Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

ROTINA DE PELE (PELE SENSÍVEL E ACNEICA)

rotinapeleketrelpic.png

(por favor cliquem na imagem para ver o vídeo, estou com problemas em colocar o vídeo diretamente no post :/) 

 Olá princesas :) No vídeo de hoje falo-vos sobre a minha rotina de pele para manter o acne sob controlo, tendo a pele sensível/reativa. Desde há dois anos para cá que o tratamento que uso para o acne é o Ketrel, que é tretinoína a 0,05%. Tenciono em breve fazer um post com mais detalhes sobre os benefícios da tretinoína, mas em resumo ela acelera a renovação celular da pele (regulando-a) e promove a produção de colagénio e elastina, sendo fantástica para tratar acne, manchas, cicatrizes, estrias, rugas, etc.

 Durante o Verão parei o uso do Ketrel (Julho, Agosto e Setembro), pois não é recomendado utilizar durante os meses de mais intensidade solar, pelo que Outubro é o mês do regresso. No entanto, este ano a minha pele teve um desafio extra: a sensibilidade estava ao máximo e a pele reagia com violência a tudo, causando zonas de eczema, zonas de vermelhidão/ardor e até zonas com acne. Para a acalmar tive que usar uma rotina básica com os produtos Toleriane da La Roche-Posay e, quando senti que já não estava tão reativa, reintroduzi o Ketrel, mas tive que deixar de lado todos os ácidos e ingredientes esfoliantes que habitualmente gosto de utilizar. 

 Os grandes heróis que acalmaram a minha pele foram o Toleriane Dermo-Nettoyant, que dá uma limpeza extremamente suave, e o creme Toleriane Ultra Nuit, que tem vários ingredientes emolientes, bem como glicerina (humectante), alantoína (humectante/calmante), carnosina (antioxidante) e niacinamida (reparador), além de não ter perfume. Com estes produtos a minha pele ficou mais confortável e aos poucos a irritação passou. Durante cerca de um mês usei apenas esses dois produtos em combinação com o protetor Heliocare Gel Oil-Free SPF 50, que não deixa a pele oleosa e tem uma proteção super eficaz, além de estar enriquecido com antioxidantes. A linha Toleriane também tem um gel de limpeza para pele mista a oleosa (aqui), que deixa a pele com uma sensação mais limpa e é ótimo para peles oleosas, mas a minha pele estava a precisar de algo o mais gentil possível, daí ter optado pelo Dermo-Nettoyant

 Quando a pele estabilizou, reintroduzi o Ketrel aos poucos. Usei uma vez na primeira semana, duas vezes na segunda e terceira semanas e depois passei a utilizar dia sim dia não, conforme a rotina que vos mostrei no vídeo. Durante este primeiro mês de reintrodução do Ketrel continuei a utilizar de manhã o Toleriane Ultra Nuit e o Heliocare e, nas noites em que não usava o Ketrel, aplicava o creme Toleriane Ultra Nuit. Por volta da terceira semana introduzi o sérum Advanced Night Repair nas noites em que não aplicava o Ketrel, seguido do creme Toleriane Ultra Nuit. Este sérum não tem perfume nem óleo mineral e tem ácido hialurónico (humectante), péptidos (reparadores/anti-idade), ingredientes fermentados (onde estão presentes, por exemplo, lactobacillus) e antioxidantes, que ajudam a reparar os danos celulares e prevenir o envelhecimento. Não acho a fórmula pesada nem agrava o meu acne, enquanto dá alguma hidratação e proteção extra. O mesmo se aplica para o creme de olhos da mesma linha, que mantém a pele hidrata e protegida sem ser gorduroso.

 A mais recente adição à minha rotina de pele foi o creme Effaclar Duo (+) SPF 30, que tem niacinamida e glicerina, tal como o Toleriane Ultra Nuit, mas tem também ácido salicílico (purificante) e a proteção solar. Este creme é um bom 2 em 1, já que hidrata enquanto protege do sol e no Inverno o SPF 30 torna-se suficiente para quem, como eu, passa mais tempo no interior (é importante aplicar uma camada generosa). Nem sempre este creme é o mais recomendado para quem usa tratamentos como o Ketrel, já que o ácido salicílico pode secar mais a pele, mas acho que, como tenho investido tanto numa limpeza suave e na hidratação nas noites em que não uso o Ketrel, a minha pele tem tolerado bem o ácido salicílico, que é o único ácido que consegue dissolver o óleo que se encontra nos poros e, portanto, é o melhor para evitar pontos negros e comedões.

 Algo que nunca muda na minha rotina é a utilização de um bálsamo/óleo desmaquilhante, pois remove muito facilmente toda a maquilhagem sem irritar a pele e sem termos de esfregar muito a zona ocular. O que uso há mais de um ano é o Clinique Take The Day Off Cleansing Balm, que é excelente para mim por não ter perfume e não obstruir os poros. Relembro que é sempre fundamental limpar muito bem a pele com água e um pano de musselina ou uma toalha de turco, para remover todo o produto.

 Por fim, mas não menos importante, é tratar os lábios. Durante o dia gosto muito de aplicar o Lierac Hydra Chrono Rosado, que tem SPF 15 e dá um tom ligeiramente rosado aos lábios, embora se possa aplicar qualquer outro batom por cima. Já à noite ou quando estou em casa, adoro o Cold Cream Lip Balm da Avène, que tem imensos ingredientes hidratantes e emolientes e ajuda muito com a secura dos lábios.

 E assim se conclui a minha rotina de pele atual. Confesso que ter uma pele reativa e acneica ao mesmo tempo é muito complicado, mas com carinho tudo se consegue :P Obviamente estes produtos são os que têm funcionado para mim, mas todos nós temos uma pele diferente, pelo que não posso garantir que funcione igual para toda a gente.

 

PRODUTOS REFERIDOS:
La Roche-Posay Toleriane Dermo Nettoyant
https://tinyurl.com/ybl3fk9w 
https://tinyurl.com/yd8hudca 
La Roche-Posay Toleriane Ultra Nuit
https://tinyurl.com/y92v7w4q 
Heliocare Gel Oil-Free SPF 50
https://tinyurl.com/yc7lmzb4 
La Roche-Posay Effaclar Duo(+) SPF 30
https://tinyurl.com/y7stp3ud 
Lierac Hydra Chrono + Rosado
http://tinyurl.com/z2b9t9p 
Clinique Take The Day Off Cleansing Balm
https://tinyurl.com/y7xyoq6f 
Ketrel 0,05%
farmácia
Avène Cold Cream Lip Balm
https://tinyurl.com/yd72nouc 
Estée Lauder Advanced Night Repair Synchronized Recovery Complex II
https://tinyurl.com/yb6xrx6l (não encontrei o Coffret que referi)
Estée Lauder Advanced Night Repair Eye Synchronized Complex II
https://tinyurl.com/y8zeqz6d 

A Blogger

Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas