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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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Especial em Forma #32 - Cuidados Pré-Mamã


Este é um tópico que, provavelmente, não será do interesse de todas as leitoras do blog, mas sei que algumas das minhas leitoras se preparam para ser mamãs, e pode também ser uma ajuda a qualquer outra pessoa, informação nunca é demais :) Quero desde já referir que este post não transmite qualquer experiência pessoal, é apenas o resultado da minha pesquisa sobre o tema.

Quando nos preparamos para trazer ao mundo um novo ser, muitas são as alterações que o corpo da mulher sofre e muitos são, também, os perigos que os bebés podem passar com o uso de determinados cosméticos. Assim, o post de hoje irá dar uma ajuda tanto no âmbito dos cuidados cosméticos, como de dieta e exercício.

Dieta e Exercício

A recém-mamã Diana Chaves referiu, recentemente, numa entrevista que "A gravidez é uma desculpa para as mulheres engordarem 20kg". Enquanto perceba a mensagem que ela quer transmitir, penso que a forma como o fez não é correcta. Algumas mulheres, sem tendência para engordar, poderão apenas ganhar o peso do bebé (e líquido amniótico) e mais meia dúzia de quilos, mas a verdade é que para as mulheres com mais tendência para engordar pode ser difícil controlar tão bem o peso que se ganha. O excesso de peso adquirido durante a gravidez pode, entre outros problemas, ser um dos causadores da Depressão Pós-Parto já que muitas mulheres, para além de toda a nova realidade que se instala com a chegada de um bebé, podem não se sentir felizes com o seu corpo e agravar os sintomas de depressão.

O ideal será, portanto, ter cuidados desde o início da gravidez. No que toca à alimentação, está provado que a Dieta Mediterrânica é das melhores para as futuras mamãs (podem ler mais sobre o tópico aqui), mas acho que o essencial é comer um pouco de tudo, evitando os alimentos especialmente alérgenos (podem ler mais sobre o tópico aqui) e evitando os exageros. Não, quando se está grávida não é preciso comer por dois, é preciso comer o essencial, mantendo a mesma ingestão calórica habitual e aumentando essa ingestão em 200 calorias diárias nos últimos 3 meses. Nos últimos 3 meses também é comum as grávidas sofrerem de azia e má digestão, pelo que é essencial ter especial atenção aos alimentos ingeridos. Pode também ser necessário tomar alguns suplementos nutricionais, pelo que aconselho a visita a um nutricionista de forma a obter algumas recomendações personalizadas.

Quanto ao exercício, é necessário desfazer o mito de que as grávidas não se podem exercitar. As grávidas podem, e devem, fazer exercício. Há exercícios básicos, como caminhar e nadar, que todas as futuras mamãs podem fazer diariamente (o que também ajuda a controlar o aumento do peso) e há depois exercícios específicos que podem fazer em casa e/ou no ginásio (em caso de dúvida, o melhor será consultar um Personal Trainer num ginásio). Deixo-vos um plano de exercícios para fazer em casa ou no ginásio até aos 6 meses de gravidez:


Outro factor muito importante é o pré-gravidez: se estão a planear engravidar o ideal será começarem a preparar-se também fisicamente. Tentem estar na vossa melhor forma física de sempre: abdominais fortes irão ajudar a suportar o peso da barriga e recuperar mais rapidamente depois do parto, costas fortes ajudam a manter a postura e suportar o peso, pernas fortes ajudam a ter menos dificuldade em caminhar, e por aí em diante, além de que tornam a recuperação pós-parto mais fácil e ajudam o corpo a não se tornar demasiado fraco muscularmente durante os meses de gravidez, onde o impacto do exercício é reduzido.

 

Cuidados cosméticos

 A querida Andreia, da EcoEscolhas, ajudou-me (a pedido meu, não de forma patrocinada/publicitária) a elaborar uma lista dos ingredientes mais perigosos para as futuras mamãs e os seus bebés: "O que a mamã coloca na pele é absorvido e muitos destes químicos passam para o bebé, por isso nunca é demais ter algum cuidado com o que se coloca na pele.". A Andreia recomenda "Usar um creme anti-estrias livre de químicos e preferencialmente de ingredientes derivados de petróleo como a parafina ou os óleos minerais. Não usar tinta no cabelo, ou tentar usar tintas naturais (a henna é a mais natural) e tentar usar verniz livre dos químicos mais perigosos, assim como as lacas do cabelo.". Assim, os ingredientes mais perigosos a evitar são:

- Parabenos: é um disruptor hormonal e para além das ligações ao desenvolvimento de tumores, algumas pesquisas começam a mostrar ligações a defeitos no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino.

- Retinol A ou Retinyl Palmitate: uma forma de vitamina A, muito usado nos cremes anti-rugas e alguns cremes para o acne. Aconselha-se a evitar pois alguns estudos indicam que altas doses de vitamina A podem prejudicar o feto.

- Ftalatos (mais comum encontrar como DBP ou Dibutyl phtalate):  muito comum no verniz e pode fazer parte da fragrância do produto e assim não estar listado na lista de ingredientes. Mais comum em verniz, desodorizante, laca de cabelo e perfume.

 

O que a mamã coloca na pele é absorvido pelo bebé e pode ser, depois, encontrado no sangue do bebé. Está também a ser estudada a possibilidade de a presença destes químicos afectarem o desenvolvimento e aprendizagem das futuras crianças. Para além dos produtos usados pela mãe, é também necessário ter em atenção os produtos utilizados depois pelas crianças, já que também estes podem conter químicos. Assim, eu recomendaria o uso de produtos orgânicos/biológicos, provenientes de lojas de confiança, onde os proprietários se preocupem em realmente escolher os produtos que contêm os melhores ingredientes e estão livres dos mais perigosos. Na EcoEscolhas encontram uma grande selecção para mamã e bebé, que podem consultar aqui. Acreditem, os químicos são um perigo real e podem ver vários vídeos sobre esta temática aqui.

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