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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Ter | 07.02.12

Especial em Forma - #5 - Exercício!


Já todas sabemos que uma dieta equilibrada é meio caminho andado para o corpo perfeito, mas não podemos esquecer que o exercício que praticamos vai definir o nosso corpo. Até aos 18 anos sempre fui muito activa, joguei basquetebol, estive em grupos de dança, ía ao ginásio, tinha aulas de educação física todas as semanas, etc. Quando cheguei à Universidade, para além de já não poder jogar basquetebol devido a uma lesão e já não ter aulas de educação física, juntamente com o facto de ter sempre tantas horas de aulas, muita coisa para estudar e o blog, a minha vida tornou-se mais sedentária. Comecei a sentir os efeitos desse sedentarismo no meu corpo, não só por ele não ser tão torneado como antes (começam a instalar-se aquelas gordurinhas aqui e ali), como sentia que estava mais fraca, não tinha a capacidade muscular que tinha antes. Daí, decidi retomar a minha vida não sedentária e introduzir exercícios diários na minha rotina. De início inscrevi-me num ginásio (que aconselho a todos aqueles que precisem de sentir que têm um compromisso para realmente fazerem exercício), mas depois muitas vezes as aulas que eu gostava eram incompatíveis com o meu horário, era uma despesa mensal considerável, a juntar ao tempo que demoram as deslocações casa-ginásio, ginásio-casa. Assim, decidi procurar soluções que pudesse fazer em casa. O meu primeiro passo foi comprar uma bicicleta estática, porque era algo que podia fazer enquanto via televisão ou relia os resumos para uma frequência. Depois disso os meus pais compraram uma passadeira eléctrica (longa história, não a compraram por causa de mim) e eu estava munida de coisas básicas que podia fazer sem ter de sair em casa. Actualmente a minha bicicleta está a acusar que está a ficar gasta, e eu já não a uso tanto, mas criei uma nova rotina para o dia-a-dia:


Combinar exercícios cardio com exercícios de fitness é o ideal para conseguir um corpo torneado, mas não demasiado musculado. Mesmo que não tenham uma passadeira, podem correr ao ar livre (ou, se estiver a chover, podem saltar à corda) e certamente que todos nós temos umas escadas algures que podemos usar. Se são mesmo sedentárias e não estão habituadas a nenhum tipo de exercício, recomendo que comecem mais devagarinho, com caminhadas em ritmo acelerado e por aí, e vão aumentando o ritmo ao longo do tempo. Para realmente tonificarmos o corpo temos de desafiar os nossos músculos com coisas novas ou coisas mais difíceis.

Nos dias em que tenho "workout" faço uma rotina de exercícios. Quando procurava rotinas de exercícios para fazer em casa, encontrei o Tone It Up, que já falei diversas vezes no facebook do blog, e desde então que sigo sempre os planos de exercícios da Katrina e da Karena. Deixo-vos abaixo os meus favoritos até ao momento, e dos quais vou alternando todos os dias:








São rotinas de exercícios super variadas, por isso tenho a certeza que vão gostar de algumas (ou de todas, como eu). Elas fazem versões para impressão, mas eu prefiro abrir o vídeo e fazer ao mesmo tempo que elas :) É super divertido!

Tenham noção que ao início custa um bocadinho, eu estava sempre com dores nos braços a fazer os exercícios, mas faz parte, com o tempo vão evoluir e vão conseguir fazer as coisas mais facilmente, ao mesmo tempo que o vosso corpo fica mais tonificado. Não desistam, puxem por vocês! Sinto-me tão bem agora ao fim de cada rotina, mesmo quando os músculos estão a doer de serem trabalhados!

Em termos de equipamento necessário, eu recomendo vivamente a SportZone. Para fazer as rotinas que viram os vídeos, vão precisar das seguintes coisas: 1 colchão de Yoga (2,90€ da Newfit, na SportZone), uma bola de ginástica (9,90€ da Newfit, na SportZone) e dois pesos de 1,5kg cada (7,90€ o conjunto da Newfit, na SportZone), se já forem mais avançadas podem comprar dois pesos de 3kg (12,90€ o conjunto da Newfit, na SportZone). É um pequeno investimento inicial que compensa muito a longo prazo :) Se estiverem com um orçamento mais apertado, comecem por comprar o colchão e os pesos, e quando puderem depois compram a bola!

Em termos de roupa e calçado, vamos falar disso na próxima semana, por isso fiquem atentas :) Bom exercício!

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