Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Técnicas de Maquilhagem #1: Como aplicar e escolher a base

Como escolher a base certa para mim? Como aplico a base? Aposto que todas as mulheres algumas vez já se depararam com estas questões! Assim, e como início de uma série de vídeos de técnicas de maquilhagem, venho hoje mostrar alguns truques de como escolher a base certa e de como a aplicar. Em relação à aplicação, expliquei tudo passinho a passinho no vídeo, claro que existem outras técnicas, mas esta é a que sempre funcionou melhor para mim. Relembro que nem todos os dias uso base, muitas vezes um BB é suficiente, mas nos dias em que uso é esta a técnica :)
Pincéis Real Techniques: aqui
Passando agora às dicas de como escolher a base ideal:
1. É importante saber qual o nosso tipo de pele (oleosa, seca, mista, etc), pois há bases diferentes para diferentes tipos de pele. Quem tem pele acneica deve ter especial atenção, aconselho a lerem este post;
2. Depois de saber o nosso tipo de pele, temos de saber que cobertura queremos: tenho muitas imperfeições? Ou só quero uma cobertura leve? Habitualmente é bom comprar uma base com mais cobertura, pois podemos usá-la por si ou, num dia em que queremos um efeito mais leve, podemos misturá-la com o hidratante;
3. É importante conhecer as necessidades da pele, saber quais são os maiores problemas. Se temos a pele sensível, podemos escolher uma base sem perfume, se temos a pele muito oleosa, escolhemos uma base oil-free, se temos acne escolhemos uma base para pele acneica, se temos manchas escolhemos uma base que as ajude a combater, e por aí em diante.
4. Outro factor extremamente importante é sabermos escolher o tom da base ideal para nós. É bom fazer o exercício de observar a nossa pele, perceber se ela tem um fundo mais amarelo (frio ou neutro-frio), mais rosado (quente), acastanhado (neutro-quente) ou neutro, de forma a escolhermos o tom ideal. Dentro dos tons, há depois cores, por exemplo: a base da MAC que usei no vídeo é na cor NC20 - NC=neutro-frio (neutral-cool) e 20 é a cor, sendo que pode ser mais escura ou mais clara (NC15, NC20, NC30, etc). Nem todas as marcas fazem a distinção entre tom e cor. O tom/cor da base deve corresponder ao tom do pescoço, de forma a ficar uniforme. 
5. Como sei que uma base funciona para mim? Depois de analisar as características específicas da pele e as suas necessidades é mais fácil escolher a base certa, no entanto só experimentando a base é que podemos ter a certeza se ela funciona para nós. Nas perfumarias e lojas profissionais, os maquilhadores costumam fornecer amostras ou, pelo menos, aplicam a base em nós, de forma a podemos usá-la durante o dia e avaliar o efeito e durabilidade na pele. No caso dos hipermercados e algumas farmácias, só mesmo comprando e experimentado. Ler reviews e opiniões de outras pessoas também pode ajudar a escolher o produto certo.
Por fim, quero partilhar os nomes das minhas bases líquidas preferidas, dentro das que já experimentei, e para quem as aconselho. Variam em termos de cobertura e acabamento.
MAC Studio Fix Fluid NC20 (pele oleosa)
Rimmel Wake Me Up Soft Beige (pele seca/normal)
Clinique Even Better 03 (pele com manchas)
MAC Studio Sculpt NW20 (pele normal/seca)
Vichy Dermablend Nude (cobertura muito alta)
L'Oreal True Match N1 (pele normal/mista)
Lancôme Teint Miracle 01 (pele seca/normal/mista)
Catrice All Matt Plus 020 (pele oleosa)

Espero que tenham gostado do post, se tiverem mais dúvidas por favor deixem nos comentários :)

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas