Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Beleza natural: aplicações do óleo de côco




Quem é fã de tratamentos de beleza caseiros, certamente conhece os benefícios do óleo de côco. O óleo de côco orgânico (obtido por pressão a frio sem recurso a quaisquer solventes durante o processo de fabricação) é naturalmente hidratante, antifúngico e antibacteriano, pelo que é excelente para usar nas mais diversas aplicações de beleza. Aqui ficam algumas das utilizações mais comuns:

- Hidratante: sendo naturalmente emoliente, o óleo de côco é um hidratante fantástico para o corpo, cutículas, lábios ou até a pele do bebé. Quem tem a pele oleosa é de evitar usar muito regularmente no rosto, de forma a não obstruir os poros. Ele é gorduroso, mas devido à sua composição natural, é facilmente absorvido pela pele. Para o rosto é especialmente bom usado como creme de noite.

- Desmaquilhante: devido à sua textura oleosa, o óleo de côco dissolve toda a mquilhagem quando aplicado sobre a pele seca. Sólido à temperatura ambiente, ao entrar em contacto com a temperatura corporal dissolve-se, arrastando toda a maquilhagem. O ideal é remover com uma cloth ou uma tolha de rosto suave embebida em água morna.

- Esfoliante: quando misturado com açúcar mascavado, o óleo de côco é um excelente esfoliante, que pode ser usado em todo o corpo e rosto. Enquanto o açúcar esfolia a pele, o óleo de côco assegura a sua hidratação.

- Máscara capilar: para quem sofre de cabelo muito seco ou frizado, o óleo de côco pode ser uma excelente máscara capilar. Aplicado no cabelo seco, deixa-se durante 30 minutos e depois lava-se o cabelo de forma habitual. Isto irá ajudar a manter o cabelo hidratado e "domado". Se aplicado nas raízes ajuda também a combater a caspa. Pode também ser usado, em pequena quantidade, como condicionador capilar após o duche.

- Máscara facial: misturando uma colher de mel e uma de óleo de côco consegue-se uma máscara facial hidratante e antibacteriana, que ajudará a limpar os poros e manter a pele hidratade, prevenindo o aparecimento de imperfeições. Deixa-se durante 10 minutos, aplicando sobre o rosto seco, e remove-se depois com a ajuda de uma cloth ou toalha de rosto embebida em água morna.

- Elixir bucal: devido às suas capacidades antibacterianas, bochechar óleo de côco antes da lavagem dos dentes durante 2 minutos, ajuda a manter os dentes brancos e as gengivas saudáveis, prevenindo a formação de cáries. Há quem misture óleo de côco com bicarbonato de sódio, à venda na zona do sal, para ter uma pasta branqueadora natural, mas essa técnica nunca experimentei.

- Desodorizante: devido às propriedades antifúngicas, o óleo de côco pode ser usado como desodorizante para axilas e pés, impedindo o aparecimento de fungos responsáveis pelo mau cheiro.

- Depilatório: quem faz a depilação com gilete, recorre frequentemente a mousses, cremes ou espumas depilatórias. O óleo de côco é um substituto natural e mais saudável para esta função.

- Anti-estrias: para as grávidas, o óleo de côco orgânico é uma opção segura para usar como anti-estrias, devendo ser massajado até à absorção nas zonas mais susceptíveis ao aparecimento destas cicatrizes (barriga, peito e anca), de forma a prevenir o seu aparecimento.


E pronto meninas, estas são as aplicacações de beleza que conheço para o óleo de côco. Como costumam usar? Já conheciam estes truques? O óleo de côco é facilmente encontrado em hipermercados e lojas de produtos naturais, sendo que costumo comprar o meu na loja Celeiro. Tenham a certeza que compram um óleo de côco orgânico, caso contrário pode ser refinado, não sendo tão saudável. Quem procurar comprar online, pode adquirir aqui com toda a segurança.

7 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook