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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Como manter um bom nível de actividade física com pouco tempo?


Com o regresso às aulas e ao trabalho, muitas são as pessoas que não têm tempo para praticar actividade física. Com tanta matéria para estudar, os filhos e a roupa para cuidar ou muitas reuniões para planear, o tempo voa rápido. Com esta realidade chega também o sedentarismo, já que o exercício físico normalmente passa para último plano. Durante a nossa adolescência, muitas vezes nos queixamos das aulas de Educação Física, mas a verdade é que elas são uma excelente forma de nos mantermos activas sem termos de dispender mais tempo da nossa rotina diária do que aquele que as aulas já ocupam. Quando se chega à Universidade, a realidade é um pouco diferente e, nessa altura, possivelmente sentimos falta das aulas de EF! Hoje trago algumas dicas - maioritariamente as que uso pessoalmente - para manter algum nível de actividade física sem ter de passar horas no ginásio. Estas dicas não vão transformar o teu corpo num corpo de modelo, mas certamente te irão ajudar a ficar mais activa!

Exercício Cardiovascular




A componente cardiovascular do exercício é importante, uma vez que é aquela que vai acelerar o ritmo cardíaco, permitir ao corpo queimar gordura, etc. Assim, torna-se essencial introduzi-la na rotina diária! No meu dia-a-dia gosto de passear os meus cães, e sendo uma actividade que teria de fazer de qualquer forma, não está directamente a adicionar tempo extra à minha rotina. Normalmente levo cada um individualmente durante cerca de 20 minutos (o que dá um total de uma hora), já que cada um tem um ritmo, gosto e idade diferentes, pelo que cada um tem as suas necessidades! Nos dias em que chove e não os posso levar à rua, é quando opto pelo exercício na Elíptica, que é uma excelente aquisição, já que trabalha o corpo todo, gastando mais calorias. Existem outras formas de introduzir exercício cardiovascular na rotina diária:


 

Tonificação

Tonificar o corpo também é uma parte importante da actividade física, um corpo tonificado não só é mais atraente, como gasta mais energia (mesmo em repouso) devido ao facto de ser constituído por mais massa magra (músculo) do que massa gorda (gordura). Existem centenas e centenas de rotinas de exercícios para tonificar zonas específicas do corpo, mas também existe uma rotina do Tone It Up que permite tonificar todo o corpo em pouco tempo, pelo que adoro fazê-la logo pela manhã ou ao final do dia! São cerca de 10 minutos, que não roubam muito ao dia, mas fazem toda a diferença no corpo!


 

Alongamentos

Alongar também é muito importante, não só após a prática de exercício para evitar lesões, como também no dia-a-dia, para manter o corpo flexível. Podem optar por esta rotina de alongamentos ou então fazer os básicos tocar nos pés sem dobrar as pernas, estirar as costas, etc logo ao acordar.

 

Espero, com estas pequenas dicas, ter conseguido ajudar-vos a introduzir alguma actividade física no vosso dia-a-dia sem roubar muito tempo! Digam-me, o que costumam fazer?

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Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

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