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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Qua | 08.02.12

Problemas com a alfândega?

Olá queridas! Hoje vou falar-vos um pouco da minha experiência com problemas de alfândega, bem como das empresas de distribuição e seus serviços (dos que tenho conhecimento). Por causa da loja tive de fazer várias encomendas provenientes de diversos países e, por isso, algumas das minhas encomendas têm ficado presas na alfândega, o que tem atrasado a reabertura da loja. Mas já lá vamos, primeiro quero falar-vos de uma coisa que encomendei para mim própria.
Há muito que queria o Premium Professional Kit da Sigma, que custa 149$, e tem 15 pincéis completamente diferentes de todos os outros que vêm noutros kits, daí o meu interesse nele. O método de distribuição foi novamente o mais barato e a encomenda chegou... com 21€ a pagar no acto da entrega. Quando o senhor dos CTT me pediu 21€ fiquei espantada, e ele explicou-me que a encomenda tinha ficado presa na alfândega e teve de pagar taxas aduaneiras. O mais engraçado de tudo, é que a Sigma, na factura que acompanha a encomenda, declara sempre valores mais baixos, para nós não termos de pagar. Na factura vinham 49$ como sendo o valor da minha encomenda, e mesmo assim a alfândega reteu uma encomenda de 49$. Sabem o que acho disto tudo? O nosso país anda em crise e eles andam a ver de mais formas de meter dinheiro ao bolso. Já encomendei 2 kits Make Me Up, a Cleansing and Polishing Tool, a Paleta de sombras e outros pincéis avulso e nunca tive de pagar nada à alfândega, foi a primeira vez. Mas tenho de elogiar o serviço dos CTT, não tive de tratar de nada, eles próprios resolveram o problema e só tive de pagar as taxas quando me entregaram a encomenda, sendo que tudo se resolveu rapidamente.
Já outras empresas de distribuição, mais especificamente a DHL, têm serviços caros e que, em situações como esta, são uma porcaria (desculpem-me a expressão). Já vos falei aqui da empresa Wholesale-Dress, onde encomendei as minhas botas parecidas às JC. No início do ano encomendei lá algumas peças super bonitas para a loja, e mais uma vez escolhi a DHL para fazer a entrega. O total da minha encomenda rondava os 170$, sendo que desse montante 80$ eram despesas de envio a pagar à DHL. Já contava que a minha encomenda ficasse presa na alfândega, pelo que fiquei a aguardar que a DHL resolvesse o problema e me dissesse quanto tinha de pagar. No dia 21 de Janeiro fui contactada pela DHL que me disse que a factura que acompanhava a encomenda não era a correcta, para eu pedir a factura correcta à loja e enviar juntamente com o recibo de pagamento do Paypal, e disseram-me ainda que tinha de pagar as despesas de alfândega (que iriam averiguar quanto eram) + 50€ para o trabalho de a DHL resolver o problema.
Nessa altura do ano, era o Novo Ano Chinês, estando as lojas fechadas, pelo que o funcionário da DHL me disse para então enviar o recibo do paypal e a nota da encomenda (quando vão ao site podem ver as vossas encomendas, pelo que eu tirei uma cópia disso e mandei-lhe). Passado uns dias contactou-me dizendo que o que eu tinha mandado não servia porque tinha problemas de impressão, para enviar a factura. Tive de esperar até ao início de Fevereiro, quando as lojas reabriram, para me enviarem a factura. A minha encomenda tinha algumas peças esgotadas, pelo que na factura eles só colocaram as peças que realmente foram entregues e devolveram-me a diferença do valor para a minha conta do paypal. Assim sendo, a minha factura tem um valor de 139$ e o recibo do paypal de 169$ (eles devolveram-me depois a diferença), e eu dei isso a saber ao funcionário da DHL. Como pessoa muito competente que é, respondeu-me que a factura que eu tinha enviado estava incorrecta porque o valor dela era diferente do valor do paypal. QUE CONCLUSÃO! Eu própria lhe tinha dito isso, se ele tivesse prestado atenção ao meu e-mail! Voltei a responder-lhe, enviando desta vez o comprovativo da devolução da diferença e continuo a aguardar que haja novidades. Conclusão, paguei 80$ para transportarem a encomenda, vou ter de pagar 50€ só para irem tirar a encomenda da alfândega e vou ter ainda de pagar as despesas da alfândega (sendo que por cada dia a mais que a encomenda lá está, mais pago), e eles não têm um serviço minimamente decente. Estou bastante desapontada com a DHL e certamente que não voltarei a escolher a empresa deles para entregas de fora da União Europeia. Eles são rápidos e uma excelente empresa quando não há problemas de alfândega, mas quando há alguma coisa a resolver são das empresas mais incompetentes que já vi. Achei que devia partilhar esta experiência com vocês, pois talvez um dia seja útil a algumas de vós.

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