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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Dom | 05.09.10

Aliviar o stress - desporto

Durante as aulas o stress é muito e muita gente pensa "Nem tenho tempo para praticar desporto", mas isso não é verdade. Aliás o desporto devia ser praticado por toda a gente pelo menos 4 a 5 vezes por semana, já que para além de nos ajudar a manter uma boa saúde, uma boa forma física, ajuda-nos muito emocionalmente e a lidar com o stress.

Não precisas de ser jogadora profissional de nada, nem tão pouco de ser a contorsionista do bairro, mas deves preocupar-te com a prática desportiva. Aqui ficam umas ideias:

- Correr ou andar de bicicleta cerca de 30 minutos todos os dias ajuda bastante a aliviar o stress, sem pensar noutras coisas enquanto praticas desporto. A somar a isso irás ter uma bela forma física, que te torna mais feliz e confiante. E melhor? É grátis!;

- Se não gostas de correr e preferes, por exemplo, aulas em grupo podes inscrever-te em aulas de dança ou body combat, que ajudam a libertar as energias negativas e por isso te deixam menos stressada. No caso do body combat não é aconselhado mais que 3 vezes por semana, pois puxa muito pelo corpo;

- Se jogas nalgum clube seja de volei, basket, futebol, etc aproveita os treinos para descarregar baterias, dedica-te, dá o tudo por tudo, para além de evoluires enquanto jogadora vais sentir-te muito melhor no final do treino;

- Podes sempre inscrever-te num ginásio para fazer musculação por exemplo... mas deves sempre pedir que te façam um treino personalizado, para teres a certeza que só estás a fazer o que o teu corpo pode. Tem a desvantagem que é um pouco dispendioso e pode tornar-se monótono;

- As aulas de ginástica localizada, set, GAP, etc são boas para quem se preocupa em manter um corpo esguio ou quem se debate com o excesso de peso. Aliadas a uma corridinha por dia (ou pelo menos 4x por semana) não só vão fazer milagres ao teu corpo como, por serem tão exigentes, vão fazer com que libertes o stress;

- Qualquer tipo de actividade desportiva é boa desde que te faça sentir bem e que sirva para te abstraires um pouco dos problemas das aulas, com os amigos, etc.

 

Como enquadrar o desporto no meu dia-a-dia?

Normalmente é complicado arranjar tempo para tudo no horário. Mas quando queremos mesmo uma coisa conseguimos não é verdade? Se és daquelas pessoas que tem sempre o horário super cheio e não tem tempo a perder com nada, talvez seja bom apostar em 30min-60min de exercício diário 5 vezes por semana. Como? Aos fins-de-semana e nos 3 dias que tiveres mais vazios durante a semana, assim tens a certeza de que cumpres o teu horário :) Se tens por exemplo aulas de dança ou treinos com hora e dia marcados, tenta despachar tudo o que tens a fazer (estudos, tpc, trabalhos, etc) nos dias em que não tens isso marcado, assim nesses dias poderás estar mais descansada e não precisas de faltar ao treino/aula. Principalmente não encares o desporto como uma obrigação, mas sim como algo que te faz bem e te faz sentir bem.

 

O que vestir?

Quando não se tem um equipamento obrigatório, muitas vezes é complicado escolher aquilo que vestir. Primeiro que tudo deves ter em atenção a qualidade das peças: elas devem deixar a tua pele respirar (já que transpiras bastante), não devem magoar o teu corpo de modo algum, não podem ser mais largas ou mais justas do que aquilo que precisas, devem ter bons tecidos, como o algodão e a fibra, para resistirem às lavagens contantes e aos treinos diários. Principalmente nas sapatilhas deves ter especial atenção e deve ser aquilo em que investes mais dinheiro. Experimenta-as, dá uma volta pela loja com elas e vê se realmente te sentes bem e são adequadas ao que pretendes. A SportZone e a Decathlon são lojas excelentes para comprar roupa desportiva pois para além de marcas como Adidas, Nike ou Roxy têm as suas próprias marcas que são mais baratas mas de boa qualidade :) Quando fores fazer desporto leva o teu mp3/ipod/mp4, a música ajuda a ter força e vontade de continuar :) Aqui deixo umas sugestões de boas peças a ter:

O que levar no saco? (Também para as aulas de Ed.Física)

Se fores correr numa passadeira em casa, ou na rua não precisas de saco, pois podes arranjar-te em casa. Mas se fores para um ginásio, um pavilhão desportivo ou para as aulas na escola precisas de levar um saco com as coisas que precisas. Mas que coisas são essas? Aqui fica a lista.

- Equipamento (podem ser calções, calças ou leggings, uma T-shirt, sapatilhas e meias);

- Elásticos e ganchos para prenderes o cabelo;

- Uma garrafa de água e algo para comer no final da aula;

- Toalha (ao contrário de muita gente não acho que sejam necessárias duas, só ocupa espaço, eu sempre me safei bem com uma :D);

- Chinelos (não andes descalça nos balneários!);

- Champô, condicionador e gel de banho;

- Creme hidratante (demora um ou dois minutos a pôr e é essencial);

- Escova de cabelo e desodorizante;

- A tua maquilhagem (nada muito complexo, um pouco de base, rímel e gloss é suficiente, já que ao tomar banho tiras a maquilhagem é necessário retocar, se usares claro);

- Roupa interior para trocar (cuecas, sotien, meias).

Parecem bastantes coisas mas não são, especialmente se as souberes arrumar. Coloca tudo o que são produtos de beleza dentro de um pequeno necessaire, para além de ser mais fácil encontrar, evitas que alguma coisa se abra e suje tudo o que levas dentro do saco. Tem em atenção o saco de desporto que escolheres, para que caiba lá tudo e seja confortável de transportar :)

 

Espero que tenham gostado meninas, o desporto é muito importante! Depois farei um post de como evitar o stress, mas desta vez com base na organização :) Se quiserem que faça uma rotina diária com exercícios para praticarem por favor digam-me!