Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Qua | 22.12.10

O que comprar nos saldos?

Os saldos começam já no dia 27 de Dezembro (apesar de já haver algumas promoções nas lojas) e é sempre essencial fazer uma lista daquilo que realmente se precisa e do que se vai comprar para essa estação, sob pena de gastar dinheiro em peças desnecessárias. Assim sendo, primeiro que tudo aqui ficam algumas regras para bem comprar:

- Quanto mais cedo aproveitares os saldos, maior é a probabilidade de encontrares as peças que procuras. É verdade que com o passar do tempo os preços diminuem, mas com eles diminui também a variedade de modelos, cores e números. Assim sendo, aproveita o dinheirito que ganhares no Natal para fazer as comprinhas mais "urgentes";

- Analisa o teu roupeiro e vê que peças realmente gostas de usar, os cortes que te favorecem, as cores que mais usas e, muito importante, as peças que sentiste que te fizeram mais falta até agora (e que ainda não tens)... não vale a pena investir numa peça se ela não te fizer realmente falta ou não combinar com nada no teu roupeiro;

- Vai com tempo. Quando decidires atirar-te de cabeça aos saldos é importante que tenhas consciência de que precisas de tempo para ver, experimentar, escolher, ir a outra loja procurar, etc, só assim vais encontrar aqueles achados que procuras;

- Avalia a relação qualidade/preço... de que serve comprar uma peça super barata se depois de duas utilizações está toda deformada? Do mesmo modo, de que adianta dar 100€ por uma camisola se encontras uma similar e de boa qualidade a 20€?

Agora que já têm algumas dicas básicas para bem comprar vamos passar ao que comprar, ou seja, as peças básicas que deves ter esta estação (e muito possivelmente noutras estações), tenham atenção às hiperligações:

- Um bom casaco. Ter um bom casaco é essencial em qualquer estação. Escolhe um modelo que realmente te favoreça e que combine com a maioria das tuas roupas - geralmente os pretos e castanhos são as melhores opções.

- Um casaco de malha. É essencial para aquecer qualquer Inverno, já que é uma peça que por si só é muito suave, quente e agradável. Mais uma vez, tenta que combine com a maioria das tuas peças, para teres uma maior possibilidade de combinações. Curto ou comprido depende do gosto pessoal.

- Cardigans. São um básico para o dia-a-dia em todas as estações. Se os teus estão velhotes, se não tens, se tens poucas cores (ou há alguma que te faz falta) aproveita esta época para comprar um de boa qualidade, pois geralmente duram imenso tempo, também porque são uma peça intemporal.

- Uma ou duas camisolas quentes. São mais um básico no roupeiro de Inverno, principalmente nas cidades onde faz mais frio (o que em Portugal é basicamente uma constante em todo o país). Vê que tenham boa qualidade, pois existem algumas que, apesar de baratas, passado pouco tempo ficam disformes e com muito borboto. Se quiseres podes também investir num vestido de malha, por exemplo.

- Camisolas básicas. Sejam T-shirts, camisolas de manga, camisolas de gola, etc, são a base de todos os conjuntos. Se habitualmente já são baratas, em saldos são uma loucura e voam num piscar de olhos. Não percas algumas de vista, é essencial.

- Uns jeans. Um bom par de calças de ganga é o mínimo que cada pessoa pode ter no seu roupeiro, e os saldos são uma óptima altura para comprar "aqueles" jeans que andavas a ver, ou simplesmente um par básico.

- Uns calções de ganga. São uma peça que, supostamente, se usa mais de Verão do que de Inverno e, por isso mesmo, nos saldos de Inverno estão super baratos. Hoje em dia e de acordo com o espírito vintage, calções de ganga usam-se todo o ano, desde que combinados correctamente. Investe num par que possas usar em todas as estações, vão render-te muito mais.

- Uma camisa. Uma camisa é essencial no roupeiro de todas as raparigas. Seja básica, com flores ou em xadrez. Este ano sem dúvida que o xadrez está em alta, porque não investir? :)

- Peças da estação. Se já tens todos os básicos que precisas podes sempre investir em peças da estação, o que é óptimo. Pode ser um colete, um casaco de pêlo, umas leggings de cabedal, uns calções arrojados ou até uma T-shirt diferente... escolhe cada peça criteriosamente, pensa que ela deve combinar com as tuas peças e, para além disso, tem de ser algo que realmente uses, já que pode correr o risco de no ano seguinte ficar no fundo do roupeiro.

- Peças de algodão. Ter calças e casacos conhecidos como "fato-de-treino" é muito importante, seja para andar em casa, para fazer desporto, ou até para um dia mais descontraído. Não precisas de comprar grandes marcas (há lojas com peças fabulosas sem ser Adidas e afins) e aproveitando os saldos ainda gastas menos.

- Umas botas. De Inverno ter umas boas botas é fun-da-men-tal! Devem ser impermeáveis, de boa qualidade (para durarem muito tempo), neutras (para combinarem com a maioria das peças) e ao teu estilo. Depois é só veres todas as combinações que podes fazer com elas :) Se tiveres pernas gordinhas evita as botas de cano alto.

- Roupa interior e pijamas. São peças que se usam muito e que sofrem um grande desgaste. Deves renovar a tua lingerie todas as estações e os pijamas quando eles começarem a ficar velhotes. Aproveita esta época e, mais uma vez, consegues poupar mais... ou comprar mais quantidade. A Oysho e a Women'Secret são muito boas para este tipo de compras.

- Acessórios. Aproveita para comprar uma carteira que combine com o teu calçado, alguns colares, aneis, brincos, pulseiras para enriquecer os looks... porque não uns gorros ou cachecóis para aquecer o Inverno? Aquelas pequenas coisas que te faziam falta podem agora vir a fazer parte do teu closet sem gastar uma fortuna.

- Peças que sintas necessidade. Podes estar a precisar de peças que não estejam aqui referidas. Tudo depende do teu gosto e estilo pessoal, faz uma listinha das coisas que sentes que te fazem mais falta e inicia a tua busca pela peça perfeita :)

Nota: atenção ao estado do teu roupeiro. Se ele estiver atulhado de coisas vai ser muito mais complicado de encontrar e arrumar as peças que procuras (principalmente se guardas muitas peças que não usas). Aproveita uns dias antes dos saldos para rever todas as tuas peças, anotar as que precisas e pôr de parte as que já não usas. Das que já não usas separa as que estão em bom estado e leva-as a uma instituição de solidariedade, que a eles fazem-lhes muita falta :)

31 comentários

Comentar post

Pág. 1/3