Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Qua | 09.05.12

Especial em Forma #17 - Suplementos alimentares


O tema é motivo de discussão. Os suplementos alimentares são uma realidade cada vez mais marcante e não podemos apenas incluir os "comprimidos para emagrecer". Há imensos tipos de suplementos alimentares, para diversos fins. Não convém nada começar a tomar suplementos sem consultar o médico de família, o nutricionista/endocrinologista ou, no mínimo, um farmacêutico. E, claro, não se esqueçam de falar com os vossos pais se forem menores. Hoje vou dar-vos algumas dicas sobre diferentes suplementos, dos quais falei com um nutricionista.

Para engordar

Há muito quem não saiba que existem suplementos para ajudar a ganhar peso. O mais recomendado pela maioria dos médicos é o Ceregumil, um xarope que se compra na farmácia por cerca de 13€ rico em várias vitaminas e de alto valor energético. Existe uma fórmula para crianças e uma para adultos e pode ser tomado por toda a gente, visto que não tem efeitos secundários conhecidos. Este suplemento também é normalmente recomendado a doentes que fazem tratamentos como Quimioterapia, que geralmente reduzem o apetite e nos quais é muito importante os doentes manterem o peso e alimentarem-se bem.

Para a retenção de líquidos

Muitas são as mulheres que sofrem de retenção de líquidos, nomeadamente na zona das ancas e coxas. Para esses casos, habitualmente é recomendado um drenante, daqueles que se dilui uma quantidade em 1,5 litros de água e se bebe ao longo do dia. O nutricionista com quem falei recomenda o Menoskilus, que podem comprar aqui, ou o Depuralina Sport, que podem comprar aqui. Devem sempre ler as indicações da embalagem sobre o método de toma e se o produto possui alguns efeitos secundários. Normalmente estes produtos têm indicação do tempo de toma, 2 meses por exemplo, e não devem tomar nem menos nem mais tempo do que isso.

Para os desejos de doces

Há muitas pessoas que têm um apetite exagerado por doces, que é muito difícil de controlar. Habitualmente é recomendado um suplemento de crómio a estas pessoas, que é conhecido por reduzir o apetite por doces e controlar a absorção de açúcar pelo organismo. Podem comprar um destes suplementos aqui por exemplo. Tal como no caso anterior, estes produtos também têm um prazo em que devem ser tomados e é importante respeitar a duração do tratamento.




Excesso de peso

Quem sofre de excesso de peso habitualmente tem gordura localizada e retenção de líquidos. Nesse caso o ideal é combinar dois suplementos: um de CLA e um drenante. O CLA é conhecido por ajudar a transformar a gordura em energia, que é depois gasta na prática de exercício. O CLA habitualmente recomendado, segundo me disse o nutricionista é este. Quanto aos drenantes podem ver as recomendações no tópico da retenção de líquidos. Podem também optar por este pack.

Obesidade

Nos casos de obesidade, em que o IMC é superior a 28, são recomendados medicamentos específicos, receitados por um médico. Os mais conhecidos são o Xenical e o Alli. O Xenical só pode ser comprado com receita médica, o Alli vende-se sem prescrição. A diferença entre ambos é a quantidade presente do ingrediente chave, sendo de 120mg no Xenical e de 60mg no Alli, pelo que o Xenical normalmente actua mais rapidamente e efectivamente, mas também tem mais efeitos secundários. Daí que um seja de venda exclusiva com receita médica.

 

Por favor não se esqueçam de que é absolutamente necessário seguir uma alimentação saudável, beber muita água e praticar exercício físico. Os suplementos alimentares são apenas uma ajuda, principalmente para quem tem muita dificuldade em atingir os objectivos, mesmo depois de muito esforço. E não se esqueçam também de falar com alguém que vos possa realmente aconselhar, como um médico ou um farmacêutico, pois não podem pôr em risco a vossa saúde, este post é apenas um género de guia, já que ainda há muita gente, mesmo nutricionistas, contra os suplementos alimentares. Se o vosso nutricionista for contra suplementos, procurem uma segunda opinião, pode ajudar.

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2