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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Sab | 14.01.12

"Especial Em Forma" - #2


Para estar em forma, seja para engordar ou emagrecer um pouco, são necessárias várias coisas: comer bem, praticar exercício e ter cuidado com o corpo (pele, etc). E nessas coisas estão implícitas dedicação e força de vontade. O maior erro das pessoas é assumirem que estão e dieta para chegar ao peso que querem. Acreditem, é um grande erro. Estar em forma não é perder ou ganhar não sei quantos quilos em não sei quantos meses e depois voltar aos hábitos antigos, estar em forma é mudar para um modo de vida mais saudável, onde uma boa alimentação e exercício físico são sempre parte integrante e se completam mutuamente. Perder ou ganhar o peso que queremos é sempre a parte mais complicada, sendo a manutenção uma fase com mais liberdade, mas que não deve ser descurada para não se voltar ao estado anterior.

Não vou aqui dizer que é mais fácil engordar ou é mais fácil emagrecer, porque tudo depende do corpo, metabolismo, hábitos e dedicação de cada pessoa, e só cada um por si que tenta engordar ou emagrecer sabe o que lhe custa, não sabendo ao certo quanto custa ao outro. Esta semana e a próxima (pelo menos) vamos falar de alimentação e de como a corrigir, sem grandes mudanças, para estar em forma a longo prazo.

O maior erro na alimentação da maioria das pessoas são os petiscos, que não são bons nem para quem quer engordar nem para quem quer emagrecer. Os petiscos são formas completamente vazias (sem quaisquer nutrientes ou benefícios) de ganhar gordura. Dentro dos "petiscantes" temos os "dentes doces" e os "dentes salgados", consoante preferem doces ou salgados para petiscar. Para te tentar ajudar a deixar os petiscos de lado, pesquisei alguns conselhos para cada tipologia, que deixo abaixo:

Dente doce


O "dente doce" é uma pessoa que, geralmente tem mais tendência a não resistir a um doce, ou a ter grandes desejos por doces. Assim, algumas dicas boas para anotar são:

1) Em vez de comeres chocolates, biscoitos ou gelados quanto te apetece um doce, opta por uma fruta crua que também seja doce, como morangos, melancia, meloa, tangerinas, enfim.

2) Para evitares os "pecados" tenta ter sempre algo saudável na carteira, como uma barra de cereais integrais, uma peça de fruta, um iogurte líquido ou algo que seja saudável e te entretenha enquanto a vontade pelo doce desaparece.

3) Dois snacks inteligentes que podes fazer para cobrir a necessidade de doces: um iogurte magro com fruta rica em vitaminas (como Kiwi, morango ou framboesa) ou uma fatia de pão integral com dois quadrados de chocolate preto (70%) derretido.

4) Não saltes refeições, deves sempre fazer 5 refeições diárias, uma vez que a ausência de comida no estômago por mais de 3h provoca grandes desejos de doces.

Dente salgado




O "dente salgado" é aquela pessoa que, geralmente, tem mais tendência a não resistir a um salgado, ou a querer várias vezes petiscar algo salgado. As boas dicas para este caso são:

1) Evitar comer muitos produtos de charcutaria e associá-los sempre com outros alimentos mais saudáveis, como melão com presunto, fiambre nas saladas, um pouco de fiambre de peru com pão integral, etc.

2) Os queijos com mais cálcio e menos sal/gordura, como o queijo fresco, podem ser um bom alimento a introduzir, por exemplo, ao lanche ou ao pequeno-almoço, sempre sem exageros.

3) Um maior consumo de proteínas, como os ovos, a carne branca e o peixe, favorecem a sensação de saciedade e menos apetite por salgados. A cozedura deve ser sem adição de matérias, como cozinha a vapor ou grelhados.

4) O mesmo conselho dado ao dente doce: não saltar refeições! Se nas pessoas com mais tendência a apetite por doces estar sem comer mais de 3h aumenta esse apetite, para o dente salgado aumenta o desejo por salgados.

...

Temos de compreender que de pequenos passos se faz a mudança. Se tentares mudar tudo de uma só vez provavelmente vais desistir passado pouco tempo. Introduz pequenas mudanças a cada dia que passa até que elas façam parte da tua rotina, e lembra-te que não estás em dieta, estás a optar por uma alimentação mais saudável, que não só te vai permitir ficar em forma, como te vai permitir ter mais saúde. Degrau a degrau vais chegar onde queres, de forma segura :) O primeiro degrau desta batalha é eliminar os petiscos, com estas ajudas certamente serás capaz, mas lembra-te que em tudo na vida é preciso força de vontade, nada acontece com um estalar de dedos.

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