Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Qua | 07.09.11

O essencial quando se vai estudar para fora

Esta é provavelmente uma das questões que mais recebo quando estão quase a começar as aulas. Imensos estudantes saiem de casa dos pais para ir estudar nas mais diversas Universidades do país ou do estrangeiro. Saber o que levar, o que vamos precisar ou o que é essencial por vezes pode ser difícil. Vou tentar abordar todos os tópicos, para vos ajudar :) Dica: vão procurar casa assim que souberem onde ficaram colocados, se não for o vosso 1º ano vão JÁ, as casas melhores desaparecem num instante!
1. Quarto
Normalmente os estudantes optam por viver num quarto ou casa alugada. Dependendo se a tua casa está, ou não mobilada vais precisar de coisas diferentes. Para as pessoas que já têm a casa mobilada, aconselho a comprarem alguns cortinados, almofadas, uma colcha e coisas que, no fundo, personalizem o vosso ambiente e vos façam sentir mais em casa. Para quem não tem a casa mobilada, escolher a mobília de quarto certa é muito importante. Lembrem-se que vão viver com essa mobília durante alguns anos, por isso deve ser algo prático e que vos agrade. Eu aconselho a comprarem no IKEA, tem coisas lindas e a preços mais acessíveis. Mesmo que não tenham um IKEA por perto podem ir a uma das lojas comprar (Alfragide, Loures, Matosinhos) e pedir para entregarem onde querem ou levar uma carrinha para levar as coisas. Aqui na Covilhã há imensos estudantes que alugam carrinhas para trazer as mobílias. Eu fiz uma selecção de peças essenciais:
A cama é a peça mais cara da selecção. Havia camas mais baratas, mas eu escolhi esta porque tem arrumação por baixo, o que é muito importante quando não se tem muito espaço, por isso vale o investimento! Se o teu quarto está mobilado, mas falta alguma destas peças, aconselho-te a adquirires porque são mesmo os essenciais. A cómoda, por exemplo, também pode servir de mesa de cabeceira se a colocares junto à cama.
2. Organização e decoração
Organizar e decorar o nosso espaço é muito importante para viver bem. Saber onde temos as coisas e gostar do ambiente em que estamos torna tudo mais simples. Fiz então uma lista de essenciais:
Como eu disse anteriormente, uma colcha, umas almofadas e cortinados são essenciais para tornar o espaço mais "nosso". Depois cabides para pendurar a roupa (o preço é para 4 cabides) e um caixote do lixo não podem faltar também! Eu aconselho a ter um estendal pequenino que dê para pendurar na janela ou em algum local (se não tiverem onde pendurar, optem por um com pés) é importante, porque há sempre algumas roupas que se podem ir lavando à mão (ou na lavandaria) e depois deixam-se ali a secar, mas não posso passar sem dizer que um cesto para a roupa suja também é essencial, para evitar que ande tudo misturado! Depois aconselho um candeeiro de mesa, pode ser o mesmo para a mesinha de cabeceira, vai-se mexendo, e alguns porta livros ou revistas (os 2,50€ é para 4 caixas, tal como os 11€ é para todas as divisórias), para terem sempre tudo direitinho. A minha maior dica aqui está no armário com espelho! Um armário com espelho no quarto vai-vos não só fornecer um espelho, como vos permite arrumar os produtos de beleza muito facilmente :) É uma excelente ideia!
3. Electrodomésticos
Os electrodomésticos não são peças obrigatoriamente a terem no vosso quarto, podem ter na cozinha, claro! Alguns colegas meus que vivem em casas alugadas optaram por colocar um frigorífico pequenino e um microondas também no quarto, para poderem ter as suas coisas mais privadas e resguardadas. Quando se vive com amigos ou colegas de curso é tudo mais simples, mas quando se vive com pessoas desconhecidas, torna-se tudo um pouco mais complicado. Assim, fiz uma selecção de electrodomésticos que acho essenciais, para além do vosso habitual secador, computador, etc etc:
Eu não diria que uma televisão é essencial, mas muitas vezes dá jeito para "fazer companhia", e é algo que gasta pouca electricidade. Podem até procurar uma mais antiga que tenham em casa. Já o mini-frigorífico é óptimo para porem alguns iogurtes, bebidas, etc, no vosso quarto para terem sempre à mão (e evitar que desapareçam sem razão aparente), e como é pequeno não ocupa muito espaço nem gasta muita energia. Já o aquecedor é essencial para o tempo mais frio, porque estar parado a estudar congela. O microondas dá para fazer mil e uma coisas, é como um salva-vidas.
4. Fins-de-semana
Para os fins-de-semana eu aconselho uma mala troley pequenina, porque muitas vezes têm de andar até à estação ou central de camionagem e é difícil ir com um saco às costas. Estas malas são, ainda, mais resistentes, e por isso melhores para viagens de autocarro e comboio. Quanto ao necessaire, eu já fiz um vídeo sobre o tema:
5. Roupa
Muitas meninas também não sabem a quantidade de roupa que devem levar. No dia em que se vão mudar, levem as peças essenciais que vos deixo descritas abaixo. Depois conforme forem indo a casa de fim-de-semana podem levar e trazer mais peças que achem essenciais.
3 calças
2 calções
1 saia
5 camisolas/malhas
5 T-shirts/tops
2 vestidos
2 cardigans
1 casaco quente
1 botas
1 sapatilhas
1 sabrinas/oxford (se usarem)
1 sandálias
1 chinelos/pantufas
2 pijamas
1 robe
roupa interior (cuecas, sotiens, meias, collants)
acessórios (relógios, pulseiras, brincos, etc - só os vossos favoritos!)
mais alguma peça que achem, mesmo, essencial ou que usam muitas vezes
...
E pronto minhas queridas, espero ter-vos ajudado e ter abordado os tópicos principais, se entretanto tiverem alguma dúvida, deixem um comentário que eu respondo assim que possível :)

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2