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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Dicas para acelerar o metabolismo


Algumas pessoas podem comer tudo o que lhes apetecer sem engordar, a isso se chama um metabolismo extremamente rápido. Outras, ao invés, têm um metabolismo muito lento, o que faz com que a energia extra se acumule facilmente sob a forma de gordura. Sou uma dessas pessoas com metabolismo lento, pelo que recentemente tenho feito alguma pesquisa sobre como acelerar o metabolismo, fazendo com que este gaste mais calorias com a mesma quantidade de actividade. Do resultado dessa pesquisa, trago hoje algumas dicas para vocês.

1) Beber muita água. A água é essencial para transportar vitaminas e minerais e para eliminar toxinas, permitindo o bom funcionamento do intestino. A água fria/gelada ajuda a acelerar o metabolismo já que o organismo queima mais energia para a elevar à temperatura normal.

2) Ganhar músculo. Não é preciso virar culturista, mas o músculo (massa magra) naturalmente consome mais energia do que a gordura (massa gorda). Assim, um corpo com mais massa magra gasta mais calorias, até em repouso, do que um corpo com mais massa gorda.

3) Não passar muitas horas sem comer. Muitas horas sem comer desaceleram o metabolismo, uma vez que este sente que tem pouca energia e tem de a "guardar" para o caso de haver falta. Como não há falta, esta transforma-se depois em gordura.

4) Tomar um bom pequeno almoço. Depois de muitas horas de jejum, durante a noite, o organismo precisa de alimento para começar o dia com energia. O que não se consome ao pequeno-almoço acumula-se muitas vezes em calorias para o almoço, o que faz com que depois o corpo tenha menos tempo para gastar essas calorias e as acumule sob a forma de gordura, o facto de passarem várias horas até à primeira refeição do dia entra no tópico anterior. Consumir cereais integrais ricos em fibra e com pouco açúcar, sumos naturais, proteínas e um pouco de café é o ideal para o pequeno-almoço.


5) Dormir bem. O corpo precisa de 7 a 8 horas de sono por dia para que repouse e recupere energias. Ao dormir pouco temos menos energia, andamos mais cansadas e com o humor em baixo. Tudo isto leva a um aumento na vontade de comer doces e a um metabolismo mais lento.

6) Optar por gorduras saudáveis. Fazer demasiados fritos ou usar muitos molhos/temperos aumenta a quantidade de gorduras ingeridas, algumas que muitas vezes não são correctamente absorvidas/transformadas em energia e se acumulam como gordura. Por outro lado, comer produtos grelhados e utilizando temperos mais saudáveis, como o azeite, levam a que o corpo processe melhor os alimentos e se mantenha mais activo.

7) Fazer exercício durante, pelo menos, 30 minutos. Tal como ganhar músculo é importante, praticar exercício também o é. Durante 1 a 3 horas depois de realizar uma actividade física moderada a intensa, o organismo continua a queimar calorias mais activamente do que quando está em repouso, mesmo não estando já a praticar essa mesma actividade.

8) Ajustar a refeição à hora do dia. Já diz o ditado: Toma o pequeno-almoço como um rei, almoça como um príncipe e janta como um pobre. O pequeno-almoço e o almoço são as refeições mais importantes do dia, com o passar das horas o metabolismo vai ficando mais lento, pelo que devemos também reduzir a quantidade de alimentos ingerida.


9) Escolher bons alimentos. Por fim, há alimentos que naturalmente ajudam a acelerar o metabolismo. Alguns bons exemplos são a pimenta vermelha (3 gramas por dia aumentam o metabolismo em 15%), o chá verde (estimula a utilização de gordura como fonte de energia), a canela (com alto teor de cálcio, é essencial para aumentar o metabolismo basal), o gengibre (que pode aumentar em 10% o consumo calórico) e o ómega 3 encontrado no peixe (que aumenta o metabolismo basal e reduz a retenção de líquidos).

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Estas são as minhas dicas para todas vocês que, como eu, têm o metabolismo lento. Espero que dê uma ajuda :)

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Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

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