Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Como manter as All Star brancas... brancas?

allstarbrancas.jpg

 As sapatilhas de tecido brancas são do calçado mais fácil de combinar na Primavera. Ainda assim, apresentam um enorme problema: manterem-se brancas sem se estragarem. Comprei o meu par de All Star brancas há cerca de 2 anos e sempre tive algumas dúvidas em como devia lavá-las. Há quem as lave na máquina mas, segundo sei, começa a descolar/partir as solas e há quem as lave em lixívia, mas com o tempo vão ficando amareladas e o tecido vai-se estragando. As minhas estavam mesmo a precisar de uma boa limpeza e decidi pesquisar na Internet como é que outras pessoas as lavavam. De entre muitos tutoriais que vi, o que me pareceu mais "seguro" foi o que vos vou descrever hoje.

 Para lavar as sapatilhas vão precisar de bicarbonato de sódio (em hipermercados na zona dos temperos ou farinhas), um detergente líquido para a roupa (eu uso o Formil Marselha ou o Skip Aloe Vera - convém ser branco), uma escova de dentes velha (ou uma daquelas baratinhas) e água fria corrente. Eu aconselharia também a usarem umas luvas de cozinha ou de latex, visto que o bicarbonato de sódio pode deixar a pele bastante seca!

 O primeiro passo é misturar numa taça porções iguais de detergente líquido e bicarbonato de sódio, mexendo até formar uma pasta. Depois de a pasta estar pronta vamos tirar os cordões e molhar as sapatilhas em água fria (é de evitar água quente para não encolher o tecido) e começamos a esfregar suavemente a mistura com uma escova de dentes na sapatilha. A escova de dentes é suave o suficiente para não danificar o tecido e ao mesmo tempo ajuda a chegar melhor aos cantinhos do que com uma escova da roupa. Vão esfregar toda a sapatilha incluindo o interior - vai demorar algum tempo - e depois vão passá-la uma vez por água fria corrente. Quando passarem por água e removerem todo o detergente, verifiquem se todas as manchas de sujidade saíram. Caso não tenham saído repitam o processo, caso já estejam limpinhas passem-nas bem por água durante 1 ou 2 minutos para assegurar que todo o detergente é removido e espremam a água em excesso apertando ligeiramente a sapatilha. Depois de ambas estarem lavadas é altura de as deixar a secar. Para isso virem a língua da sapatilha para fora (de forma a que o interior seque) e deixem-nas numa zona onde não apanhem sol (para evitar que fiquem amarelas) mas onde corra uma brisa. Se quiserem podem fazer este processo ao final do dia e deixá-las a secar durante a noite. Para lavar os cordões, eu gosto de os deixar "de molho" na mistura durante cerca de uma hora e depois lavo-os normalmente à mão e ponho a secar. Quando tudo estiver seco, é só voltar a colocar os cordões e as sapatilhas estão branquinhas novamente! Quanto mais cedo fizerem isto, mais facilmente vão conseguir manter o tom branco, já que a sujidade é mais fácil de remover quanto mais recente for.

 Espero ter-vos ajudado, na fotografia acima podem ver as minhas sapatilhas antes e depois :) Se tiverem alguma dúvida, por favor deixem nos comentários!

5 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas