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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

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by Cláudia Gusmão

INSPIRAÇÃO | LOOKS DE INVERNO

 O Inverno está verdadeiramente instalado e, por vezes, acabamos por repetir o mesmo outfit vezes e vezes sem conta. Para dar uma ajuda a maximizarem as opções no roupeiro de Inverno, decidi partilhar convosco alguns looks de inspiração. Visto que diferentes zonas do país sentem diferentes temperaturas durante o Inverno, partilho looks com vários níveis de agasalho ahah! Espero que gostem.

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MODA | AUMENTA A TUA CONFIANÇA

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  Uma questão que recebo com bastante frequência aqui no blog é como ter mais confiança para experimentar novas tendências, como renovar o nosso estilo sem deixarmos de nos sentir confortáveis. A verdade é que por vezes ficamos limitadas à nossa zona de conforto e não temos coragem para experimentar coisas novas, mas espero que estas dicas possam dar uma ajuda!

1. Melhora o teu estilo, agora! Por vezes ficamos à espera de perder peso, que estação mude ou qualquer outra coisa para cuidarmos mais do nosso estilo e experimentarmos coisas novas. Não vale a pena, o momento nunca vai ser perfeito e podemos começar já! Devemos vestir aquilo que realmente queremos vestir e não uma versão inferior disso mesmo.

2. Não penses só no que "fica bem". Embora concorde que podemos favorecer o nosso corpo se soubermos o que nos fica melhor, a verdade é que não há regras para o que podemos ou não vestir. Mesmo que uma peça não me favoreça a 100%, se eu gostar dela e me sentir bem com ela, é tudo o que me interessa!

3. Cria o teu próprio estilo. Procurar inspiração é fantástico, mas não devemos copiar alguém na íntegra, pois não nos iremos sentir nós próprias. Além disso, vamos sempre sentir o peso da comparação - "fica melhor a ela do que a mim". O ideal é procurarmos pequenas coisas que nos inspiram e depois, juntando-as, criar a nossa própria versão de estilo.

4. Elimina o que não gostas. Se há roupas no roupeiro de que não gostas ou com as quais não te sentes bem, porquê mantê-las? Elas nunca vão permitir que estejamos satisfeitas com um look, pois essas peças nunca nos vão fazer sentir bem!

5. Aumenta a tua zona de conforto. Este é, provavelmente, o maior ponto de todos! Para nos podermos sentir confortáveis a usar alguma coisa, temos que conseguir que ela passe a fazer parte da nossa zona de conforto. O mais fácil é começar por incorporar uma peça tendência - que ameça a nossa confiança - com outras mais neutras/básicas, por exemplo:

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  Aos poucos vamos ganhando mais confiança com essas peças e podemos, até, começar a combinar várias peças-chave (ou tendência) juntas!

6. Ignora o que os outros possam pensar. Muitas vezes não vestimos algo simplesmente por pensar o que os outros vão achar/dizer de nós. A questão é que muitas vezes as pessoas nem pensam o que nós achámos que elas pensariam e mesmo que o façam, o que interessa? Se nós gostamos do que vestimos, é quanto baste! Não podemos deixar que as nossas inseguranças nos proíbam de vestir o que mais gostamos. Provavelmente nunca existiram ícones de estilo se toda a gente tivesse medo do que as restantes pessoas pensariam.

7. Não excluas peças. Muitas vezes já vamos às compras com ideias fixas de que não podemos vestir isto e aquilo. O melhor é experimentar coisas nas lojas - mesmo que se ache que não vamos gostar - pois se nunca experimentarmos nunca vamos saber como fica. Mesmo dentro de um tipo de peça podemos experimentar vários modelos até encontrar algum de que gostamos realmente! E não compramos enquanto não for "aquele" ;)

Estas são as dicas principais que vos posso dar quanto a este tópico, espero que ajudem :) Se tiverem mais por favor partilhem!

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UNHAS DA SEMANA: ESSIE HIGH CLASS AFFAIR

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 Ultimamente tenho gostado de utilizar vernizes de tons nude ou pastel, o que habitualmente me acontece mais por altura da Primavera, mas que recentemente tem acontecido muito! O verniz de que vos falo hoje - High Class Affair da Essie - é uma mistura de ambos. Confesso que nunca ouvi falar muito deste verniz, mas descobri-o quando procurava alguma inspiração no Pinterest e tive que experimentar. Não é uma cor linda? Meio pêssego, meio rosa, meio nude... adoro! Acho que no Verão, com um ligeiro bronzeado, ainda vai ficar mais giro! Este verniz foi uma edição limitada da colecção Primavera 2016 mas ainda se encontra disponível aqui por 6,95€.

 A aplicação foi bastante fácil e o verniz ficou opaco com duas camadas, o que é muito bom para um verniz pastel! Como com todos os vernizes Essie, ele dura bastante bem nas unhas e não as deixa danificadas depois da remoção.

ACNE | CURAR INTERNAMENTE

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 Há pouco tempo partilhei convosco neste vídeo todas as dicas de como tratar o acne, tendo tocado ao de leve na parte interna do problema. Para complementar esse vídeo e vos dar mais algumas informações decidi escrever este post, com dicas de como tratar o problema de dentro para fora!

 

ALIMENTAÇÃO

 Como referi no vídeo, a alimentação pode ter um grande impacto na saúde da pele. Assim, algumas causas conhecidas de acne são:

1. Lacticínios. O leite de vaca e seus derivados têm bastantes hormonas presentes na composição, que podem influenciar as nossas próprias hormonas e levar ao aparecimento de acne. Pensa-se que o consumo de leite induz a IGF-1, que está associada à hiperproliferação celular (folículos ficam obstruídos) e ao crescimento de tumores. Eliminar os lacticínios da dieta funciona para muita gente!

2. Hidratos de carbono e açúcar refinado. Os hidratos de carbono brancos (pão branco, arroz branco, etc) provocam picos de insulina no organismo, que podem levar ao aumento da infecção e aparecimento de acne, sendo melhor substituí-los pela sua versão integral. O mesmo se aplica aos açúcares refinados (rebuçados, bolos, etc)!

3. Adoçantes artificiais (stevia, xilitol, etc). Os adoçantes artificiais desregulam a secreção de insulina, levando ao aumento da produção de cortisol, pensando-se que causam desregulação hormonal e, por consequência, provocam surtos acneicos. Será melhor trocá-los por açúcar de côco ou mel puro!

4. Suplementos proteicos (whey, barras proteicas, etc). O consumo diário de suplementos proteicos pode agravar o acne, verificando-se em muitos desportistas. Neste caso a melhor solução é optar por fontes proteicas mais naturais!

5. Frutos secos. Apesar de os frutos secos serem importantes para a pele devido à presença de gorduras saudáveis, a verdade é que muitas pessoas acabam por desenvolver alguma irritação na forma de acne (sobretudo aos amendoins e seus derivados).

6. Suplementos de vitamina B12. A vitamina B12 é um suplemento bastante importante para vegetarianos e vegans mas tem estado cada vez mais associada a surtos de acne, sobretudo se a dose for elevada. Mesmo a vitamina B12 presente nos multivitamínicos pode causar reacções adversas em algumas pessoas, pelo que nesse caso é melhor suspender a toma do suplemento e optar por fontes mais naturais.

7. Alimentos processados. Este tópico serve para abranger todas aquelas comidas processadas, fritos e fast food, que todos sabemos não serem o ideal para a nossa saúde nem para a nossa pele!

 É natural que nem todos sejamos sensíveis aos mesmos alimentos, mas talvez seja importante analisar quais destes alimentos consumimos com frequência e que podem ser a causa do acne. É importante referir que há outros problemas, como intolerâncias alimentares, desequilíbrio de bactérias no sistema digestivo, Síndrome do Ovário Poliquístico, etc, que podem estar na origem de alguns problemas de pele e que devem ser analisados por profissionais.

 Aumentar a ingestão de água (hidrata e elimina toxinas), de chá verde (antioxidante), sumos verdes (obtenção de vitaminas e minerais essenciais) e ácidos gordos essenciais (salmão, abacate, etc), bem como a prática regular de exercício físico (mais oxigenação celular, estimulação do sistema linfático e redução do stress) são hábitos que melhoram a condição global da pele.

 

SUPLEMENTOS

 Os suplementos podem dar uma grande ajuda na hora de cuidar da pele e combater o acne. Uma das causas mais comuns do acne é a desregulação hormonal e/ou a produção excessiva de DHT (androgénio). A pílula é habitualmente o método mais comum para o controlo hormonal, mas também há alguns suplementos que podem ajudar:

1. Maca - aqui. É uma erva natural com fins medicinais que ajuda a equilibrar o nível hormonal e por isso é benéfica em casos de acne, TPM, quistos, etc. Por ser rica em alcalóides, flavonóides e phytohormonas, acredita-se que é um estimulante natural do hipotálamo e da pituitária, que por sua vez irão estimular as glândulas endócrinas a produzir as hormonas necessárias à homeostasia no corpo humano.

2. Óleo de Onagra (Evening Primrose Oil) - aqui. O óleo de onagra é uma fonte de ácido gamalinolénico (GLA) - que se pensa ser um bloqueador da DHT - e de ómega 3 e 6. Este suplemento está indicado para equilibrar a produção hormonal, reduzir a inflamação e promover a saúde da pele, cabelo e unhas, sendo muito indicado em casas de acne, psoríase, eczema, alopécia, etc.

3. Zinco 50mg - aqui. O zinco é conhecido por ser antioxidante e promover a reparação dos tecidos, além de favorecer a síntese de colagénio no tecido ósseo. Habitualmente ajuda a reduzir a inflamação do acne e a reparar a pele, sendo um dos suplementos mais recomendados a pessoas com acne inflamatório.

4. L-Lisina - aqui. Este aminoácido tem sido considerado, nos últimos anos, o grande inimigo do acne, visto que muitas pessoas relatam uma melhoria muito significativa com o consumo de 1000mg a 1500mg diários. Sabe-se que ajuda com a produção de hormonas e enzimas e pensa-se que inibe a enzima responsável pela conversão da testosterona em DHT, tendo o mesmo efeito dos anti-androgénios (medicação), que são muito usados no controlo do herpes.

Estes suplementos são os mais utilizados para ajudar com o controlo do acne. Claro que ninguém pensará em tomar todos estes suplementos de uma vez, mas podem - com aconselhamento profissional - experimentar e ver com qual deles obtêm melhores resultados!

 

ANTIBIÓTICOS

 Como referi no vídeo, os antibióticos são muitas vezes utilizados no caso de acne inflamatório grave. Embora muitas vezes mostrem bons resultados, eu tentaria todas as outras opções antes de recorrer ao antibiótico, visto que destrói todas as bactérias - "as boas e as más" - e os probióticos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. No caso da toma de antibióticos, seria bom depois compensar com a toma de probióticos, para reestabelecer a flora saudável, pelo que recomendo aconselharem-se com o vosso médico sobre isso.

 

Espero que estas dicas ajudem e complementem o vídeo que já tinha feito! Se tiverem alguma dúvida ou quiserem partilhar a vossa experiência, por favor deixem um comentário :)

UPDATE | ROOM TOUR

 Agora que o quarto está terminado trago-vos um novo room tour!

Nota: as peças do IKEA estão disponíveis em loja e as de outras lojas talvez já não estejam disponíveis, visto serem de colecções antigas. No entanto, se tiverem alguma questão em particular sobre uma peça por favor deixem um comentário e eu tentarei ver o que encontro!

 

Obrigada por assistirem :)

LA ROCHE-POSAY SEROZINC

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 O Serozinc é um dos produtos mais falados na blogosfera. Quando finalmente chegou a oportunidade de o comprar em Portugal e, tendo a pele oleosa e acneica, decidi experimentar. Confesso que demorei um pouco a estabelecer a minha opinião sobre ele, mas hoje chegou a altura de a partilhar!

 Este é um tónico composto por água termal, sulfato de zinco e cloreto de sódio e tem uma função seborreguladora, adstringente, anti-irritante, apaziguante, hidratante e anti-imperfeições. Não tem perfume e não é irritante, pelo que será bom para as peles agredidas por tratamentos acneicos e que facilmente desenvolvem inflamações, bem como excesso de oleosidade.

 Se costumam seguir as minhas rotinas de pele provavelmente sabem que o meu tónico de eleição é um tónico esfoliante, que ajuda a eliminar as células mortas e a desobstruir os poros. No entanto, quando se usam tratamentos para o acne à noite, como a tretinoína por exemplo, é de evitar usar esses tónicos ao mesmo tempo. Assim, passei a usar um tónico esfoliante de manhã e o Serozinc à noite. Noto que acalma a pele e realmente dá uma ajuda a secar aquelas borbulhinhas mais persistentes. Não o chamaria de milagroso, mas noto que o zinco ajuda bastante quando tenho borbulhas mais inflamadas. Não substituiria o meu tónico esfoliante por este, mas este sem dúvida que tem o seu espaço na minha rotina e tenho visto benefícios em utilizá-lo.

 A aplicação é bastante fácil, já que a bruma é fina e uniforme. Aplico-o depois de lavar bem o rosto e deixo a pele absorver durante uns 2 minutos - enquanto lavo os dentes por exemplo - e depois massajo o que ainda se encontrar à superfície, continuando depois a minha rotina habitual.

 Se tiverem a pele acneica - sobretudo acne inflamatório - ou fizerem tratamentos com ingredientes mais agressivos, como os retinóides, recomendo bastante a experimentarem este tónico, pois pode acalmar a pele enquanto combate o acne. Encontram-no para venda aqui por cerca de 11€ (150ml).

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EUCERIN HYALURON-FILLER CC CREAM

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  Recentemente recebi uma amostra generosa do CC Cream da Eucerin e achei que seria uma ideia interessante fazer um review, já que muitas de vocês gostam de apostar nos BBs/CCs para o dia-a-dia.

 Este CC é especialmente indicado para prevenção anti-idade, mas pode ser usado por qualquer pessoa. Está formulado com ácido hialurónico, que promove a retenção de água pela pele e, subsequentemente, o preenchimento de linhas e rugas, dando-lhe um aspecto mais jovem. O enriquecimento com saponina bioactiva potencia a acção do ácido hialurónico, pelo que esta fórmula é muito hidratante e confere muito conforto à pele. Ainda assim não é gorduroso e deixa a pele com uma sensação fresca e suave.

 Esta formulação tem SPF 15, o que não é suficiente para a minha preferência, mas que será melhor do que não usar nenhuma protecção solar e, provavelmente, o que muitas pessoas acabam por utilizar.

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  Está disponível em dois tons: claro e médio. O tom claro tem um subtom quente (amarelado) e o tom médio tem um subtom frio (rosado), pelo que permite escolher o tom de acordo com o subtom da pele, para um efeito mais natural. Apesar de a cobertura do CC cream não ser opaca, e por isso o tom não influenciar em demasia o resultado final, convém que o subtom seja o indicado para cada pele, evitando um ar doentio. Eu usei a cor clara, que corresponde ao meu tom de pele amarelado, e o resultado final foi bastante natural, quase nem conseguia ver onde já tinha espalhado, pois não havia diferença de tom para com a minha pele.

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  Depois de aplicado o CC é impercepível na pele. Ele não dá cobertura, por isso se tiverem borbulinhas ou manchas não as irá cobrir. No entanto, uniformiza o tom de pele e dá um aspecto mais radioso e saudável. A textura é bastante confortável e não deixou a minha pele mais oleosa ao longo do dia.

 Para quem, como eu, gosta de usar algo com cobertura, para disfarçar pequenas imperfeições ou manchinhas, provavelmente este não é o produto ideal. No entanto, para quem normalmente não usa maquilhagem este pode ser um bom hidratante de dia, já que confere bastante hidratação e proteção solar enquanto deixa a pele mais luminosa sem o efeito de maquilhagem e previne o envelhecimento.

 As interessadas podem encontrar o CC Cream da Eucerin (50ml) por cerca de 35€ em farmácias ou cerca 32€ aqui com envio gratuito.

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Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

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