Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Dicas para o Baile de Finalistas!


 Foi em 2009 que tive o meu Baile de Finalistas e foi, sem dúvida, bastante especial. Para além de ter feito parte da organização, o baile foi a 22 de Maio, e o meu aniversário é a 23 de Maio, pelo que acabei por celebrar o meu 18º aniversário em pleno baile, visto que já passava da meia noite. Para o baile tentei optar pelo clássico, mas jovem, tentei que quando fosse olhar para a foto anos mais tarde, como é agora o caso, não ficasse a pensar "ai que horror de vestido", "ai que maquilhagem terrível", "ai que cabelo ridículo", enfim vocês percebem. 5 anos mais tarde olho para a foto e continuo a gostar do que vejo. O Baile de Finalistas é uma ocasião especial e, como tal, há fotos que ficam guardadas para uma vida. Olhando para trás, talvez tivesse optado por usar umas pestanas falsas ou feito um pouco de eyeliner para destacar mais o olhar, mas a verdade é que de qualquer forma fico satisfeita com o que vejo. E é isso que quero que aconteça convosco, pelo que venho hoje partilhar algumas dicas.

1. Opta por um vestido jovem, elegante e clássico. Ou seja, opta pelo corte de vestido que mais gostares e favorecer o teu corpo, mas evita grandes padrões, por exemplo, já que facilmente passam de moda e, como referido, a foto é para uma eternidade. Eu optei pelo preto, o modelo do vestido era cai-cai e um pouco acima do joelho e tinha um laço abaixo do peito, que lhe dava alguma graça. Na altura comprei-o na Stradivarius por cerca de 30€ :) Se ainda não encontraram o vestido ideal, aconselho a visitarem a Zara e a Mango, este ano vi lá vestidos lindos.

2. O calçado deve ser confortável. Por muito bonitos que sejam uns sapatos ou sandálias, se não conseguires andar neles a noite toda perde-se o propósito. Assim, experimenta o calçado e ganha alguma prática nele antes do dia do baile. No meu ano optei por usar umas sandálias de cunha prateadas, que já tinha usado anteriormente para um casamento. Como fazia parte da organização, tive de ir para o local às 16h (ao contrário do resto dos convidados, que chegaram por volta das 20h), pelo que estive basicamente 12h em cima de saltos, tive de ter a certeza que eram confortáveis :)

3. Bijuteria simples. Tal como o vestido, a bijuteria deve ser elegante mas simples, de forma a não pesar no visual. Existem statement necklaces que certamente ficam lindos com alguns vestidos, mas evita cores muito berrantes, por exemplo. Eu optei por usar um fio de prata simples e uns brincos prateados que o Luís me ofereceu! Para carteira, acho que o ideal é uma clutch pequenina de acordo com o calçado escolhido.

4. Cabelo de acordo com o gosto pessoal. Na altura de escolher o penteado para o baile estava muito confusa, não sabia se devia escolher um apanhado (por o vestido ser cai-cai) ou levar o cabelo solto com cachos, enfim. Acabei por escolher levar o cabelo solto e esticado, com um apanhado do lado esquerdo, por cima da orelha, preso com um gancho prateado brilhante (na foto não se consegue ver), assim ficou simples e o gancho adicionou um toque especial. O melhor? No dia a seguir o cabelo continuava impecável para o meu aniversário :P O meu conselho é para não arriscarem num penteado muito elaborado que se possa desfazer durante a noite ou com o qual não se sintam bem!

5. Maquilhagem especial. O baile de finalistas, sendo especial, merece uma maquilhagem especial e mais elaborada. Se não tiverem jeito nenhum para a temática, podem optar por contratar uma maquilhadora profissional, fazer a maquilhagem num local de especialidade (MAC, Sephora, etc) ou pedir a uma amiga prendada para fazer. Algo que quero realçar é que a base deve ser de longa duração, para se manter intacta toda a noite e ficar sempre bem nas fotografias. Já para o olhar, o mais importante é marcar o côncavo e encher as pestanas de rímel, de forma a que o olhar fique definido nas fotografias e, claro, não esquecer as sobrancelhas! Para quem vai fazer a maquilhagem em casa, proponho ver este vídeo de preparação de pele, este vídeo de aplicação de blush, contorno e iluminador e este vídeo com uma maquilhagem de olhos linda. Eu vou tentar fazer um vídeo próprio, com maquilhagem de olhos, mas deixo essa sugestão para quem está com alguma pressa :) Não te esqueças também de arranjar as unhas das mãos e pés, eu optei por um verniz vermelho, que é sempre um clássio e ao mesmo tempo dava vida ao meu visual, já que tinha tons bastante neutros.

6. Depilação em dia. Ter sobrancelhas, buço, axilas, pernas, etc, bem depiladinhos é essencial! O ideal será tratar de tudo no dia antes para, não só ter um resultado perfeito, mas também evitar a irritação característica da depilação que pode aparecer 48/72h após o processo. E, claro, não podemos esquecer a hidratação! A pele bem hidratada é a chave de tudo. Se quiseres podes usar um hidratante com brilho, como este, para dar algum glow à pele. Pessoalmente, não conselho a aplicação de auto-bronzeador a não ser que sejam pros a aplicar, pois caso contrário podem ficar com manchas esquisitas ou um tom laranja horrível. Antes da depilação não se esqueçam de fazer uma esfoliação suave :)

7. Branqueamento dentário e máscaras faciais. Para quem quer ser um pouco mais fancy, podes optar por fazer um branqueamento dentário e uma máscara facial cerca de uma semana antes do baile. No entanto, não arrisques com produtos novos, pois podem causar irritação na pele e nós queremos uma pele linda para o dia e não uma pele vermelha e com borbulhinhas de irritação ;)


Estas são as minhas dicas, têm mais dicas para partilhar? :)

9 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas