Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Wardrobe Clear-Out


Oficialmente chegou o bom tempo e uma organização do roupeiro é imperativa. Está na altura de rever a roupa primaveril, ver o que se usa, doar o que não é preciso e, quem sabe, fazer uma lista de novas aquisições. Um roupeiro limpo e organizado é essencial para nos conseguirmos arranjar todas as manhãs sem causar o caos e aproveitarmos bem todas as peças que temos, evitando que se estraguem. Aviso: este processo leva algumas horas quase de certeza, pelo que é ideal tirar uma tarde para isto :) Já fiz vários posts deste género, mas há sempre novas leitoras a chegar, pelo que é sempre bom ir fazendo posts actualizados.

Passo 1: tira tudo para fora do roupeiro. Pode parecer aborrecido, mas a verdade é que só assim conseguimos organizar tudo. Ao tirar a roupa, deve-se organizar em vários montinhos/cestos:



Manter: neste cesto coloca todas as roupas que tens a certeza que queres manter, peças que usas diariamente e que adoras, cujos cortes e costuras estão bons. Se não usares determinada peça há um ano, mais vale não a manter pois provavelmente não vais voltar a vesti-la, com excepção dos vestidos de festa ou roupas especiais. Não guardes peças à espera de perder/ganhar peso, pois provavelmente nessa altura irás gostar de outras peças.

Rever: neste cesto coloca as peças sobre as quais não estás certa se queres manter, as que precisam de arranjos, enfim.

Doar: neste cesto coloca as peças que estão em boas condições mas que não queres manter, dessa forma podes doá-las a familiares, amigas, instituições ou até tentar vendê-las em 2ª mão.

Lixo: neste cesto coloca tudo o que já não tem arranjo.

Passo 2: depois de teres tirado e separado todas as roupas está na altura de limpar o roupeiro. Pega num pano e spray do pó e toca a dar uma boa limpeza no espaço. É também importante renovar o anti-traça e tarefas do género! Livra-te também de todos os cabides que estejam estragados, sejam pequenos, enfim. Se puderes investir em cabides novos, opta por cabides finos, pois dessa forma irão ocupar menos espaço.

Passo 3: com tudo limpo, está na altura de voltar a organizar o espaço. Coloca todas as roupas que decidiste manter de novo no roupeiro, organizando-as conforme a tua preferência (eu prefiro organizar por tipo de peça e não por cor). Pendura o máximo de peças que puderes, pois dessa forma são mais facilmente visíveis e fáceis de organizar no dia-a-dia. Aproveita as gavetas e prateleiras para organizar camisolas de malha, pijamas, roupa de desporto ou acessórios. Se tiveres um roupeiro pequeno, podes optar por separar as peças que estão fora de estação e colocá-las em caixas e sacos de arrumação, que depois podes guardar por cima do roupeiro ou por baixo da cama, e dessa forma tens espaço livre para as roupas da estação.

Passo 4: está na altura de visitar o cesto das peças a rever. Experimenta todas as peças das quais não estás certa, pede uma 2ª opinião ou envia uma foto a uma amiga, de forma a decidir se queres manter essa peça. Separa as que precisam de arranjo para depois levares à costureira. As peças que já não quiseres passam para o cesto "Doar".

Passo 5: procura por soluções de organização. Por exemplo, se tiveres uma secção do roupeiro muito comprida, que não consegues aproveitar na totalidade, podes optar por colocar um varão extensível na zona inferior, criando assim uma segunda zona de arrumação. Podes ainda optar por organizar acessórios em caixas ou cestos ou comprar organizadores de pendurar para as carteiras. Cada pessoa terá de tentar perceber o que funciona melhor para si, de acordo com o espaço disponível.

Passo 6: o último passo é rever as roupas que foram mantidas e ver o que te faz falta. Isto também é algo que podes fazer no dia-a-dia, quanto te arranjas e sentes que te falta algo, aponta numa lista. Dessa forma quando fores às compras sabes o que realmente te faz falta. Por fim, não te esqueças de doar as peças que separaste para esse fim :)


Cá estão as minhas dicas para uma organização eficaz! Têm mais algumas que queiram partilhar?

2 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook