Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

OS TEUS HÁBITOS DE MAQUILHAGEM ESTÃO A ARRUINAR A TUA PELE?

makeupbag.jpg

  Muitas vezes desesperamos para cuidar da nossa pele, tentamos um novo creme, mudamos a alimentação e até investimos em tratamentos de instituto, mas parece que nada melhora. A verdade é que muitas vezes o problema pode estar na maquilhagem que usamos diariamente - não só nos próprios produtos, como nos nossos hábitos. O que devemos fazer?

  • Lavar os pincéis semanalmente. Os pincéis são uma fonte enorme de bactérias, que proliferam quando deixamos um pincel com restos de produto exposto ao ar e, por isso, semanalmente devemos lavar os pincéis com um champô suave. As esponjas dos produtos compactos - que tocam em produto, tocam nas nossas mãos, muitas vezes tocam na pele quando fazemos retoques - devem ser lavadas semanalmente ou, até, duas vezes por semana. Já as esponjas tipo Beauty Blender devem, idealmente, ser lavadas após cada utilização. As esponjas também devem ser renovadas, no máximo, a cada 6 meses.
  • Escolher produtos não-comedogénicos. Os produtos não-comedogénicos oferecem mais garantias de não obstruirem os poros e, portanto, são mais seguros não só para as peles acneicas, como para prevenir outros problemas de pele como a dermatite perioral, que está relacionada com disfunções da barreira epidérmica e alterações da microflora cutânea. 
  • Cuidado com o álcool e a fragrância. A maioria dos produtos disponíveis no mercado contêm fragrância e é também muito comum as bases - sobretudo as indicadas para pele oleosa - terem álcool na composição. Quando estes ingredientes estão muito acima na lista de ingredientes, podem causar envelhecimento, secura e sensibilidade cutânea a longo prazo, mesmo em quem não tem pele sensível.
  • E a saliva? Quando pensamos em maquilhagem raramente a associamos a saliva. No entanto, quem tem por hábito soprar para os pincéis ou molhar um cotonete em saliva para limpar um pequeno erro corre o risco de criar problemas de pele derivado das espécies presentes na saliva.
  • Cuidado com as alterações de temperatura e humidade. Guardar a maquilhagem no WC pode não ser a melhor ideia, já que a elevada humidade que se cria durante os duches altera as propriedades dos produtos e pode levar à proliferação de bactérias. Deixar a maquilhagem ao sol - dentro do carro ou no parapeito de uma janela, por exemplo - também é um erro, que leva a alterações nos produtos, com consequências imprevisíveis.
  • Verificar a validade dos produtos. Nos produtos cosméticos encontramos o símbolo da validade, que nos indica quanto tempo temos para usar o produto depois de o abrir - por exemplo 6M (6 meses). Sobretudo com os produtos líquidos - como primers, bases e corretores - e os produtos de olhos - como lápis ou máscara - é importante seguir estes prazos à risca. Também é essencial ter em atenção a alteração de cheiro ou consistência do produto, já que se mudar pode significar que já não está em condições.
  • Não emprestar nem pedir emprestado. Os produtos cosméticos que utilizamos no rosto devem ser apenas para uso pessoal, já que várias condições de pele ou problemas oculares podem ser transmitidos ao partilhar este tipo de produtos.
  • Revisitar a carteira com frequência. Todas nós trazemos alguns produtos connosco na carteira diariamente e é importante verificar que esses produtos ainda se encontram em bom estado, se estão limpos, etc. O ideal é ter uma pequena bolsinha para guardar estes produtos separados dos restantes objetos que trazemos na carteira - e que podem transportar germes.
  • Atenção às alergias. Por vezes a pele tem especial sensibilidade a determinados ingredientes presentes na maquilhagem, que podem causar irritação ou até acne. É importante avaliar a nossa pele com frequência e analisar se existe alguma nova condição que possa ser causada por algum produto. Aqui vai ser diferente para todos, pelo que apenas pelo método de teste e exclusão podemos analisar o que despoleta reações na pele.

1 comentário

Comentar post

A Blogger

Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook