Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Sex | 03.06.11

Como construir e evoluir um blog de moda/beleza

Este post foi provavelmente um dos mais pedidos que tive até hoje. Com o boom dos blogs a acontecer em Portugal, são muitas as dúvidas que surgem e as meninas que pensam em criar um blog, mas as dúvidas podem surgir até para quem, como eu, já tem "muitos anos de casa". Este blog surgiu na altura em que houve a mudança de plataformas dos blogs do Sapo (sim, antigamente eles não eram assim), criando uma plataforma muito mais moderna e fácil de trabalhar. Desde aí foi muita evolução e muito trabalho para chegar ao que hoje é, e é principalmente isso que eu quero que compreendam. Ao longo deste post vou tentar dar-vos as melhores dicas que sei, e tentar não me esquecer de nada. Espero ajudar-vos e, se por acaso continuarem com alguma dúvida, basta que deixem um comentário e eu assim que tiver oportunidade respondo. Vou dar-vos uma pequena boleia pelo assunto :)

 

1) Porquê criar um blog?

Eu criei um blog principalmente porque adorava tudo o que era relacionado com moda e beleza, e gostava de poder falar sobre isso com alguém, dar as minhas opiniões e ouvir opiniões de quem visse o que eu escrevia. Se fizerem um blog façam para falar de coisas que vocês gostam e de que têm algum conhecimento. Não falem, por exemplo, de uma dica caseira se nunca a experimentaram, pois pode não funcionar bem nas leitoras e isso irá desacreditar o blog. Claro que há coisas que funcionam diferente em pessoas diferentes, mas se vocês experimentaram e funcionou, estão de consciência tranquila pelo menos. Nunca façam um blog com vista a receber dinheiro, produtos ou roupas em troca. Mais à frente vou falar das parcerias, mas elas não são de todo o mais importante, isso é algo que vem como acréscimo e como fruto do vosso trabalho, é um reconhecimento, não um ponto de partida.

 

2) Onde criar um blog?

Hoje em dia existem imensas plataformas disponíveis, as mais usadas em Portugal são os blogs do sapo, o blogspot e o wordpress. Eu gosto muito dos serviços do Sapo, mas se vocês quiserem algo mais internacional talvez seja melhor escolher outra plataforma, fica ao vosso critério.

 

3) Estabelecer o tipo de blog.

O Moda e Beleza é um blog, tal como o nome indica, sobre moda e beleza. No entanto também tem sempre algumas cunhas pessoais, como posts sobre mim, posts mais relacionados com os estudos ou problemas pessoais, enfim. Agora, devido ao grande número de pedidos, estou a ponderar fazer alguns looks meus do dia-a-dia, ainda não sei ao certo como vou fazer, mas estou a programar isso. Eu não seria capaz de escrever apenas sobre maquilhagem, ou fazer apenas looks, eu gosto de fazer um pouco de tudo, mas se vocês se sentirem mais confortáveis numa área podem, claro, investir completamente nessa única área e criar o vosso blog em torno disso. Tentem responder às solicitações das vossas leitoras, a alguns tipos de posts que elas vos pedem, mas nunca deixem de ser vocês próprias e não façam algo que não queiram realmente.

 

4) Trabalhar o blog, aumentar a sua qualidade.
Vou ser muito honesta, vale mais fazerem menos posts, mas com mais qualidade. Claro que isso não significa que façam um post por mês, mas se tiverem de escrever dia sim dia não para manter ou aumentar a qualidade, eu acho que será uma boa opção. Tenham em atenção a qualidade das vossas imagens, das montagens. O Photoshop é uma óptima ferramenta para tratar as vossas fotos e montagens (no bom sentido, claro), existem algumas versões para download e existem imensos tutoriais no Youtube de como trabalhar com ele. Para criarem um blog com alguma qualidade, também precisam de estudar um pouco, perceber como funcionam os programas, como é que vocês podem aumentar a qualidade das vossas publicações. Nunca se esqueçam que um olhar vale mais que mil palavras :) Tentem também fazer posts informativos, não escrevam meia dúzia de coisas só por escrever. Se fazem um look, expliquem porque é que escolheram aquelas peças ou a ideia geral do look. Se fizerem um review, tenham em atenção estas dicas, e por aí em diante.

 

5) Fazer parcerias com marcas, fazer reviews, ir a eventos, etc.

Como já referi, esta não deve ser a motivação de um blog. Estabelecer uma parceria é algo muito gratificante e reconhecedor do nosso trabalho, mas tudo aparece com tempo. O Moda e Beleza tem mais de cinco anos, e só há um ano atrás é que comecei a estabelecer parcerias. A minha mais recente parceria foi feita com a Coastal Scents, e acreditem que para mim, uma simples blogger portuguesa, fazer uma parceria com uma marca internacional tão conhecida como a Coastal Scents é uma grande honra, mas houve um caminho que teve de ser percorrido até aqui. Uma parceria possibilita que uma blogger vos possa mostrar mais reviews, mais produtos e ideias que dificilmente consegueria comprar tudo por ela própria só para vos mostrar. Deixem que as coisas aconteçam com tempo. Depois de uma ou duas parceriais surgirem espontaneamente (em que a marca vos contacta ou vos envia alguma coisa) podem, se quiserem, começar a enviar alguns e-mails para outras empresas a dar uma sugestão de parceria. Podem ouvir muitos nãos, mas também podem ouvir sim. Não se esqueçam que devem ter um contador fiável de visitas, para poderem provar às marcas quantas visitas diárias têm. Por exemplo, eu tenho cerca de 2500 pessoas no Facebook, mas o Sitemeter (programa que eu uso como contador de visitas, e que é fiável) demonstra que eu recebo em média mais de 4600 page views diárias. O mesmo no Youtube, que já tem em si próprio o contador de views. Eu tenho cerca de 360 subscritores, mas os meus vídeos têm em média 1500 a 2000 views, tendo alguns atingido quase 3000 views. Quero com isto dizer que os indicadores de visitas são uma excelente ajuda para vocês, e essenciais se estão a ponderar tentar algumas parcerias. Se uma marca vos enviar um produto para testar, não devem dizer mil maravilhas só porque vos ofereceram, devem dar a vossa opinião pessoal honesta. Isto porque o princípio dos reviews é as pessoas saberem em que é que um produto é bom, em que é que é mau, se devem ou não comprar, evitando assim algumas compras desnecessárias. Se as bloggers não forem honestas, os reviews perdem o interesse e, consequentemente, as marcas também irão deixar de os patrocinar.

 

6) Aumentar as visitas de um blog e divulgá-lo.

Uma boa forma de aumentarem as visitas do vosso blog, é fazerem comentários noutros blogs. Não é fazê-lo à espera que a blogger o retribua, muitas vezes os blogs mais movimentados têm pouco espaço de tempo para conseguirem responder a toda a gente, mas há sempre leitoras que vêm todos os comentários, e visitam os blogs. Se forem comentadoras assíduas, e não comentarem só "olha este é o meu blog", mas derem opiniões honestas sobre os posts da blogger, e ela vos for vendo todos os dias, vai acabar por ir visitar o vosso blog e retribuir um pouco os vossos comentários. Eu acho um pouco "snob" (sem ofensa) as pessoas comentarem só para receberem comentários em troca, comentem porque gostam e irão ser retribuídas por isso. Temos de ser umas para as outras, na medida do possível, não é usar outras bloggers mais conhecidas como um meio para atingir um fim, mas sim visitá-las porque gostamos e, quem sabe, tirarmos algumas inspirações. Sem dúvida que o facto de o meu blog ter aparecido no jornal Destak há uns anos e, mais recentemente, na Lux Woman, me ajudou a ganhar mais visitas mas, mais uma vez, isto deriva do vosso trabalho e da vossa dedicação, para conseguirem um blog de qualidade, que começa a aparecer nas redes de pesquisa e que as leitoras gostam de visitar.

 

7) Mostra a tua personalidade verdadeira e cuidado com a "fama".

Quando fizerem um blog, sejam vocês próprias, não tenham vergonha de ser quem são ou como são, e transmitam essa forma de ser. As leitoras devem gostar de vocês pelo que vocês são e pelo que vocês escrevem. Outra coisa é, em conversa com algumas leitoras e algumas outras bloggers, ambas chegámos à conclusão que algumas bloggers, quando começam a ser mais conhecidas se tornam arrogantes e "com mania", chegando até a ser antipáticas para outras bloggers e leitoras. Eu acho isso de muito, mas muito, mau tom. Tudo bem que uma blogger se faz pelo seu trabalho, mas também pelas suas visitas e considerarmo-nos mais importantes que os outros não é, de facto, uma boa via a tomar. Mantenham a vossa humildade que, na minha opinião, é muito importante e continuem a trabalhar para serem melhores a cada dia que passa, pois eu acho que podemos sempre melhorar qualquer coisa.

 

Bem meninas estas foram as minhas sugestões essenciais, não me quero alongar muito mais, mas se precisarem de alguma coisa já sabem, podem perguntar :)

69 comentários

Comentar post

Pág. 1/6