Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Como cuidar a pele atópica


Recebo imensas perguntas de leitoras relativas à pele atópica. Desde criança que tenho pele atópica, pelo que achei que poderia fazer uma exposição sobre o que fui aprendendo ao longo dos anos. Não sou dermatologista, pelo que acho sempre essencial que consultem um dermatologista, até porque muitas vezes é necessária medicação. 

A pele atópica é uma pele que se caracteriza por ter uma composição anormal das camadas superficiais da pele, com falta de determinado tipo de gorduras, o que torna a pele mais seca e a função de defesa e de barreira deficiente. Esta deficiência determina, também, uma maior sensibilidade e reactividade a agentes externos que ocasionam respostas inflamatórias. Normalmente estas respostas apresentam-se sob a forma de dermatite atópica/eczema, podendo ser mais ou menos grave. Muitas vezes estas lesões provocam imensa comichão e descamação da pele, bem como vermelhidões.

A dermatite atópica costuma aparecer no primeiro ano de vida e diminui a incidência a partir dos 7/10 anos. O paciente pode não ter manifestações da doença durante a vida adulta, mas continua sempre a apresentar uma pele mais seca e extremamente reactiva. Os sintomas podem apresentar-se em todo o corpo, rosto e couro cabeludo.




Há diversos cuidados essenciais a ter com a pele atópica:

- Não tomar banho com água muito quente, que aumenta a secura da pele;

- Usar produtos de limpeza suaves, nomeadamente produtos sem sabão para o duche;

- Todos os produtos que entram em contacto directo com a pele, como gel de duche, champô, hidratante, etc, devem ter fórmulas ricas em ingredientes hidratantes, evitando químicos fortes;

- Os produtos naturais/orgânicos são boas opções para pessoas com pele atópica;

- Os cremes hidratantes devem ser sem perfume e relativamente gordurosos, para compensar a falha de gordura da pele;

- O creme hidratante deve ser aplicado, pelo menos, 2 vezes por dia, sendo que alguns pacientes sentem necessidade de aplicar 4 a 5 vezes por dia;

- Durante uma crise atópica o ideal será consultar um especialista, uma vez que normalmente é necessário recorrer a anti-histamínicos.

...

Estes são os cuidados básicos que devo recomendar, como sabem os produtos por cada pessoa utilizados devem ser avaliados por alguém com conhecimento nesta área, mas se quiserem posso fazer um post sobre os produtos que utilizo pessoalmente.

5 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, estudante de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook