Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

CUIDADOS DE PELE | INGREDIENTES ESSENCIAIS

skincarebits.jpg

  Quando adquirimos um produto cosmético, nem sempre reparamos nos ingredientes presentes na fórmula, olhamos mais para o que o produto promete e para a marca em questão. No entanto, há alguns ingredientes que são fundamentais, sobretudo nos cuidados de rosto. Tento falar deles nos vídeos, mas acho que é interessante criar uma lista global para que os possam procurar, consoante as vossas necessidades, da próxima vez que comprarem algum produto.

Vitamina A. A vitamina A é o único ingrediente aprovado pela FDA em como rejuvenesce a pele e permite reverter danos já instalados. Assim, é muito usada em produtos anti-idade e no tratamento de acne, manchas, marcas, cicatrizes, textura da pele, etc. A vitamina A está disponível sob a forma de retinol (encontrado em muitos produtos cosméticos anti-idade) e sob a forma de tretinoína, esta última bastante mais forte e mais barata, mas apenas disponível para compra com receita médica. Se tiverem interesse, podem ver aqui a minha rotina de pele com retinol, ainda esta semana irei publicar a minha rotina de pele com tretinoína.

Vitamina C. A vitamina C ajuda a combater as manchas de idade, dando luminosidade à pele. Ao mesmo tempo, por ser antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento cutâneo.

Antioxidantes. Os antioxidantes incluem ingredientes como a vitamina C e E, o ácido ferúlico, os polifenóis, entre outros, e ajudam a prevenir o envelhecimento, aumento as barreiras de defesa da pele. Usados em conjunto com um protector solar, potenciam o seu efeito.

Niacinamida (ou vitamina B3). É um dos ingredientes menos conhecidos, mas é multitasker, pois ajuda a hidratar a pele, reduzir a aparência das rugas, acalmar a rosácea e o acne e reduzir as manchas. No entanto, tem tendência a ser um ingrediente cuja presença leva a que o produto tenha um preço elevado.

Ácido hialurónico. Um dos ingredientes mais básicos e essenciais em qualquer rotina de pele. O ácido hialurónico tem a capacidade de reter até mil vezes o seu peso em água, mantendo a pele hidratada e com um aspecto preenchido, jovem e luminoso.

Ácido glicólico e ácido láctico. Estes ácidos fazem uma ligeira esfoliação da pele, promovendo a renovação da epiderme. Assim, a pele fica com um aspecto mais suave e uniforme e a penetração dos restantes produtos dá-se com mais facilidade. Se o produto tiver boa qualidade e for bem formulado, pode também promover a produção de colagénio, que diminui com a idade.

Ácido salicílico. O ácido salicílico é um dos ácidos mais suaves e é, por isso, muito usado em produtos para peles sensibilizadas. Tem um gosto especial por óleo, ajudando a limpar e purificar a pele, pelo que é muito usado em produtos para peles oleosas e/ou acneicas.

Peróxido de benzoílo. O peróxido de benzoílo é usado em tratamentos de acne severo ou de acne que apresentou resistência a outros tratamentos. Tem uma função queratolítica (causa descamação das camadas superficiais da pele), comedolítica (dissolve o sebo) e antibacteriana. É bastante eficaz, mas causa descamação, irritação e eritema, pelo que o uso tem de ser controlado. Podem ver a minha rotina com peróxido de benzoílo aqui.

 

 Os ingredientes podem ser combinados de forma a obter o resultado desejado para o problema de pele em questão. No entanto, é essencial ter em atenção que produtos que causem esfoliação e/ou irritação não devem ser usados em conjunto, sob pena de fazerem mais mal do que bem. Se tiverem interesse que faça um post sobre como combinar vários ingredientes, deixem-me um comentário! Posso também fazer, se quiserem, um post com sugestões de produtos para cada ingrediente.

 Já viram que ingredientes constam dos vossos produtos? Correspondem às vossas necessidades?

13 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas