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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Qua | 18.04.12

Especial em Forma #15 - Gosta de ti + dicas


Olá minhas queridas! Desculpem não ter publicado o post ontem, mas esta altura (e até Junho) é de muito trabalho e por muito que eu tente gerir o meu tempo da melhor maneira, nem sempre tenho o tempo disponível que gostaria. Assim, só tive possibilidade de fazer o Especial em Forma desta semana hoje e, como já disse, responderei aos comentários à medida que vou podendo.

Hoje quero falar-vos um pouco sobre um tópico que já abordei uma vez num vídeo, mas que considero sempre importante reavivar quando se fala destes posts de engordar e emagrecer. Muitas vezes ligamos demasiado ao que os outros dizem ou pensam de nós, se nos acham gordas, se temos um cabelo bonito, se nos vestimos bem, enfim. É sempre bom ouvir elogios, o problema é quando as outras pessoas têm prazer em nos deitar abaixo. Eu, por opção própria, "exponho-me" a quem me quiser ver através do blog e do youtube, o que faz com que muitas vezes receba muitos elogios e, noutras alturas, opiniões bastante negativas. De início sentia-me mal quando alguém dizia que tenho os braços gordos, que o meu cabelo não sei o quê, que não sei quê não sei que mais - as pessoas arranjam sempre algo para criticar - mas hoje em dia posso dizer que vivo bem com isso, não me aquece nem me arrefece. Aprendi que, mais importante do que aquilo que os outros dizem de mim, é aquilo que eu penso de mim mesma. Se eu gosto do meu cabelo sou feliz, mesmo que outros não gostem. Se toda a gente me chamar gorda/magra, mas eu gostar do meu corpo assim, sou feliz. E por aí em diante. O importante é sentirmo-nos bem connosco próprias, é impossível agradar a toda a gente.

Claro que isto não é novidade para muitas pessoas, mas muitas outras continuam a viver das opiniões dos outros. Por acaso tenho conhecimento de um caso interessante que mostra bem como os outros, quando nos criticam, nem sempre são honestos, às vezes só nos querem deitar abaixo. Havia uma rapariga na minha escola que tinha um cabelo bonito e bastante longo, ficava-lhe muito bem. Uma das "grandes" amigas dela uma vez disse-lhe que ela devia cortar o cabelo, porque andava sempre com o cabelo na mesma e não sei quê. A rapariga, como ligava bastante à opinião das amigas, decidiu cortar um palmo ou mais de cabelo. Quando a amiga viu, em vez de dizer que ela estava bonita ou lhe ficava melhor, disse "Ah agora o meu cabelo é mais comprido que o teu!". Resumo da história, guiem-se pela vossa própria vontade, não pela dos outros. Vejam o que gostam mais em vocês e evidenciem isso, tentem sentir-se bem e fazer por se sentirem cada vez melhor convosco próprias.

Hoje quero também partilhar com vocês algumas dicas para engordarem ou emagrecerem mais facilmente, dicas que podem facilmente incorporar no vosso dia-a-dia:

Dicas para engordar

- Ingere néctares, como Compal, às refeições. São ricos em nutrientes e aumentam a quantidade de calorias ingeridas sem ter de comer mais;

- Quando fizeres sandes, usa doce caseiro ou mel, que geralmente são mais calóricos mas não menos saudáveis que outros condutos;

- Come pelo menos uma banana por dia, a banana é dos frutos mais calóricos e é também rica em potássio;

- Come várias vezes ao dia, tenta levar saquinhos de bolachas Maria, barras de cereais, iogurtes, enfim, o truque é ir comendo ao longo do dia;

- Atreve-se nos doces, mas não exageres. Os doces são sempre uma forma de engordar, mas para um engordar saudável não devem ser comidos em exagero. Um ou dois gelados por semana, umas pipocas no cinema, enfim.

- Faz exercícios de musculação, que ajudam a aumentar o volume muscular e, por consequência, o volume corporal. Se é esse o objectivo, deves dizê-lo ao PT do ginásio, pois também há musculação para perder volume (resumimos assim), tudo depende do peso e máquinas usadas;

Dicas para emagrecer

- Tenta ingerir sempre água às refeições, assim poupas calorias presentes nos sumos e refrigerantes;

- Tenta usar queijo flamengo magro, fiambre de peru ou queijo fresco magro nas tuas sandes, que são os condutos menos calóricos;

- Anda sempre com uma peça de fruta ou um alimento saudável na carteira, assim quando tiveres fome evitas comer um bolo numa pastelaria;

- Quando sentires fome fora de horas, bebe água e espera um pouco, por vezes é apenas sede e o nosso organismo confunde sede com fome. Do mesmo modo, bebe 33cl a 50cl de água 15m antes do almoço e do jantar, isso irá fazer-te sentir mais cheia com menos comida;

- Investe nas saladas com carne e peixe grelhado, são fáceis de fazer, podes levar para o emprego/aulas (não tem problema de comer frio) e são saudáveis, também podes fazer sandes em pão integral recorrendo a fiambre de peru, alface, tomate, etc;

- Faz exercício cardiovascular (corrida, marcha, etc) que irá queimar muitas calorias e compensa depois com exercícios localizados para manter a pele firme.

 

Espero que tenham gostado das dicas desta semana, estou a preparar algumas surpresas para vós no Especial em Forma :)

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