comestível, mas existem outras com propriedades alucinogénias e até venenosas, pelo que é necessário ser cuidadoso ao escolher este fungo.

Curgete - composta por 94% de água é um dos vegetais menos calóricos. São, muitas vezes, usadas como base de sopa em conjunto com a abóbora e o ideal é escolher as mais pequenas, que são menos fibrosas e mais saborosas.

Couve - vegetal rico em vitaminas A, B e C, ácido fólico e minerais como cálcio, fósforo, potássio e selénio. As mais variadas espécies de couve possuem propriedades capazes de prevenir o cancro, especialmente o do sistema digestivo. A couve promove a saúde dos tecidos, estimula a função intestinal e assume uma função purificadora do sangue. É uma boa opção para quem é intolerante à lactose, por ser uma boa fonte de cálcio. As folhas exteriores da couve são quase oito vezes mais ricas em cálcio do que as do interior.

 

Espero que tenham gostado deste post, e tenham descoberto as excelentes propriedades de alguns alimentos. Na próxima semana tenho mais 13 alimentos para partilhar! Não percam :)

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