Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Há ou não há testes em animais na UE?


A 11 de Março de 2013 a União Europeia proibiu, para sempre, qualquer tipo de teste em animais para produtos cosméticos. Até então, muitas eram as marcas que testavam os seus produtos ou ingredientes em animais, o que hoje em dia se pode evitar na maioria das situações através da realização de outros tipos de testes, apesar de esta opção ser mais dispendiosa para as empresas. 

Esta nova lei imposta pela União Europeira basicamente significa que nenhuma marca para poder vender dentro da UE pode testar produtos, ingredientes ou fórmulas de novos produtos em animais. Os produtos produzidos anteriormente a esta lei não estão afectos a esta imposição, uma vez que já foram fabricados e lançados no mercado, mas nenhum novo produto pode entrar no mercado da União Europeia se tiver sido testado em animais, nem as marcas podem continuar a efectuar este tipo de testes. 

No entanto, na China os testes em animais são obrigatórios, o que significa que marcas que vendem os seus produtos na UE não os testando em animais, terão de os testar em animais para poderem vender na China. A isto é o que eu chamo um pau de dois bicos. No entanto é bom saber que pelo menos os produtos que nós, Portugueses, iremos comprar não serão testados em animais. Levanta-se, no entanto, a questão das lojas dos Chineses (por exemplo), que importam todos os seus produtos da China e, por isso, importam produtos testados em animais. A ideia da UE é proibir também a importação de produtos produzidos fora da UE que tenham sido testados em animais, mas não tenho ainda um esclarecimento para vos dar acerca deste tópico.


É sempre bom comprar produtos Cruelty-free. Um produto com esta marca significa que nenhum animal sofreu qualquer dano para que o produto seja obtido, ou seja, não houve crueldade para com os animais para a obtenção daquele produto. No entanto até aqui nem sempre era fácil saber que marcas testavam ou não os seus produtos em animais, sendo que algumas marcas estavam constantemente a entrar e sair das listas de empresas amigas dos animais, confesso que na maioria das vezes até eu tinha dificuldade em saber que marcas escolher. Com esta nova regra torna-se mais simples saber que marcas comprar ou, pelo menos, ter a certeza que de futuro nenhum novo produto fará sofrer os animais.

Ainda assim, hoje deixo-vos uma lista de marcas conhecidas em Portugal que são verdadeiramente amigas dos animais e que podem comprar sem qualquer problema, ou seja, marcas que não testam na UE nem em nenhuma parte do mundo. Infelizmente a lista tem vindo a diminuir cada vez mais devido ao facto de a maioria das marcas quererem vender os seus produtos na China. Para elaborar esta lista fiz pesquisa na PETA, na Leaping Bunny e na Go Cruelty Free, 3 organizações defensoras dos animais. No entanto, há marcas Portuguesas e Europeias que não constam das listas, visto estas serem maioritariamente de produtos internacionais. 


Marcas conhecidas em Portugal que não testam em animais (apenas as reconhecidas pelas organizações acima referidas): Adolfo Dominguez, Agatha Ruiz de La Prada, Agua Brava, Aveda, Bare Escentuals, Brummel, Burt's Bees, C-THRU, Carmex, Conair, Coola Suncare, Dermalogica, Dr.Bronner's, ELF Cosmetics, Eco Tools, Faith in Nature, Benecos, GOSH Cosmetics, Jason Natural Cosmetics, John Masters Organics, Lime Crime, Liz Earle, LUSH Cosmetics, Massimo Dutti, Natracare, NYX, Smashbox, Stila Cosmetics, The Body Shop, Too Faced Cosmetics, Urban Decay, Yes To Carrots, Zara, Bulldog, Montagne Jeunesse, Neal's Yard Remedies, Badger Balm e Balm Balm.

As lojas que estão disponíveis para compra online têm um link associado, basta clicarem na palavra para irem para o site :) Estou também a tentar trazer algumas destas marcas para a Moda&Beleza Store pelo que talvez haja novidades em breve :)

9 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas