Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Alimentação saudável: como começar?

eatbetter.jpg

 Não tenho dúvidas que todos queremos ter uma alimentação mais saudável, mas nem sempre sabemos por onde começar. É fácil cair em erros e desistir ao fim de pouco tempo. Para evitar que isso aconteça, tento hoje partilhar convosco algumas dicas que vos podem ajudar na jornada por uma alimentação mais saudável!

1. Informa-te. É importante conhecer os alimentos e os seus benefícios. Escolher o que é certo para ti consoante o teu objectivo (engordar, emagrecer, manter o peso, etc), as tuas preferências (veganismo, vegetarianismo, "regular", etc), possíveis intolerâncias (lactose, gluten, etc) ou doenças (crohn, diabetes, etc). Existe muita informação em livros e sites reconhecidos, mas o ideal é sempre recorrer a um profissional ou especialista para um guia mais detalhado.

2. Planeia as refeições para a semana. Fazer um plano semanal, tendo em conta o que já tens disponível em casa e o que poderás comprar, ajuda a manteres-te fiel a uma alimentação saudável. Por exemplo, quando chegamos a casa ao fim do dia e nem sabemos o que fazer para o jantar, é mais fácil cometer um deslize. Se já souberes o que vais fazer para esse dia já terás tudo meio preparado e será mais fácil seguir o plano. Irá também ser uma ajuda na altura de fazer compras, pois saberás ao certo o que precisas.

3. Leva snacks contigo. Ao longo do dia precisamos de fazer alguns snacks para manter os níveis de energia equilibrados e é fácil comer imensos disparates no bar do trabalho. Leva contigo alguma fruta ou um iogurte, que possas comer a meio da manhã/tarde.

4. Sê realista e tem calma. Seja qual for a alteração que pretendes fazer na tua alimentação é importante ser realista e não querer fazer tudo de uma vez. Se nos proibirmos de comer tudo e mais alguma coisa, será muito mais difícil manter o plano. O ideal é cortar ou substituir um alimento de cada vez, de forma a que nos possamos adaptar e haja menos deslizes.

5. Inspira-te. Já vos aconteceu ao fim de alguns dias parecer que estamos sempre a comer o mesmo e que já nada é interessante? Que não vamos a lado nenhum? É bom procurar inspiração em blogs de alimentação saudável, fitness, páginas no Instagram ou Pinterest, etc, que nos inspirem, nos lembrem porque é que queremos ter uma alimentação saudável, bem como ideias para as refeições.

 

Espero que estas dicas vos ajudem! Têm alguma dica que queiram partilhar?

6 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas