Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Ter | 13.09.11

Organiza o teu tempo

Sem dúvida que uma pergunta que recebo com imensa frequência é como ter tempo para fazer tudo. Parece que os dias passam sempre a correr e nunca temos tempo para fazer nada. Eu tento sempre organizar o meu tempo, mas muitas vezes também me acontece o dia ser curto e termos de nos deitar mais tarde do que o habitual para conseguir manter tudo em dia (por exemplo, são quase 2h da manhã quando estou a escrever este post, já devia estar a dormir). Em férias não tem muito problema, mas durante as aulas, quando as exigências chamam mais por nós não podemos ser consumidas pelo tempo.
A melhor forma de manter tudo em ordem e ter tempo para tudo é fazer um horário. Isto é muito mais simples de explicar fazendo mesmo um horário, pelo que eu fiz um horário robot para ser mais simples. Cada uma de vocês depois terá de ajustar o horário às suas necessidades.
Primeiro que tudo devem ter em consideração o tipo de horário que fazem. O horário deve ser sempre de Segunda a Domingo, mas as horas podem variar consoante as vossas necessidades, eu fiz de hora a hora mas podem fazer de meia em meia hora, por exemplo.
O primeiro passo depois de terem construído o horário é colocar as vossas horas de acordar, de almoçar, de jantar e de ir dormir. Depois disso devem colocar as vossas aulas (coisas obrigatórias onde têm de ir). Depois coloquem as vossas outras obrigações. Eu neste caso coloquei imensos "tempo livre" porque não sei que tipo de obrigações vocês possam ter, no meu caso o tempo livre iria variar entre "escrever posts", "responder a comentários", "aula de condução", "lanchar com os amigos", "festa de anos da albertina", etc etc. Vocês nesses espaços colocam o que vocês tiverem de fazer. De seguida coloquem as horas em que fazem exercício, se tiverem um programa que possam seguir em casa é mais fácil, porque não perdem tempo em deslocações para o ginásio, etc etc. Consoante as horas livres que sobrarem encaixem as horas de estudo. As horas de estudo variam muito consoante a altura do ano em que estamos e a quantidade de matéria que temos para estudar, mas todos os dias devemos dedicar-lhe pelo menos 2h, o tempo vai aumentando com o grau de ensino. Depois deixem, claro, tempos que são mesmo livres, em que podem fazer o que vos apetecer na altura, nem que seja ver televisão. Tenham em atenção, por exemplo, às manhãs livres. Por termos a manhã livre não quer dizer que temos de ficar a manhã toda a dormir :)
Tenham em atenção que também devem calcular bem o tempo que precisam para determinadas coisas. Por exemplo se tiverem de fazer o jantar e fazer o jantar + jantar demorar mais de uma hora, têm de ter isso em conta no horário. Se quando acordam demoram mais de 1h a arranjarem-se, devem ter isso em conta no horário. Todas as coisas que demoram tempo, até a deslocação casa-escola, escola-casa, devem ser tidas em consideração quando fazem um horário, senão fica tudo descoordenado.
Habitualmente eu faço um horário novo todas as semanas, porque as horas das aulas de condução mudam, não tenho aniversários todas as semanas, umas semanas posso ter mais matéria para estudar que outras, enfim. Comecem a planear as vossas coisas, e vão ver que semana após semana se torna mais fácil :) Depois tentem cumprir o horário, de forma a conseguirem fazer tudo o que planearam para o dia (tenham em conta que ninguém é a super mulher!).
Outro bom truque é colocarem com cores diferentes as diferentes actividades que têm durante o dia, mas usar sempre a mesma cor para a mesma actividade, como eu fiz no horário robot, isso ajuda a manterem-se visualmente mais organizadas.
Espero ter dado uma ajuda :)

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/3