Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Qui | 26.01.12

Consegue uma pele bonita

Toda a gente anseia por uma pele de porcelana, mas a verdade é que parece sempre bastante difícil de obter. Cada um de nós tem o seu próprio problema, seja uma borbulha, uma ruga, uma mancha, enfim. Ainda assim, se seguirmos os cuidados básicos podemos ter uma pele melhor sem ter de gastar muito. O truque, é saber que passos cumprir obrigatoriamente e avaliar o nosso tipo de pele.
1. O teu tipo de pele
Existem imensos tipos de combinações de pele, mas vamos resumir ao mais básico. Existem as pele secas, as peles normais, as peles mistas e as peles oleosas. Como distinguir cada uma delas?
Pele seca - a mão não desliza na pele, sente-se algum repuxamento e pode haver escamas e vermelhidão.
Pele normal - não fica nem muito seca nem muito oleosa, sendo uma pele bastante controlada e sem grandes problemas de maior.
Pele mista - apresenta zonas secas e zonas oleosas. Geralmente a zona T (testa, nariz e queixo) é mais oleosa e as maças do rosto mais secas. Pode ter tendência a pontos negros e borbulhas.
Pele oleosa - apresenta oleosidade um pouco por todo o rosto, por vezes mais numas zonas que noutras. Tem grande tendência à criação de borbulhas e pontos negros.
2. Os cuidados que deves ter
Uma pele para ser saudável deve ser limpa e hidratada duas vezes ao dia. Além disso, nunca podemos esquecer o protector solar, tanto no Verão como no Inverno, uma vez que a pele do rosto está constantemente exposta à radiação UV.
Os produtos básicos para o dia-a-dia são:
Manhã: gel/sabonete de limpeza + tónico + hidratante (rosto e olhos) + protector solar (pode-se escolher um hidratante que inclua protector solar);
Noite: desmaquilhante + gel/sabonete de limpeza + tónico + hidratante (rosto e olhos).
Como pudeste ver alguns produtos são comuns tanto na rotina de manhã como na rotina de noite, pelo que podes usar os mesmos produtos. No entanto, se o teu hidratante de dia tiver SPF (protecção solar) deves adquirir outro hidratante para usar à noite, uma vez que não se deve usar hidratantes com SPF à noite. À noite é também quando a pele regenera, pelo que se puderes adquirir um bom creme de noite será óptimo.
Esta é a rotina básica, podem depois ser adicionados outros produtos consoante as necessidades individuais de cada um. Quero referir que o uso do tónico (que muita gente negligencia) é muito importante, pois é ele que irá ajudar a fechar os poros, a eliminar os pontos negros, a purificar a pele, etc.
Esta imagem é apenas ilustrativa e não pretende influenciar a aquisição de nenhuma marca.
3. Os produtos que deves escolher
Depois de saberes o teu tipo de pele e de saberes que cuidados deves ter diariamente, já será mais fácil saber que produtos deves comprar. A tua lista de compras deverá ser:
As marcas dependem das preferências e necessidades de cada um. No hipermercado existem marcas como a Nivea, a Clean&Clear, a L'Oréal, a Corine de Farme, etc, que têm imensa variedade de produtos e que são, geralmente, mais acessíveis. Depois existem marcas como a Vichy, a Clinique, a Biotherm, a Eucerin, a Avène, entre tantas outras, que são mais caras e se encontram em farmácias e perfumarias. Começa com uma marca que gostes, que aches que pode funcionar para ti e que tenhas possibilidade de comprar e dá-lhe pelo menos 1 a 3 meses para veres algum efeito (a pele tem diferentes camadas, e só quando as camadas superiores se forem renovando podes realmente ver os efeitos dos produtos que estás a usar). Se não funcionar procura outra marca, até encontrares aquilo que realmente funciona para ti. Encontrar os produtos perfeitos vai muito de experimentar, experimentar, experimentar, até encontrarmos aquilo que agrada à nossa pele. Somos todos diferentes, logo as nossas necessidades também serão diferentes. É muito importante comprar produtos indicados ao nosso tipo de pele, caso contrário certamente que eles não irão fazer nada por nós.
4. O que mais fazer
Para além destes cuidados básicos do dia-a-dia, há outros tópicos muito importantes para uma boa pele, tais como ter uma alimentação saudável, beber muita água, praticar exercício físico, enfim. Levar uma vida saudável no geral é muito importante para ter uma boa pele, afinal a nossa pele transparece aquilo que nós somos por dentro.
É também importante respeitar a pele, não usar toneladas de maquilhagem, tirar sempre toda a maquilhagem antes de dormir, não apanhar excesso de sol, enfim, ser consciente acerca da pele como em tudo na vida. Aos poucos e poucos a pele vai ficar mais saudável e luminosa. As grandes viagens são feitas de pequenos passos, e a pele recompõe-se a pouco e pouco se fizermos tudo certo :)
5. Dica de mestre
 Agora, existem pequenos truques que te podem ajudar a obter efeitos melhores ou mais rápidos. As camadas da pele vão dando origem a células mortas, que precisam de ser retiradas para que a nova pele possa transparecer e ficar mais saudável. Assim, o processo de esfoliação é muito importante. Antigamente só se conseguia uma limpeza ou esfoliação mais profunda indo a um instituto, mas existem cada vez mais aparelhos que o permitem fazer em casa. Máquinas como a Cleansing&Polishing Tool da Sigma ajudam a obter uma pele mais saudável com mais facilidade, uma vez que as suas escovas e a cabeça rotativa (tipo escova de dentes eléctrica mas para o rosto) vai limpar em profundidade. Peles oleosas devem usar um mecanismo destes todos os dias ou dia sim dia não, peles normais a mistas devem usar 3 a 4 vezes por semana e peles secas ou sensíveis devem usar uma a duas vezes por semana. Sem dúvida que é um investimento que compensa. Prontas para uma óptima pele? :)

30 comentários

Comentar post

Pág. 1/2