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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Ter | 20.03.12

Especial em Forma #11 - Emagrece mais rápido no dia-a-dia


Hoje vamos falar sobre truques do dia-a-dia para emagrecer mais rápido. Primeiro que tudo é preciso ter a noção de que para perder peso é preciso trabalhar, não podemos esperar milagres de um dia para o outro ou esperar perder 20kg até ao Verão se não trabalharmos em confirmidade com isso. Tenho vindo a referir este tópico todas as semanas ao longo dos quase 3 meses que já passaram desde o início do "Especial em Forma", mas é realmente importante que compreendam isso. As dicas de hoje servem tanto para quem quer perder 1kg como para quem quer perder 100kg, o que varia é o tempo que demoramos a atingir esse objectivo.

1) Toma sempre o pequeno-almoço. Tomar o pequeno-almoço diariamente é uma questão de hábito e ajuda realmente a manter um peso saudável, pois evita picos de insulina ao longo do dia, que nos fazem desejar toda a comida menos saudável;

2) Corre em intervalos. Correr é um dos melhores exercícios para perder peso, especialmente para queimar a gordura da barriga e das coxas. Para queimar calorias extra o melhor é alternar o ritmo de corrida: começa com 10 minutos de marcha para aquecer, depois durante 20 minutos faz intervalos: 8 segundos a sprintar, 12 segundos a correr, 8 segundos a sprintar, 12 segundos a correr e sempre assim até ao fim dos 20 minutos, e depois mais 10 minutos de marcha para arrefecer o corpo. Esta sequência 3 ou 4 vezes por semana vai ajudar-te a queimar muito mais calorias do que se corresses sem intervalos.

3) Torna-te mais forte. Ao longo do tempo que fazemos exercício, tornamo-nos mais fortes muscularmente. Ao termos mais músculo ou o músculo mais desenvolvido ele precisa de mais energia para se exercitar, pelo que vais estar também a queimar mais calorias. Além disso, precisamos de mais energia basal (as calorias que o nosso corpo consome diariamente) para manter o músculo do que a gordura.


Ninguém me consegue derrotar a não ser que me derrote a mim própria primeiro.

4) Aproveita todos os bocadinhos para fazer exercício. Seja andares a pé, ires pelas escadas em vez do elevador, arrumares a casa ou algo que te faça mexer, o importante é que te mantenhas activa o mais tempo possível. Para os estudantes e pessoas que passam muito tempo sentadas, há pequenos truques como contrair as nádegas e o abdomen enquanto se está a escrever ou ouvir o professor, tentar manter um pé levantado do chão sem perder o equilibrio na cadeira, etc, são coisas que ninguém repara que estás a fazer, mas que ajudam a tonificar.

5) Bebe mais água. Esta não é novidade, ao beber água, para além de purificarmos o organismo, enchemos mais o estômago, pelo que temos tendência a comer menos e sentimo-nos mais satisfeitas.

6) Mede-te em vez de te pesares. Muitas pessoas perdem a vontade em fazer dieta e exercício porque os números da balança não baixam. A verdade é que nos primeiros tempos é normal não perder muito peso, porque estamos a queimar gordura mas a ganhar músculo, que é mais pesado, mais denso e menos volumoso. Assim, se te medires (à volta das ancas, das coxas, da cintura e dos braços) ficas a saber quanto volume perdeste, mesmo que não tenhas perdido peso e consegues manter-te mais motivada.

7) Procura incentivos. Seja uma amiga que te motiva, sejam estes posts no blog, seja experimentares roupa nova e gostares, ou outra coisa qualquer, o importante é que não percas a motivação e continues sempre a trabalhar para um corpo mais saudável. Os resultados podem demorar a aparecer, mas se trabalhares vão aparecer certamente.


Força meninas :)

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