Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Dom | 06.11.11

Me & My blog

Olá de novo minhas queridas. Provavelmente ao lerem o título deste post já têm uma ideia do que vou falar aqui. Eu sou aquela pessoa que está por trás do monitor de um computador ou da lente de uma câmara a escrever ou falar para vós. Muitas das pessoas que me conhecem pessoalmente também visitam o blog e sabem o que se passa por cá, e isso deixa-me feliz. Eu não sou duas pessoas diferentes, não sou a Cláudia do blog e a Cláudia da vida real, sou simplesmente a Cláudia, a Cláudia que na sua vida tem muitas coisas que a preenchem, onde o blog é a parte virtual da mesma. Comecei este blog quando tinha apenas 14 anos porque desde cedo gostei de comunicar com os outros e, vou ser sincera, por vezes sentia-me um pouco incompreendida entre aqueles que na altura me rodeavam, provavelmente por não perceberem a minha paixão por este lado da moda, da beleza e da maquilhagem, e no blog encontrei pessoas que tinham os mesmos interesses e gostos que eu, pessoas com quem eu podia partilhar as coisas que gostava, e que também partilhavam coisas comigo. Habitualmente muita gente associa este lado "cor-de-rosa" da vida (que por vezes é bem cinzento) a meras futilidades, sem qualquer conteúdo. Para mim sempre foi muito mais que uma mera futilidade.
Nos primeiros meses o blog era um local onde eu fazia posts quando podia, falava de diversas coisas, mas nunca com uma elevada profundidade. À medida que o tempo foi passando e o blog foi crescendo a minha dedicação aumentou e tornou-se cada vez mais profissional. Não quero fazer este blog parecer uma revista comprada na tabacaria da esquina, daí que o deixe sempre leve e alegre, e que me preocupe imenso com o conteúdo dos posts. Em alturas da minha vida em que, por algum motivo, não podia fazer posts com tanta frequência, sempre preferi dar mais valor à qualidade e conteúdo dos posts do que à sua quantidade. Os gostos de cada um não se discutem e, claro está, não espero que toda a gente ame o meu trabalho, mas tenho consicência do tempo e trabalho que lhe dedico, e sinto-me feliz por isso. Um blog é um local onde vocês podem entrar gratuitamente e pesquisar tudo o que quiserem, tudo o que alguém se dedicou a fazer para vocês. Tal como falava ontem com uma amiga, a grande vantagem entre ler um blog e comprar uma revista, é que no blog temos todos os posts à disposição, mesmo que não gostemos de um, temos sempre outros para ler, sem ter de pagar mais por isso, enquanto que muitas vezes compramos uma revista de 200 páginas, onde na realidade apenas 5 nos interessam.
Muitas pessoas se perguntarão porque é que me dedico tanto ao blog, e para mim a resposta é bastante simples: faz-me feliz! Hoje em dia muita gente associa ter um blog a ganhar dinheiro e receber coisas grátis, mas a verdade é que durante mais de 4 anos de existência do blog nunca recebi nada, e continuei sempre aqui a escrever e a dedicar-me, porque realmente gosto de o fazer.
De há cerca de um ano e meio para cá algumas oportunidades começaram a aparecer, devido a diversos motivos, entre os quais os milhares de visitantes que o blog tem diariamente, o boom que se deu na blogosfera em Portugal e também, no fundo, a qualidade do blog. Digo, mantendo a minha humildade, que considero que o meu blog tem qualidade, caso contrário não teria tantas pessoas a visitarem-no. Sei que a qualidade dos meus vídeos, por exemplo, tem de melhorar, mas também é aquilo em que sou mais inexperiente, e como tudo, vai melhorando com o tempo e a experiência. Mas isso não me faz achar mais ou menos importante do que ninguém, como disse atrás, eu sou simplesmente a Cláudia, e para mim o blog faz parte da minha vida como qualquer outra coisa nela inserida - porque já é parte de mim.
Nós, bloggers, somos constantemente criticadas por recebermos produtos gratuitamente, por termos publicidade (banners) no blog mas eu encaro tudo isso como oportunidades para vocês, para mim e para o blog. Se pensarem bem, com a quantidade de produtos que existem no mercado, seria impossível para mim falar de todos eles, ter conhecimento de tudo o que sai e ter possibilidade de comprar todos os novos produtos que aparecem no mercado. Ao receber algumas coisas, tenho a possibilidade de as experimentar e fazer review para vocês, os meus reviews são sempre 100% honestos (ver aqui alguns erros comuns em reviews), daí que vocês têm a oportunidade de saber mais sobre determinado produto e ponderar melhor se valerá ou não a pena para vocês comprar. Hoje em dia já não compro nenhum produto sem ver reviews antes, porque realmente ajudam bastante, e é esse o meu objectivo ao fazê-los para vocês. Quanto aos banners, digo-vos que não se ganha assim tanto quanto parece, e eu, pessoalmente, uso esse dinheiro em prol do blog, seja para fazer passatempos não patrocinados, para comprar algum produto que muitas leitoras me pediram para experimentar, etc. Mais uma vez pessoas diferentes terão opiniões diferentes quanto a isto.
Outro factor bastante importante acerca dos banners e links que vos deixo é o impacto que eles terão futuramente no blog. Deixando alguns exemplos, começo por nomear a Sigma. Na Sigma quando atingimos um certo valor de vendas através dos nossos links temos direito, por exemplo, a fazer um passatempo no blog, sendo que existem diferentes classes de associados, a primeira basicamente tem as ofertas das compras superiores a 30$ para as leitoras (que eu vos estou sempre a referir), mas se através do nosso banner/link tivermos vendas superiores a 500$ mensais durante alguns meses, eles começam a dar-nos cupões de desconto para as leitoras e quanto maior for o valor de vendas, maior o valor do desconto, etc etc (se quiserem ter uma ideia, através do meu link não fazem esse dinheiro mensalmente, logo eu não tenho tido muita coisa para oferecer da Sigma). Como podem ver, à medida que algumas parcerias vão evoluindo trazem também novas possibilidades para vocês, daí que eu peço que, sempre que possam, comprem através dos links e banners que vos deixo, vocês ganham e o blog ganha também. Têm também o exemplo da EFFUSIVE, que agora tem também descontos de 5% para vocês, tudo vai surgindo aos poucos e nisso é um trabalho de equipa, meu e vosso, que eu vos agradeço também, afinal de contas um blog não existira sem leitoras, e aprecio muito cada uma de vocês :)
Mas ter um blog não é sempre cor-de-rosa. Para além do tempo que temos de lhe dedicar, e de muitas vezes abdicarmos de algumas coisas da nossa vida pessoal para manter o blog activo e com muitas coisas novas, também muitas vezes aparecem pessoas que não são nada simpáticas. Muitas vezes as críticas que nada têm de construtivas magoam, e magoam principalmente porque a pessoa que fez aquele post/vídeo teve trabalho para o fazer, dedicou-se a fazê-lo. Quando uma crítica é construtiva e nos diz algo em que devemos melhorar, torna-se bom para a nossa evolução, mas existem outras pessoas que querem simplesmente deitar os outros abaixo. Eu sou uma pessoa normal, tal como todas vocês, e também tenho os meus dias "sim" e os meus dias "não", mas tento sempre encarar tudo com positivismo e é isso que pretendo transmitir aqui todos os dias. Acima de tudo este é o meu cantinho e, como já vos tinha dito, aconteça o que acontecer, eu vou ser sempre a mesma Cláudia, e vou estar sempre aqui para ser sincera e honesta com vocês e vos ajudar naquilo que puder, é o que gosto de fazer.
Obrigada a quem leu até aqui e a todos aqueles que apoiam o blog diariamente <3

41 comentários

Comentar post

Pág. 1/5