Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Seg | 14.05.12

Review: Sony Bloggie


Em Agosto de 2011 comprei a Sony Bloggie, uma câmara HD de bolso para filmar. A ideia pareceu-me genial, uma câmara com Full HD, preparada para uploads directos para o Youtube, pequena e prática... e ainda por cima comprei-a com uma mega promoção. Ela habitualmente custa 160€ e eu comprei-a numa promoção da FNAC por 85€. No final do ano tive uma avaria, ela foi para a marca arranjar e o problema ficou resolvido passado algum tempo, tudo dentro da garantia, daí que não tenham visto muitos vídeos com ela. Agora estou de novo a filmar com ela (os tutoriais que aí vêm) e como na altura recebi muitas perguntas sobre ela, decidi fazer um review agora que a estou a usar sem qualquer problema.

Os pontos mais positivos da câmara são o facto de ser Full HD, ser prática e compacta, ter uma saída USB para ligar directamente ao computador e fazer upload para o Youtube, funciona a bateria (o que poupa o uso de pilhas) e tem duas posições para a lente:


Podem, portanto, colocar a lente virada para fora e filmar alguém ou virada para dentro e filmar-vos a vós próprias. O modo de utilização também é bastante simples e, ao contrário do que eu tinha visto em alguns reviews, não é complicado passar os ficheiros para o computador. O facto de ter um ecrã que permite verem o que estão a fazer também é óptimo.

A câmara vem com um software incluído, mas eu não consigo funcionar bem com ele. Para o instalar está-me sempre a dizer que não é compatível, o que é estranho, uma vez que o meu computador tem os requisitos que o software pede e também é Sony.

Em relação a "problemas" ou "defeitos" é preciso imensa luz para filmar um vídeo com qualidade, eu tive de comprar um candeeiro especial para conseguir filmar e talvez tenha de comprar mesmo umas luzes de estúdio se os tutoriais que estou a gravar não ficarem muito bem. O ângulo da câmara também não é muito grande, pelo que para filmar hauls e assim tenho de afastar muito a câmara... mas isso acaba por ser algo com que se lida naturalmente. Uma coisa que não me agrada nada são os problemas que os vídeos me dão para editar. Demora a exportar o vídeo para o editor, o que é normal por ser HD, mas depois quando finalmente edito o vídeo e o publico para o Youtube, ele fica com um género de moldura, podem ver neste vídeo:


Já procurei formas  de resolver o problema, mas segundo percebi a única maneira é usando o software que vem com a câmara, mas como eu não o consigo instalar... Tenho de continuar a procurar soluções.

Em relação à qualidade habitual do vídeo, sem edição, podem ver estes vídeos:





Esses vídeos foram feitos com boas condições de luz. Se a luz não for a melhor o vídeo vai ficar péssimo. Ainda não me entendi muito bem com o zoom para os tutoriais, também porque o visor é um pouco pequeno e eu não consigo ver se está focado, mas ando a trabalhar nisso.

Para fazer um breve resumo, eu acho que para o preço que eu paguei por ela, a câmara é bastante boa, provavelmente para comprar uma melhor terei de dar 300/400 euros. Não é a melhor máquina para filmar tutoriais, mas como disse, pelo preço é melhor do que muitas outras que se encontram.

4 comentários

Comentar post