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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Fitness - Como manter a motivação?

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 Manter a motivação para fazer exercício nem sempre é fácil, sobretudo quando o trabalho ou as obrigações começam a apertar e as noites de sono a diminuir. Pensei em trazer-vos algumas dicas que ajudam a aumentar e/ou manter a motivação:

1. Fotos de progresso. Por vezes parece que nada muda no nosso corpo e começamos a pensar se valerá a pena tanto esforço. Se tivermos fotos semanais de progresso, podemos mais facilmente comparar pequenas mudanças das quais não damos conta ao espelho.

2. Paciência. Nem sempre o progresso é tão rápido como queriamos e pode haver semanas em que não conseguimos ir ao ginásio tantas vezes quantas gostariamos, mas algum progresso é melhor do que nenhum progresso! Mesmo que não seja tanto quanto queriamos, temos de fazer o melhor que pudermos!

3. Razões. É importante sabermos quais são as razões que nos levam a ter determinado comportamento e o que é que esse comportamento implicará na nossa vida. Quero perder peso porquê? Quero ganhar músculo porquê? Faço isto pela minha saúde? Que consequências terá este comportamento? Se fizer este exercício hoje, vai ser bom para mim de futuro?

4. Plano caseiro. Os ginásios nem sempre são baratos, o que pode ser uma grande desmotivação para quem não tem dinheiro para frequentar um. No entanto, já se encontram planos profissionais de exercícios que podem ser feitos em casa, como o Tone It Up, o Blogilates, o Bikini Body Guide, entre muitos outros! Basta investir nalguns equipamentos básicos para poder fazer exercício todos os dias!

5. Planear os dias e horas do exercício. No início de cada semana devemos olhar para a nossa agenda e encontrar as horas mais convenientes para fazer exercício, tratando-as da mesma forma que uma reunião ou um trabalho de grupo - uma prioridade. Ao sabermos em que dias e horas vamos fazê-lo evitamos aquele pensamento "ahh devia fazer exercício mas hoje não tenho tempo" ou "ohhh hoje não me dá jeito"!

6. Just do it. Quantas de nós, antes de fazer exercício, não sentimos que estavamos bem era no sofá? Mas a verdade é que nos sentimos bem depois de fazer exercício, graças às endorfinas que são libertadas, e estamos a fazer o melhor pelo nosso corpo. Quando não nos apetece, temos de nos lembrar o quão bem nos vamos sentir depois!

7. Pequenas recompensas. Se tivermos pequenas metas com pequenas recompensas, será mais fácil estarmos motivadas. Por exemplo, podemos planear comprar umas calças novas quando perdermos 5kg ou jantar fora quando fizemos exercício de forma rotineira durante duas semanas, enfim, as opções são imensas!

 

Espero que tenham gostado destas dicas, se tiverem mais partilhem nos comentários :)

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Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

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