Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Sab | 26.05.12

A minha experiência com a Natracare


Há cerca de um ano atrás falei-vos pela primeira vez na Natracare (podem ver o post aqui), que é uma marca de produtos de higiene feminina criados em 1989 por Susie Hewson, que se preocupa com os efeitos nocivos da poluição por dioxina na saúde das mulheres. Desde essa altura que os meus produtos de higiene íntima são da Natracare e eu quero muito partilhar com vocês estas informações, pois eu acho que são realmente importantes.

Ao longo deste post vou-vos fazer um resumo das principais características da Natracare, as vantagens e benefícios e ao mesmo tempo falar-vos da minha experiência com os produtos.

Muitos produtos de higiene íntima que encontramos habitualmente em hipermercados contêm absorventes de poliacrilato (derivados do petróleo) para lhes proporcionar uma maior absorção. Como podem imaginar, estando estes produtos em constante contacto com zonas íntimas e de contacto imediato com o interior do corpo, torna-se periogoso para a saúde usar estes produtos durante longos períodos de tempo. Os produtos da Natracare são os únicos que conheço com certificado biológico, sendo feitos com algodão biológico totalmente certificado e outros materiais naturais à base de plantas que são totalmente isentos de cloro, não têm aditivos químicos, perfumes e são totalmente isentos de plástico derivado de petróleo. Os toalhetes íntimos de algodão biológico e os toalhetes de Bebé Natracare são feitos de algodão biológico certificado e usam ingredientes vegetais naturais e biológicos certificados. Assim tornam-se, para mim, a escolha mais acertada. Como disse anteriormente, se quiserem saber toda a informação mais pormenorizada podem consultar o post referido atrás.


No caso dos tampões, muitos tampões tradicionais libertam fibras uma vez no interior do nosso corpo. Enfermeiras que fazem testes de citologia em pacientes do sexo feminino dizem que têm de remover fibras de tampão do redor do colo do útero para poderem obter uma amostra em condições. Ao usarmos tampões que não provoquem a libertação de fibras estamos, portanto, a proteger a nossa saúde.


Os preços dos produtos Natracare são aproximadamente os mesmos de outras marcas de hipermercados e estão disponíveis todos os tipos de pensos/tampões do mercado habitual e ainda toalhetes de limpeza e produtos para mãe/bebé. Podem encontrar esta marca em lojas de produtos naturais, em algumas farmácias e na EcoEscolhas. Na EcoEscolhas encontram ainda muitas vezes packs promocionais, onde comprando 3 caixas por exemplo pagam menos do que o habitual, leva mais paga menos.


Em termos da qualidade dos produtos, eu considero-os tão bons ou até melhores do que os que costumava usar da Evax, Renova, etc. Eu uso os pensos Natural Ultra Pads Regular (encontram aqui) e gosto deles, fazem a sua função, não irritam a pele, enfim, também existem na versão Ultra e Super, com e sem abas. Para os pensos diários, os meus preferidos são os Natural Panty Liners Curved (encontram aqui) que são os mais em baixo na foto porque se adaptam bem à curvatura do corpo, não descolam e absorvem bem, mas uso os Natural Panty Liners Mini (encontram aqui) quando uso roupas mais justas, uma vez que não se notam nada. De momento não tenho tampões e toalhitas para vos mostrar, tenho de comprar mais, mas também gosto deles. Os tampões especialmente noto que são mais confortáveis do que os tampões habituais, eu antes tinha muita dificuldade em usar tampões porque me incomodavam e desde que uso os da Natracare que não tenho problema, os que eu uso são estes. As toalhitas (encontram aqui) são óptimas para trazer na carteira, já que o pack é fininho, e assim estamos sempre prevenidas e estas não contêm propilenoglicol, fenoxietanol, parabenos, formaldeído e ureia imilazolidinyle, que causam irritação.

Durante algum tempo consegui encontrar os produtos da Natracare numa loja de produtos naturais que conhecia, mas a loja fechou por isso vou de novo comprar na EcoEscolhas. Se estiverem preocupadas com os portes de envio, podem obter portes de envio grátis na EcoEscolhas em compras de valor igual ou superior a 35€ para Portugal Continental ou 80€ para as Ilhas. O que eu aconselho se tiverem de comprar online e quiserem poupar nos portes é comprarem logo produtos para dois ou três meses, assim aproveitam os envios gratuitos e ficam precavidas para algum tempo :)

Quero terminar referindo que este não é, de todo, um post publicitário. Tratar da nossa saúde íntima é muito importante e não há muitas informações disponíveis sobre o assunto nos blogs, pelo que eu tenho todo o gosto em falar sobre isso com vocês. Espero que vos tenha ajudado!

8 comentários

Comentar post