Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Dom | 03.06.12

Como escolher o protector solar ideal?


A protecção solar é algo muito importante no dia-a-dia, durante todo o ano, mas especialmente nos meses quentes, em que a pele está mais exposta às radiações solares. Ainda há muitas pessoas que não usam protector solar, seja porque acham que ficam gordurosas, porque não querem ter o trabalho ou porque não querem gastar dinheiro num. A questão é que é muito perigoso expormo-nos ao sol sem protecção solar, já que os raios ultravioleta estão cada vez mais perigosos e a nossa camada de ozono cada vez mais frágil, o que nos deixa menos protegidos. Mesmo quando temos roupa, os raios UV continuam a passar os tecidos e podem queimar-nos. Os riscos de não usar protector solar a longo prazo são envelhecimento precoce, manchas escuras na pele, sinais, desidratação e, claro, cancro da pele. Hoje em dia existem inúmeros protectores solares no mercado, para todos os gostos e necessidades e para todas as carteiras, pelo que não há desculpa para não usar um.

Como escolher o factor de protecção solar indicado para mim?

Existe uma tabela criada por dermatologistas que pode ajudar a ter uma ideia do fotótipo a que pertences e, portanto, que factor de protecção solar deves escolher. Podes consultar essa tabela abaixo. Além disso, irei depois explicar-te como funciona o factor de protecção solar e como saber se esse é realmente o ideal para ti.


O FPS (ou Factor de Protecção Solar), SPF em inglês (Sun Protection Factor) define o tempo que a pele pode estar ao sol sem se queimar. Assim, se habitualmente a tua pele consegue ficar 10 minutos ao sol sem se queimar, significa que usando um protector solar de factor 20, a tua pele estará 200 minutos ao sol sem se queimar, usando um factor 50, estará 500 minutos ao sol sem se queimar, sempre dependendo um pouco do fotótipo da pessoa. Isto, claro, se o protector solar for bem aplicado. Segundo a The Skin Cancer Foundation International devemos usar o equivalente a uma colher de sopa em cada zona do corpo (uma colher de sopa para cada braço, cada perna, cada coxa, etc) e reaplicar a mesma quantidade de 2 em 2 horas ou sempre que saímos da água e nos expomos ao sol, sendo que a primeira aplicação deve ser sempre 15/30 minutos antes de sair de casa. Nunca se deve usar um factor de protecção solar inferior a 15, a não ser que seja o final da tarde e a pele já esteja bronzeada, sendo que nessa altura se poderá usar 6/10, mais uma vez dependo do fotótipo de cada um.


Escolher um protector solar nos dias de hoje já não deve ser tarefa difícil, uma vez que, como já referi anteriormente, há opções para todas as necessidades:

Allergy - ajudam a dar uma protecção extra a quem geralmente faz alergia ao sol;

Tan Intensifier - protegem a pele enquanto incentivam a produção de melanina, fazendo com que o bronzeado surja mais rapidamente;

Oil-free - não contêm óleos, pelo que são ideais para quem tem pele oleosa, sofre com acne ou não gosta de um protector pesado;

Sensitive - indicado para peles sensíveis à exposição solar, que ficam queimadas ou irritadas com facilidade;

Men - feitos especialmente para os homens, costumam ter uma fórmula mais leve, para que a pele não cole;

Baby - são mais espessos e, geralmente, à prova de água, indicados para bebés e crianças;

Family - são indicados para o uso de toda a família, dos adultos às crianças, geralmente têm embalagens maiores;

City - são indicados para o uso na cidade, já que protegem dos raios UV e também da poluição;

Mountain - são indicados para quem costuma fazer sky, escalada e desportos radicais, já que são muito resistentes, mas podem ser usados por todos no geral;

Light - geralmente são os protectores mais leves, muitas vezes em forma de spray, para que a pele não cole.

Anti-wrinkle - contêm propriedades anti-rugas, pelo que são óptimos para quem se preocupa com o envelhecimento da pele.

Beach Balms - são produtos em creme ou gel que geralmente contêm extracto de cenoura/côco e um índice de protecção baixo (6/10) e que estimulam o bronzeado.

Óleos bronzeadores - os óleos bronzeadores geralmente têm um índice de protecção muito baixo (2/6) e estimulam o bronzeado enquanto deixam a pele brilhante.


Questão: devo usar o mesmo protector solar no rosto e corpo?

Habitualmente a pele do rosto e a pele do corpo têm necessidades diferentes. Assim, será mais recomendável usar dois protectores distintos, até porque os protectores de corpo geralmente têm ingredientes que podem irritar a pele do rosto, que é mais fina, sensível e propícia ao envelhecimento precoce. Para a maioria dos fotótipos portugueses, o recomendado é um factor 30 para o corpo e 50 para o rosto, mas claro que não somos todos iguais. Existem já protectores que dizem que podem ser usados no rosto e no corpo, o que é óptimo, mas se a pele do rosto tiver tendência a oleosidade ou acne, então será sem dúvida essencial usar um protector solar oil-free no rosto.

Questão: posso usar o meu protector solar do ano passado?

Os protectores solares têm um prazo de validade de 12 meses a partir da abertura (só conta a partir do momento em que abrem o protector e começam a usá-lo, se estiver fechado não conta), o que significa que se eu comecei a usar um protector solar a 10 de Junho de 2011, a partir de 11 de Junho de 2012 ele já estará fora do prazo. Muitas vezes com alguns produtos de beleza/maquilhagem o prazo de validade nem sempre afecta a qualidade e desempenho do produto, mas no caso dos protectores solares, os filtros químicos presentes neles tornam-se menos potentes e podem até mesmo degradar-se, deixando o protector de fazer o efeito que deveria. Para quê usar um protector se não nos está a proteger? Além disso, se nos guiarmos pelas quantidades de utilização recomendadas pela The Skin Cancer Foundation International, uma embalagem de 200ml de protector solar dará para 10/15 dias, pelo que não há motivo para sobrar de um ano para o outro.

Questão: se não estiver na praia/piscina tenho de usar protector solar?

Sempre que estamos expostos ao sol devemos usar protector solar. Muitas vezes, no nosso dia-a-dia, usamos T-shirts, saias, calções, etc, expondo parte do nosso corpo aos raios UV, pelo que devemos sempre aplicar o protector, mesmo se não formos para a praia/piscina. Daí também ser muito importante usar protector solar no rosto durante todo o ano, já que o rosto está sempre a descoberto. Hoje em dia já existem pós compactos e bases com protecção solar, não há desculpa para não usarmos :)


Espero que este post vos tenha sido útil e que não saiam para o sol sem protecção! Se tiverem mais alguma questão sintam-se confortáveis para a deixarem nos comentários e eu responderei assim que possível :)

Quero ainda referir que, até 30 de Junho, os protectores solares estarão com um preço especial na Moda&Beleza Store, que podem visitar aqui. Para além de os preços já serem mais reduzidos do que nas lojas habituais, agora estão ainda mais :) Espreitem!

11 comentários

Comentar post