Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Seg | 16.04.12

My current hair routine


Uma das perguntas que recebo, sem dúvida, com mais frequência é como trato o meu cabelo. Eu tento sempre fazer posts/vídeos com a minha rotina, os cuidados que tenho, etc. Quero desde já dizer, tal como das outras vezes, que eu uso aquilo que funciona para o meu cabelo, não sei se funcionará igual para outras pessoas, mas sem dúvida que a rotina que tenho agora é uma excelente rotina para mim. Sim, é verdade que gasto um pouco mais de dinheiro em produtos para o cabelo, mas prefiro fazer isso do que ter de estar a gastar o mesmo dinheiro na cabeleireira para ela me cortar o cabelo porque está estragado.

Para fazer uma breve introdução a quem é novo no blog, o meu cabelo é um cabelo misto, mais oleoso nas raízes e seco nas pontas. A fotografia da esquerda, a 22 de Outubro, é da última vez que o cortei e a foto da direita, a 13 de Fevereiro foi do último "update" que fiz do tamanho dele aqui no blog. O meu cabelo começou a crescer bastante mais depressa e mais saudável quando comecei a tratar melhor dele, daí que eu ache que vale a pena fazer o esforço. Quando tive alguns problemas de irritação no couro cabeludo tomei uns suplementos, mas actualmente não tomo nada. Lavo o cabelo dia sim dia não, nunca todos os dias pois isso não faz nada bem (pode, até, provocar calvice).

Champô & Condicionador


Lavar o cabelo dia sim dia não significa que o lavo, aproximadamente, 3 vezes por semana. Assim, duas vezes por semana uso o champô I Love Juicy, da LUSH (encontram-no aqui), que é um champô purificante, com uma aplicação o cabelo fica logo limpinho e solto, é fantástico. No entanto seca um bocadinho as pontas, por isso preciso de um bom condicionador. Actualmente estou a usar o Retread, também da LUSH (encontram-no aqui), que é óptimo para quem tem cabelo seco e fino porque hidrata o cabelo mas não o deixa pesado. Outro produto que gosto de usar como condicionador é o Aussie 3 Minute Miracle (este da foto é o da minha mãe, porque eu agora estou a usar o Retread como disse, encontram o Aussie no Continente e no Jumbo), ele realmente hidrata bem o cabelo e fica a cheirar muito bem. Já vi pessoas dizer que o Aussie é um produto SOS, porque a longo prazo não tem efeitos, mas eu não concordo nada. Se o usarem com regularidade vão ver que realmente dá bons resultados. Curiosamente as pessoas que eu vi dizerem isso sobre o Aussie 3 Minute Miracle juravam por outras máscaras de cabelo que têm silicone - o que é horrível para o cabelo! O silicone faz o cabelo ficar macio, mas não o hidrata realmente, pelo que depois as pontas espigadas aparecem e nem damos por elas, só vemos quando já está o cabelo todo espigado. Fujam de condicionadores e máscaras com silicone!

Champô & Máscara


Uma vez por semana uso um champô "especial" e uma máscara de hidratação profunda. O champô "especial" que uso é o Kérastase Bain Vital Dermo-Calm Complexe Hydra-Destress (esta linha é de venda exclusiva em salões). Se viram o post de 22 de Outubro, quando cortei o cabelo, sabem que em alturas de mais trabalho ou stress o meu couro cabeludo ganha alguma irritação (também porque tive Eczema no couro cabeludo quando era criança), então fiz uma "cura" de um mês para tratar o problema e agora uso-o uma vez por semana para prevenir. O champô é fantástico, ajuda-me a controlar o problema e cheira tão bem, parece que estamos no Cabeleireiro :P Aproveito e no dia em que uso esse champô também uso máscara, de momento estou a usar a Intense Repair da L'Oréal Professionnel, que encontram aqui. Esta e a Absolut Repair, da mesma marca, são as minhas preferidas porque realmente hidratam muito o cabelo e ele não espiga com tanta facilidade. Honestamente não tenho nenhuma ponta espigada e já cortei o cabelo há quase meio ano. Não sinto muita diferença entre ambas as máscaras, segundo sei a Intense Repair é para cabelo danificado e a Absolut Repair é para cabelo muito danificado, ambas funcionam bem para mim.

Creme & Óleo


Depois de sair do banho e secar o cabelo com a toalha, gosto de aplicar o Leite Reparador de Pontas da linha Absolut Repair (encontram em Hair Shops e cabeleireiros) para prevenir o aparecimento de pontas espigadas e facilitar o pentear, para tirar nós e tudo mais. Depois no dia-a-dia, quando o cabelo já está seco, adoro o Mythic Oil, também da L'Oréal Professionnel (que encontram aqui). É fantástico, deixa o cabelo super hidratado e cheira muito muito bem. Se não quiserem usar dois produtos, podem usar apenas o Mythic Oil, ele pode ser usado em cabelo húmido e em cabelo seco, mas eu prefiro usar um creme/leite quando o cabelo está húmido e um óleo quando está seco, é uma questão de preferência. Para aplicar, tiro um bocadinho (do tamanho de duas ervilhas, já que o meu cabelo é longo), esfrego em ambas as mãos e depois aperto levemente as mãos no cabelo para aplicar o produto.

Secador & Champô seco


Quando seco o cabelo, uso sempre um protector de calor e uma mousse de volume para as raízes. O protector de calor que uso é o Thermo Repair Cell, da L'Oréal Professionnel (encontram aqui), o bom deste produto é que, para além de proteger o cabelo do calor, é ainda activado pelo calor, criando uma "capa" que protege e hidrata o cabelo deixando-o mesmo macio. Para mousse, uso a Full Effect 04 da Redken (encontram aqui) porque é uma mousse leve, que não seca o cabelo, não o deixa oleoso nem faz caspa. Gosto de usar um pouco de mousse de volume porque, principalmente quando esticamos o cabelo, ele pode perder um pouco do volume natural. De resto, naqueles dias em que o cabelo está assim um pouco oleoso nas raízes (e isto é óptimo para não lavar o cabelo todos os dias) uso o Champô Seco para Cabelo Oleoso da Klorane (que encontram em farmácias por cerca de 10€), absorve toda a oleosidade em excesso e, depois de escovarem, nem se nota no cabelo. É o melhor champô seco que experimentei até hoje.

Nota: se secar o cabelo uso o Thermo Repair em vez do Leite de Pontas Absolut Repair que referi anteriormente, e depois de secar/esticar/etc uso o Mythic Oil para finalizar.

Escovas & Pentes


Para escova uso uma da Jean Louis David (encontram em hipermercados ou nos salões Jean Louis David) que tem um género de espiral que anda para a frente e para trás se o cabelo ficar preso num nó, para não o partir. Eu mostrei esta escova em vídeos anteriores. Depois uso um pente de dentes largos para desembaraçar, este é da Boots (comprei em Londres) e tenho também uma escova de "back combing" (esta é da Denman, estava à venda na minha loja, mas de momento está esgotada) que uso para ocasiões especiais ou para fazer alguns penteados. Estou a experimentar a Tangle Teezer, mas ainda não tenho uma opinião formada, prometo fazer um review em breve :)

Tools


As minhas ferramentas de cabelo não são nada de extraordinário, mas funcionam muito bem e não foram extraordinariamente caras, que é o mais importante :) Deixo-vos a lista dos que tenho e para o que é que cada um serve :)

Secador Expert 2500 Ionic Ceramic da Babyliss (não encontrei link, custou-me cerca de 25€ na Worten): é um secador normal com tratamento por iões. É bom ter iões porque o cabelo fica mais brilhante e não se estraga tanto. Ele aquece bastante (tem várias opções) e seca o cabelo rápido.

Alisador Wet&Dry Elite da Rowenta (encontram aqui): este alisador dá para alisar o cabelo mesmo que ele ainda esteja molhado (na maioria deles o cabelo já tem de estar seco). É uma opção muito boa porque, principalmente para quem tem caracóis, quando o cabelo já está seco às vezes é difícil de alisar.

Modelador Caracóis Babyliss (encontram aqui): é um modelador de caracóis de tamanho normal, tem regulador de temperatura e tem a molinha para segurar o cabelo (que eu costumo deixar aberta para não fazer marcas). Não é nada de XPTO, mas funciona bem, é o que interessa :)

Alisador Belissima Ultra Slim Imetec (encontram aqui): este alisador é daqueles que dá para alisar e para fazer caracóis porque as extremidades são redondas e não têm vaporizadores. Além disso ele é muito comprido, o que facilita o alisamento a quem tem muito cabelo. Foi super baratinho e tem funcionado muito bem :) Estou satisfeita!

Eu tenho outro alisador da Rowenta (podem ver aqui) que é muito bom. O meu pai ofereceu-mo há uns 3 anos e meio e é óptimo, mas as placas começaram a lascar e como já não está na garantia não sei se não me ficará muito caro substituir as placas (se alguém souber diga-me please (:). Nos Wet&Dry é normal as placas lascarem porque estão em contacto com o cabelo molhado, mas a garantia cobre isso. Este que uso agora da Elite aconteceu-me o mesmo e a garantia cobriu, não tive de pagar nada.

Dicas

1) Há pequenas dicas que vos podem ajudar a ter um cabelo saudável. Obviamente vocês não precisam de todos os produtos referidos atrás, tudo depende do vosso cabelo e das vossas necessidades. Eu considero essencial ter um champô, um condicionador, uma máscara, um óleo para as pontas, se usarem secador e assim, um protector de calor, um pente e uma escova. De resto, como disse, depende daquilo que o vosso cabelo precisa.

2) Como eu referi num vídeo anteriormente, os champôs com sulfatos são terríveis para quem tem o cabelo muito seco ou o couro cabeludo sensível. Há dois tipos de sulfatos (não vou entrar em muitos detalhes nisso) e habitualmente os champôs de hipermercado têm os dois presentes, para fazer mais espuma. Há champôs, como a maioria dos da Kérastase, L'Oréal Professionel, Redken, etc, que têm apenas um tipo de sulfatos na composição e que já são, então, menos agressivos. Depois há ainda os champôs sem sulfatos, que já se encontram com maior facilidade, e que são importantes para quem tem cabelo pintado e/ou sensível. Num outro post falarei de produtos para cabelos pintados.

3) Outro factor importante é espremer sempre o cabelo para tirar o excesso de água antes de aplicar condicionador/máscara. Se o cabelo tiver muita água, ela vai impedir que o produto que aplicamos seja absorvido pelas cutículas do cabelo, logo o produto não faz efeito. Eu espremo sempre bem o cabelo e às vezes até passo a toalha antes de aplicar condicionador/máscara.

4) A forma como se lava o cabelo também é muito importante. Os nossos dedinhos servem para massajar e ao mesmo tempo lavar muito bem o couro cabeludo. Há pessoas que só lavam "à volta", não esfregam mesmo, e depois o cabelo fica oleoso super rápido. Não tenham medo de esfregar (sem usar as unhas), desde que não arranhem o couro cabeludo ou forem muito brutas não há problema. Outra coisa importante é a maneira como usam a toalha, não esfreguem a toalha no cabelo, apertem ligeiramente apenas para tirar a água, caso contrário vão partir o cabelo.

...

Espero que este post vos tenha ajudado de algum modo. Tenho tentado fazer posts mais informativos e completos, que também ficam mais longos e demoram horas a fazer, mas que são importantes para adquirirem bons conhecimentos :)

52 comentários

Comentar post

Pág. 1/3