Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Dom | 17.06.12

Quais os principais ingredientes a evitar nos cosméticos?


Num universo onde surgem diariamente novos produtos de cosmética, é importante relembrar que estes têm por objectivo ajudar-nos a enaltecer a nossa beleza natural, tratando e corrigindo pequenas áreas e enaltecendo outras. Assim, a ideia não será enchermo-nos de químicos e ingredientes tóxicos, mas sim procurarmos produtos que o mais naturalmente possível nos ajudem a atingir os nossos objectivos.

Hoje em dia muitas são as empresas de cosméticos que recorrem a ingredientes químicos pouco recomendáveis para a nossa saúde, por terem um preço mais acessível que os ingredientes mais ricos e mais saudáveis. É impossível evitarmos todos os maus ingredientes, mas há alguns que podemos facilmente evitar e, ao mesmo tempo, ajudar o ambiente. Criar o hábito de ler o rótulo dos ingredientes de determinado produto cosmético é importante na hora de escolher o que comprar.

Assim, os 6 principais ingredientes a evitar, são:

1) Petroquímicos - exemplos dos nomes que podes encontrar nas embalagens: petroleum jelly, isopropyl alcohol ou isopropanol, methyl alcohol ou methanol, butyl alcohol ou butanol e ethyl alcohol ou ethanol. São encontrados com frequência em tónicos para o rosto e perfumes.

2) Sodium laureth/lauryl sulfates e outros sulfatos - exemplos dos nomes que podes encontrar nas embalagens: sodium lauryl ether sulfate, e sodium laureth sulfate. São muitas vezes usados em champôs e géis de banho, para que façam mais espuma.

3) Propylene glycol e polyethylene glycol - ingredientes formulados com PEGs e PGs - exemplos dos nomes que podes encontrar nas embalagens: ethylene glycol e propylene glycol. São muitas vezes encontrados em cremes reafirmantes, desodorizantes, máscaras, pós de talco e after-shaves.




4) Formaldeídos e Parabenos - exemplos dos nomes que podes encontrar nas embalagens: butylparaben, ethylparaben, methylparaben e propylparaben. São normalmente encontrados em vernizes, protectores solares, champôs, pastas dos dentes e produtos depilatórios.

5) Tintas sintéticas - normalmente encontram-se em indicações de tintas sintéticas com uma letra seguida de um número ou uma cor (nos EUA seria D&C manganese violet por exemplo). Podem ser encontrados em tintas capilares, maquilhagem e outros.

6) Fragrâncias artificiais - alguns ingredientes têm na sua lista de ingredientes "perfume", o que significa que esse produto contém um perfume artificial, que pode irritar a pele. Quase todos os perfumes e colónicas têm, obviamente, este ingrediente.


Como podem compreender, ninguém é obrigado a evitar nada, cada um usa aquilo que preferir, mas quem se preocupar com o uso de produtos mais naturais para a pele e o ambiente deve ter em atenção estes ingredientes. Uma excelente opção para evitar todos estes ingredientes é usar produtos orgânicos/biológicos, que já se encontram numa enorme variedade. A EcoEscolhas é, sem dúvida, a loja que recomendo. Se quiserem podem também comprar os produtos através da minha loja se preferirem :) No entanto podem, simplesmente, conferir a lista de ingredientes dos produtos que usam diariamente e escolher produtos que não tenham ingredientes prejudiciais :)

9 comentários

Comentar post