Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Guia 2014 #5: Guia para uma pele mais saudável


O post de hoje será um pouco longo, porque quando falamos de pele há muito a dizer, e por vezes é complicado transmitir tanta informação de forma transparente. Por isso aconselho a pegar num chá para me acompanharem nesta jornada :)

Tratar da pele, e do corpo no geral, é essencial. O nosso corpo vai acompanhar-nos para toda a vida, ao contrário das roupas e outras coisas em que podemos gastar o nosso dinheiro. Como diz a famosa Caroline Hirons "Quem gasta mais em roupa e acessórios do que a tratar de si e da sua pele, vai ter 60 anos, um roupeiro vintage e uma aparência de crocodilo!". Por isso, acho importante investirmos algum tempo e o que nos for possível monetariamente para tratar da pele. Sei que nem toda a gente tem possibilidade de ir a um dermatologista, de forma a ser aconselhado sobre os melhores cuidados para a sua pele, pelo que hoje vou partilhar algumas dicas.

1. O primeiro passo, e o mais importante, é conhecer o tipo de pele. É mais complicado do que parece e 90% das pessoas pensam ter o tipo de pele errado. No geral, uma pele seca é fácil de identificar, apresenta desidratação, desconforto e pode até formar escamas. Uma pele normal tem o balanço ideal, ou seja, não é demasiado seca nem produz demasiado óleo. Uma pele mista tem zonas secas e zonas oleosas, conforme seja mais seca ou mais oleosa define-se como mista-seca ou mista-oleosa, respectivamente. Uma pele que produz muita oleosidade - quero dizer, uma pele que fica muito brilhante ao longo do dia - é uma pele oleosa. Depois há as peles acneicas, que são regra geral as peles que apresentam sempre três ou mais borbulhas activas. Por vezes, para além de ser seca, normal, mista ou oleosa, a pele pode também ser sensível, ou seja, é muito reactiva a alguns ingredientes, como álcool ou perfume, por exemplo.

2. É importante descomplicar a rotina de pele, especialmente para quem não tem muito tempo ou está a começar. Os passos essenciais de uma rotina de pele são limpeza, tonificação e hidratação. Ou seja, precisam de 4 produtos essenciais: gel/creme de limpeza, tónico, hidratante de rosto e hidratante de olhos. A principal ideia deste post é dar-vos algumas dicas de como escolher os produtos ideais.

3. A rotina pela manhã é importante para limpar os produtos da noite e aplicar produtos que vão proteger a pele durante o dia, que é quando esta sofre mais agressões. A rotina da noite é importante para limpar a pele de toda a maquilhagem e impurezas acumuladas durante o dia e aplicar produtos que a vão ajudar a regenerar durante a noite, enquanto descansamos.



4. Manter a zona do lavatório livre, apenas com os produtos que se utilizam diariamente, é uma forma de descomplicar a rotina e ter a certeza de que nos mantemos fiéis aos produtos essenciais.

5. Não pode haver desculpas para não limpar a pele todas as noites! Remover toda a maquilhagem e sujidade é essencial! Uma dica para nunca falharem nem terem preguiça é fazerem a limpeza de pele logo que chegarem a casa, também porque os cremes que aplicam na rotina nocturna são melhores para a pele do que toda a sujidade que se acumulou ao longo do dia, certo?

6. O uso de protecção solar diariamente é essencial, uma vez que ela protege do aparecimento de manchas e do envelhecimento precoce, bem como do cancro da pele. No entanto, a protecção solar contida nos cremes só protege dos raios UVB, sendo os UVA os mais perigosos. Assim, é essencial usar um protector solar de factor 50 separado do hidratante diário. Primeiro aplica-se o hidratante, espera-se um pouco para que a pele absorva e de seguida aplica-se uma camada generosa de protector solar. Se tiverem a pele oleosa, tenham a certeza de que escolhem um protector solar sem óleo. No entanto, apanhar sol faz bem, e muito! Tudo tem de ser doseado. Com um bom protector solar e um tempo de exposição controlado, o sol faz bem à pele!

7. Para uma boa limpeza de pele à noite, é essencial limpar duas vezes. A primeira limpeza, com desmaquilhante, remove toda a maquilhagem e protector solar que tenham sido aplicados, enquanto a segunda limpeza, com um gel/creme de limpeza ou uma água micelar, é que realmente limpa a pele em profundidade. Evitem produtos de limpeza em espuma, já que a espuma torna a pele alcalina, dando uma boa cama às bactérias. Prefiram produtos em creme, gel ou óleo.

8. Quando se está na dúvida quanto à escolha dos produtos a utilizar, o ideal é escolher produtos todos da mesma marca. Isto porque eles foram formulados para serem utilizados em conjunto e assim minimizam a probabilidade de reacções adversas, sem terem de estar a analisar todas as listas de ingredientes dos produtos e ver se funcionarão em conjunto.

9. Para problemas de pele mais profundos, como manchas, rugas marcadas, poros muito abertos, enfim, o ideal é a utilização de um sérum. Os cremes diários ficam mais à superfície da pele, para a proteger. Os séruns conseguem penetrar mais profundamente na pele e, por isso, são mais eficazes no tratamento. Podem ver um post mais completo sobre séruns que escrevi aqui.

10. Muitos fazem da maquilhagem o monstro das bolachas. Mas a verdade é que a maquilhagem confere alguma protecção à pele ao longo do dia. Esta apenas se torna má para a pele quando não é removida ao final do dia ou quando não é a indicada para o tipo de pele que se tem, sobretudo a base. Assim, convido a lerem este post sobre como escolher a base ideal.



11. Somos o que comemos. É a frase mais importante em que podemos pensar em termos de saúde. Tudo o que ingerimos está associado com o que somos por fora, não só em termos de peso, mas também em termos de pele, unhas, cabelo, enfim. É essencial evitar doces, álcool, tabaco e no geral ter uma alimentação saudável, ingerindo sobretudo muita água. A pele só pode estar no seu melhor se tiver os nutrientes certos. Podem também considerar ingerir suplementos - não para substituir a alimentação saudável, que é essencial, mas para dar uma ajuda - os suplementos com ómegas 3 e 6 são os melhores para a pele.

12. Há também quem tenha intolerância a determinados alimentos, que pode levar a crises de acne, por exemplo. Assim, fazer um teste de intolerância alimentar pode ser importante para saber o que nos faz mal. Se não tiverem possibilidade de fazer um teste, podem manter um diário alimentar, onde escrevam tudo o que comem dia-a-dia. Quando tiverem um surto podem ir ver o que comeram nos dias anteriores e assinalar quais os alimentos que o podem ter provocado. Com o tempo vão conseguir detectar quais são os que toleram mal.

13. Um dos grandes problemas de pele que mais gente se queixa são os pontos negros. Ao contrário de muitos dos mitos que se ouvem por aí, os pontos negros não são sujidade, não é falta de limpeza. Claro que há quem não tenha cuidado com a pele e, por isso, tenha pontos negros, mas na maioria dos casos não é do que se trata. Quem tem a pele oleosa e os poros dilatados tem mais tendência a ter pontos negros, que basicamente é a oxidação que ocorre à superfície da pele. A melhor forma de lidar com os pontos negros é manter sempre a pele limpa e usar produtos com ácido salicílico. Podem também recorrer a limpezas de pele num bom profissional.

14. A esfoliação melhor para a pele não é com esfoliantes de grão, mas sim com esfoliantes químicos. Muitos tónicos, como a Clarifying Lotion da Clinique ou o Gentle Exfoliator da Clarins, ajudam a esfoliar a pele, removendo as impurezas e células mortas. É de evitar produtos com muito álcool para quem tem a pele mais seca ou sensível.

15. Muitas pessoas não percebem a importância do tónico, mas ele é um passo essencial. Quando limpamos a pele, o pH altera-se, o que pode levar a um desiquilíbrio. A pele volta a equilibrar-se naturalmente, mas pode levar entre 30 e 60 minutos. Assim, o tónico ajuda a pele a alcançar este balanço mais rapidamente, para além de ajudar a melhorar a absorção dos produtos que são aplicados posteriormente. Dependendo do tónico que se escolher, este pode também ajudar a esfoliar ou a hidratar a pele.

16. A ordem de aplicação dos produtos também é importante! Assim, a ordem pela manhã deve ser: limpeza, tónico, sérum, creme de olhos, creme de rosto, protector solar e por fim maquilhagem.  À noite a ordem deve ser: desmaquilhante, limpeza, tónico, sérum, creme de olhos e creme de rosto. Se usarem algum produto específico para combater borbulhas, um tratamento local, devem aplicar depois do creme de rosto.



17. A qualidade dos produtos que se usa é muito importante. Claro que há produtos que são estupidamente caros e estamos apenas a pagar a marca e a embalagem. No entanto, anos de pesquisa e bons ingredientes têm um preço. Por vezes um produto mais caro e outro mais barato podem ter o mesmo ingrediente principal mas diferem na quantidade do mesmo. Quanto maior a concentração do ingrediente chave, mais caro será o produto. A melhor forma de confirmar é verificar a lista de ingredientes: os primeiros ingredientes da lista são os que estão em maior concentração e os últimos ingredientes da lista os que estão em menor concentração. Assim, invistam aquilo que puderem mas analisem sempre a concentração dos ingredientes nos produtos que compram.

18. Por falar em ingredientes, há ingredientes óptimos para a pele, dependendo do problema em questão. Para acne e pontos negros, os melhores ingredientes a ter em conta são ácido salicílico, peróxido de benzoíla e retinóides. Para as manchas, os produtos com retinóides e vitamina C são os melhores, enquanto que para as rugas os melhores ingredientes a ter em vista são a vitamina A, ácido láctico, salicílico ou glicólico, vitaminas C e E e niacinamida (derivado da vitamina B13). Já para um hidratante comum, o melhor ingrediente que deve constar é água e não conter óleo mineral.

19. Um creme de olhos específico para o contorno dos olhos é essencial. A zona dos olhos é muito sensível e a mais susceptível a rugas e papos. A maioria das pessoas procura um produto que resolva os problemas sozinho, mas a verdade é que na prevenção é que está o truque. Quando começarem a tratar da pele do rosto (eu comecei aos 12/13 anos) devem começar a usar um creme específico para o contorno dos olhos. Até aos 25 devem optar por uma fórmula hidratante e anti-olheiras, a partir dos 25 optem por um anti-rugas e aos 40 mudem para um anti-rugas + firmeza. Convido-vos a ver este post sobre cremes de olhos antes dos 25 :)

20. Quem tem acne grave, ou seja, bastantes borbulhas, inflamadas, que parecem não melhorar mesmo com todos os cuidados, é essencial visitar um dermatologista. Pode ser uma despesa, mas há produtos que, tal como os medicamentos habituais, apenas podem ser receitados por um especialista, pelo que vale a pena este investimento.

21. Há outros pequenos pormenores a ter em conta, como usar uma toalha exclusivamente para o rosto e, de preferência, mudá-la todos os dias. É importante não espremer borbulhas, pois isso só vai espalhar bactéria pelo resto da pele. É importante ter em conta que a nossa pele pode mudar, pelo que os produtos que precisamos também podem mudar. Algo que não deve mudar nunca é a hidratação, a pele deve ser sempre bem hidratada, quer seja seca, mista, oleosa, enfim. No geral, acho que ainda há muito a dizer sobre a pele, e se tiverem dúvidas por favor deixem nos comentários que eu tentarei ajudar, mas acho que com estas dicas já podem começar a melhorar a qualidade da vossa pele.

...

Espero que tenham gostado :) E parabéns a quem chegou até aqui, estão a caminho de uma pele melhor :)



37 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D