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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Sex | 07.09.12

Pequeno-almoço rápido e saudável para o Regresso às Aulas/Trabalho


O pequeno-almoço é, como já sabemos, a refeição mais importante do dia. Isto porque depois de termos estado quase uma dezena de horas sem comer, o nosso organismo precisa de voltar ao activo e, para isso, precisa de energia. O que ingerimos ao pequeno-almoço vai afectar o nosso organismo para o resto do dia.

Quando acordamos, muitas vezes sentimos a necessidade de comer algo doce, algo que nos dê energia rapidamente, mas a verdade é que se optarmos por um panique de chocolate ou os cereais infantis cheios de açúcar, vamos provocar um pico de insulina no organismo logo pela manhã, o que nos pode fazer ficar com vontade de comer doces/porcarias o dia inteiro, já que eventualmente o nível de insulina vai descer (e quanto mais alto for o pico de insulina, maior será a diferença).

Assim, hoje trago-vos algumas sugestões para o vosso pequeno-almoço que são fáceis/rápidas de fazer e que, enquanto são muito agradáveis de comer, vos vão manter saudáveis e com energia.

Sugestão 1: Iogurte grego + fruta + muesli

Este é sem dúvida um dos meus pequenos-almoços preferidos (encontram uma "receita" que fiz aqui). É um pequeno-almoço muito saboroso, que me mantém cheia toda a manhã (infelizmente muitas vezes tenho 4 horas de aulas seguidas durante a manhã, sem intervalo para comer) e tem óptimos nutrientes e vitaminas. Se não tiverem tempo de cortar a fruta pela manhã podem fazê-lo no dia anterior e deixar no frigorífico durante a noite, eu aconselho especialmente frutos vermelhos (morangos, amoras e groselhas) e kiwis. Quanto ao iogurte, é bom se for grego pois é mais nutritivo do que o iogurte habitual.

Sugestão 2: Pão mistura c/ fiambre de peru ou queijo flamengo + leite simples ou com café

Este será o típico pequeno-almoço que a maioria de nós imagina e que, sem dúvida, é saudável. O pão mistura é o melhor, já que leva menos fermento e tem mais cereais, e o fiambre de peru também é mais recomendado por ter menos gordura. O leite simples pode ser meio-gordo ou magro, segundo a vossa preferência. Para quem tem o problema de não ter pão fresco pela manhã, podem comprar pão uma a duas vezes por semana e congelá-lo. Em vez de depois descongelarem no microondas (o que muitas vezes leva a que o pão fique duro), tirem-no do congelador na noite anterior e deixem-no descongelar naturalmente durante a noite, fica impecável!




Sugestão 3: Pão mistura tostado c/ doce + chá 

Outra opção quando não se tem pão fresco é fazer tostas/torradas (no forno ou na torradeira), o pão fica pronto num instante e é agradável de comer. O doce irá dar o toque açucarado ao pequeno-almoço e eu recomendo, especialmente, o de frutos vermelhos que é rico em antioxidantes. Não ponham doce como se estivessem a fazer um bolo, é só para dar o sabor :) Com isto costumo optar pelo chá, que nos meses frios se torna especialmente agradável. Habitualmente opto pelo chá verde, que é anti-oxidante, drenante e tem um pouco de cafeína para ajudar a acordar, mas podem optar por outro se preferirem.

Sugestão 4: Cereais integrais + leite simples

Os cereais são uma opção comum a muitas pessoas e o mais fácil de preparar, não preciso de dar grandes explicações :) Se optarem por cereais escolham os integrais e tenham em atenção que não tenham muito açúcar, para evitar o tal pico de insulina.

Sugestão 5: Peça de fruta + 2 bolachas Maria

Quem quiser uma sugestão "on the go" pode optar por comer uma peça de fruta juntamente com duas bolachas Maria, que são uma opção saudável e alimenta. Esta é também uma boa opção de algo que podem levar na carteira para comer a meio da manhã :)

Sugestão 6: Panquecas proteicas + chá verde

Para quem não resiste a doces e quer algo saudável, aconselho as panquecas proteicas de que vos falei aqui com uma chávena de chá verde para equilibrar. Não é a receita mais rápida de se fazer, mas também é uma excelente opção para o fim-de-semana!

Sugestão 7: Batido de fruta e leite

Para quem não consegue comer pela manhã, esta é uma das melhores opções. Juntem fruta e leite meio-gordo ou magro num liquidificador (como este por exemplo) e deixem-no fazer a magia! Como é só beber torna-se mais fácil de ingerir, mas é nutritivo. Pode não dar tanta sensação de saciedade a quem tem mais fome, uma vez que não se mastiga. Não adicionem açúcar nem nada do género, só a fruta e o leite. Tentem também procurar frutas que se possam ingerir com leite, obviamente.

...

Nunca se esqueçam de dispensar 5 minutos da vossa rotina matinal para o pequeno-almoço, ele é fundamental para um estilo de vida saudável! Mesmo quem não consegue comer nada quando acorda, com o tempo e um pouco de esforço habitua-se, e é muito importante que isso aconteça! O que costumam tomar ao pequeno-almoço? (:

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