Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Sumos e batidos verdes para uma pele saudável

greenjuices.jpg

 Há muito que os sumos e batidos verdes são apreciados, visto serem verdadeiras bombas detox e terem inúmeros benefícios. Na sociedade actual é raro consumirmos diariamente a quantidade de legumes, frutas e vegetais essenciais para uma alimentação saudável, muita gente nem gosta ou não sabe como os preparar. Como já foi falado anteriormente aqui no blog, os sumos e batidos verdes são a melhor forma de consumir diariamente esses alimentos e são óptimos para uma pele saudável e pura, já que ajudam o organismo a eliminar as impurezas - daí o detox. Mas qual a diferença entre um batido (smoothie) e um sumo?

 

Batido (smoothie) - textura mais espessa, toda a polpa da fruta/legume é utilizada. Feito com uma liquidificadora. Nutricionalmente não é tão concentrado como um sumo, mas é mais completo e alimenta mais. A fibra presente faz com que seja mais lentamente processado no tracto digestivo, pelo que mantém a saciedade por mais tempo e promove uma absorção lenta dos açúcares, evitando picos de açúcar no sangue. Todas as frutas e legumes podem ser usadas para um batido/smoothie, sendo necessário adicionar água.

 

Sumo - textura líquida, não tem polpa nem fibra. Feito numa centrifugadora. É nutricionalmente denso e a forma mais rápida e directa de fornecer energia a nível celular. Os nutrientes são absorvidos rapidamente, pelo que fornece energia mais rapidamente, sendo óptimo para consumir pela manhã. É necessária uma maior quantidade de fruta e legumes para um sumo do que para um batido e não podem ser usadas frutas e legumes com pouca água (ex: banana). Visto ser tão leve, é uma boa opção para quando se tem pouca fome.

 

 Uma coisa importante de referir é que devemos mastigar tanto os sumos como os batidos. Parece estranho, visto que são líquidos, mas a verdade é que se os mastigarmos e saborearmos vamos ficar mais saciados e auxiliamos a digestão.

 Para a receita, deixo-vos abaixo uma ideia fantástica que encontrei no Pinterest (aqui):

pinterestgreenjuice.jpg

  Se quiserem fazer um batido em vez de um sumo, devem adicionar os ingredientes na liquidificadora, juntamente com água a cobrir pelo menos até meio, e ter a certeza de que retiraram caroços ou outras partes mais duras dos legumes e frutas. A minha receita favorita é 2 a 3 folhas de couve, uma mão de espinafres, 1 ou 2 maçãs e 1 limão, noto que esta combinação é muito boa para peles acneicas, visto que ajuda a purificar. É bom introduzi-lo diariamente na alimentação ou, pelo menos, dia sim dia não.

 E por aí, são fãs de sumos ou batidos verdes? Têm alguma receita favorita?

6 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook