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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Guia 2014 #1: Como comprar online?


Este ano estou a preparar um conjunto de posts com dicas para 2014, entre os quais consta este post, um post com dicas para alcançarem os vossos objectivos pessoais, um post com dicas para poupar, enfim, serão basicamente 2 meses recheados de dicas, visto que encontrarão um novo post todas as semanas, até que os temas se esgotem. De momento já pensei em 8 temas, pelo que dois meses de posts estão garantidos.

O tema desta semana é como comprar online, visto que é uma prática cada vez mais comum e permite-nos obter imensos produtos que não temos facilmente à disposição, mas é uma prática que continua a suscitar muitas dúvidas. Assim, hoje tentarei responder a essas dúvidas.

Em que lojas comprar online?

O maior problema da maioria das pessoas em comprarem online é terem medo de serem enganadas. A maioria das lojas online que pertencem a lojas físicas, como Zara, Fnac, Bershka, Oysho, Pull and Bear, Lush, etc, são obviamente de confiar, uma vez que pertencem a grandes empresas, sem qualquer interesse em enganar os seus clientes. Outras lojas, como Asos, Forever 21, Feelunique, Beautybay ou Amazon, por exemplo, são menos conhecidas por parte dos clientes portugueses, mas são também de confiança. Assim, a melhor forma de sabermos se uma determinada loja é de confiança é procurar opiniões online. Sempre que faço compras online, gosto de referir por aqui como correu, porque sei que isso ajuda leitoras que estejam interessadas em encomendar dessas lojas. Se virem boas críticas sobre uma loja, estão seguras. No caso de verem muitas críticas negativas ou não encontrarem ninguém a falar sobre essas lojas, o melhor é não arriscar. No caso das lojas de Facebook, é uma questão de tentarem saber quem gere a página, se a pessoa não tiver problema em mostrar-se, dizer quem é, provavelmente nao terão qualquer problema, como no caso da Hippie Lover ou da minha lojinha, mas se a pessoa se esconder muito não é bom sinal.

Já no caso das vendas em sites como o OLX, Coisas, Ebay, etc, é preciso um cuidado extremo. Estes sites não identificam os vendedores e não se responsabilizam por compras que corram mal, pelo que há imensas pessoas a vender falsificações ou a tentar enganar os clientes, pelo que aconselho cuidados redobrados ao comprar nestes locais.




Como saber se vou pagar taxas alfandegárias?

As encomendas feitas em lojas dentro da União Europeia não pagam qualquer taxa alfandegária, pelo que é sempre melhor fazer compras em lojas com sede na Europa. As compras em lojas situadas fora da UE podem estar sujeitas a taxas se forem de valor superior a 22€, também já não existe o estatuto de "encomenda presente", o que faz com que mesmo as encomendas que sejam enviadas como presentes podem ter de pagar taxas. No caso de isto acontecer, recebem uma carta da alfândega onde vos pedem para enviar, por carta ou e-mail, o recibo da compra e os vossos dados, e depois recebem a encomenda em casa com o valor a pagar, habitualmente correspondente ao valor do IVA. Há produtos que têm mais tendência a ficar retidos do que outros quando as encomendas estão a ser revistas. Sapatos, carteiras, etc, têm mais probabilidade de ficar retidos, já que habitualmente têm um valor maior, os trabalhadores da alfândega sabem que, à partida, a encomenda será mais de 22€. No caso de camisolas e peças no geral mais leves e fofas, é menos comum ficarem retidas, já que uma camisola pode não custar 22€. Não sei se estão a perceber a lógica...

Como pagar a minha encomenda?

As lojas Portuguesas, como a La Redoute, a Skin, a Spartoo, a Fnac, entre outras, permitem o pagamento por transferência bancária ou pagamento de serviços. Algumas lojas mais pequenas também oferecem pagamento por vale postal ou à cobrança. No entanto, as lojas estrangeiras não permitem este tipo de pagamento, uma vez que não estão situadas em Portugal, logo os pagamentos são encaminhados para o estrangeiro. Assim, nestas lojas podem habitualmente pagar com paypal, cartão de crédito ou MBnet. Deixo-vos um pequeno guia dos métodos de pagamento:

-> Transferência bancária: é-vos dado o NIB e o valor a pagar, pelo que devem ir ao multibanco ou homebanking fazer a transferência bancária.

-> Pagamento de serviços/compras: é-vos dada uma referência, uma entidade e o valor a pagar. Devem preencher o formulário no multibanco ou homebanking com essas informações para fazerem o pagamento.

-> Vale postal: o dono da loja para onde devem fazer o pagamento dá-vos um nome e uma morada para onde devem enviar um cheque dos CTT no valor da encomenda, que depois irá levantar aos correios. O vale postal terá de ser enviado nos correios e tem um custo associado, que ronda 1,50€.

-> À cobrança: só pagam quando recebem a encomenda. Este método de envio é muito raro, já que o proprietário da loja corre o risco de o cliente não levantar a encomenda e ficar, por isso, prejudicado com o valor gasto no envio e devolução.

-> Paypal: é o método mais seguro de fazer o pagamento em lojas internacionais. Está associado à vossa conta bancária ou cartão de crédito e, quando fazem compras online, o valor da compra é descontado. Podem ver como usar o paypal aqui.

-> Cartão de crédito: é diferente do cartão multibanco, já que deve ser adquirido no banco com um determinado plafond limite. Fazem as compras até esse plafond e vão pagando mensalmente. Não é seguro dar os dados do cartão de crédito na internet, pelo que é melhor usar o paypal.

-> MBnet: permite-vos "simular" um cartão de crédito, de forma a que o vosso pagamento seja descontado da vossa conta sem que os dados sejam revelados. Podem ler mais sobre este método aqui.



Quanto tempo vai demorar a minha encomenda?

Quando realizarem a vossa encomenda, é-vos dada uma previsão da data de entrega da encomenda, sendo que algumas lojas têm a opção de um envio mais rápido consoante o pagamento de mais um pouco. As lojas estrangeiras ou lojas que estão passíveis de encomenda a terceiros podem demorar mais a entregar as encomendas, por razões óbvias, as lojas em Portugal não costumam demorar mais de uma semana a entregar as encomendas. Verifiquem que dão a morada correcta na altura de encomendar, se a encomenda não for entregue por culpa de a morada estar incorrecta, a responsabilidade é vossa. Se passado o tempo de entrega previsto não receberem a encomenda, o ideal é contactarem a loja, de forma a saberem mais informações sobre a demora da encomenda, por vezes ocorrem imprevistos.

Como faço a minha encomenda?

Se viram o meu post sobre como comprar na Feelunique - aqui - já sabem como comprar online, já que todas as lojas funcionam de forma muito semelhante. Devem registar-se, para terem acesso ao site e poderem colocar os vossos dados, depois "passeiam" pela loja, vendo os produtos que gostam e adicionam ao carrinho. Quando terminarem a vossa visita, carregam no símbolo do carrinho e estão no checkout, onde podem confirmar todas as peças que adicionaram, confirmar os tamanhos se for o caso, e prosseguir para o envio e método de pagamento. A partir deste ponto é só seguirem o passo-a-passo que vos é dado. Irão depois receber uma confirmação da vossa encomenda e do pagamento, guardem essas informações até receberem a encomenda.

Como sei qual o preço dos portes de envio?

Habitualmente quando adicionam os produtos ao carrinho podem ver o valor dos portes de envio que foi adicionado ao carrinho. Muitas das lojas também têm informação na página frontal do valor dos portes e a partir de que valor os portes de envio são gratuitos. No caso de não conseguirem encontrar essa informação na primeira página, procurem o link para o "Customer Service", "FAQ", "Info" ou "Shipping Info", habitualmente no fundo da página do site em letras pequeninas, onde encontrarão todas estas informações.


Espero ter ajudado a tirar as vossas dúvidas sobre compras online. Pessoalmente sou fã deste tipo de compras, já que não temos todas as lojas disponíveis na zona onde vivo, e tenho tido sempre boas experiências com estes cuidados.

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