Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

Especial em Forma #32 - Cuidados Pré-Mamã


Este é um tópico que, provavelmente, não será do interesse de todas as leitoras do blog, mas sei que algumas das minhas leitoras se preparam para ser mamãs, e pode também ser uma ajuda a qualquer outra pessoa, informação nunca é demais :) Quero desde já referir que este post não transmite qualquer experiência pessoal, é apenas o resultado da minha pesquisa sobre o tema.

Quando nos preparamos para trazer ao mundo um novo ser, muitas são as alterações que o corpo da mulher sofre e muitos são, também, os perigos que os bebés podem passar com o uso de determinados cosméticos. Assim, o post de hoje irá dar uma ajuda tanto no âmbito dos cuidados cosméticos, como de dieta e exercício.

Dieta e Exercício

A recém-mamã Diana Chaves referiu, recentemente, numa entrevista que "A gravidez é uma desculpa para as mulheres engordarem 20kg". Enquanto perceba a mensagem que ela quer transmitir, penso que a forma como o fez não é correcta. Algumas mulheres, sem tendência para engordar, poderão apenas ganhar o peso do bebé (e líquido amniótico) e mais meia dúzia de quilos, mas a verdade é que para as mulheres com mais tendência para engordar pode ser difícil controlar tão bem o peso que se ganha. O excesso de peso adquirido durante a gravidez pode, entre outros problemas, ser um dos causadores da Depressão Pós-Parto já que muitas mulheres, para além de toda a nova realidade que se instala com a chegada de um bebé, podem não se sentir felizes com o seu corpo e agravar os sintomas de depressão.

O ideal será, portanto, ter cuidados desde o início da gravidez. No que toca à alimentação, está provado que a Dieta Mediterrânica é das melhores para as futuras mamãs (podem ler mais sobre o tópico aqui), mas acho que o essencial é comer um pouco de tudo, evitando os alimentos especialmente alérgenos (podem ler mais sobre o tópico aqui) e evitando os exageros. Não, quando se está grávida não é preciso comer por dois, é preciso comer o essencial, mantendo a mesma ingestão calórica habitual e aumentando essa ingestão em 200 calorias diárias nos últimos 3 meses. Nos últimos 3 meses também é comum as grávidas sofrerem de azia e má digestão, pelo que é essencial ter especial atenção aos alimentos ingeridos. Pode também ser necessário tomar alguns suplementos nutricionais, pelo que aconselho a visita a um nutricionista de forma a obter algumas recomendações personalizadas.

Quanto ao exercício, é necessário desfazer o mito de que as grávidas não se podem exercitar. As grávidas podem, e devem, fazer exercício. Há exercícios básicos, como caminhar e nadar, que todas as futuras mamãs podem fazer diariamente (o que também ajuda a controlar o aumento do peso) e há depois exercícios específicos que podem fazer em casa e/ou no ginásio (em caso de dúvida, o melhor será consultar um Personal Trainer num ginásio). Deixo-vos um plano de exercícios para fazer em casa ou no ginásio até aos 6 meses de gravidez:


Outro factor muito importante é o pré-gravidez: se estão a planear engravidar o ideal será começarem a preparar-se também fisicamente. Tentem estar na vossa melhor forma física de sempre: abdominais fortes irão ajudar a suportar o peso da barriga e recuperar mais rapidamente depois do parto, costas fortes ajudam a manter a postura e suportar o peso, pernas fortes ajudam a ter menos dificuldade em caminhar, e por aí em diante, além de que tornam a recuperação pós-parto mais fácil e ajudam o corpo a não se tornar demasiado fraco muscularmente durante os meses de gravidez, onde o impacto do exercício é reduzido.

 

Cuidados cosméticos

 A querida Andreia, da EcoEscolhas, ajudou-me (a pedido meu, não de forma patrocinada/publicitária) a elaborar uma lista dos ingredientes mais perigosos para as futuras mamãs e os seus bebés: "O que a mamã coloca na pele é absorvido e muitos destes químicos passam para o bebé, por isso nunca é demais ter algum cuidado com o que se coloca na pele.". A Andreia recomenda "Usar um creme anti-estrias livre de químicos e preferencialmente de ingredientes derivados de petróleo como a parafina ou os óleos minerais. Não usar tinta no cabelo, ou tentar usar tintas naturais (a henna é a mais natural) e tentar usar verniz livre dos químicos mais perigosos, assim como as lacas do cabelo.". Assim, os ingredientes mais perigosos a evitar são:

- Parabenos: é um disruptor hormonal e para além das ligações ao desenvolvimento de tumores, algumas pesquisas começam a mostrar ligações a defeitos no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino.

- Retinol A ou Retinyl Palmitate: uma forma de vitamina A, muito usado nos cremes anti-rugas e alguns cremes para o acne. Aconselha-se a evitar pois alguns estudos indicam que altas doses de vitamina A podem prejudicar o feto.

- Ftalatos (mais comum encontrar como DBP ou Dibutyl phtalate):  muito comum no verniz e pode fazer parte da fragrância do produto e assim não estar listado na lista de ingredientes. Mais comum em verniz, desodorizante, laca de cabelo e perfume.

 

O que a mamã coloca na pele é absorvido pelo bebé e pode ser, depois, encontrado no sangue do bebé. Está também a ser estudada a possibilidade de a presença destes químicos afectarem o desenvolvimento e aprendizagem das futuras crianças. Para além dos produtos usados pela mãe, é também necessário ter em atenção os produtos utilizados depois pelas crianças, já que também estes podem conter químicos. Assim, eu recomendaria o uso de produtos orgânicos/biológicos, provenientes de lojas de confiança, onde os proprietários se preocupem em realmente escolher os produtos que contêm os melhores ingredientes e estão livres dos mais perigosos. Na EcoEscolhas encontram uma grande selecção para mamã e bebé, que podem consultar aqui. Acreditem, os químicos são um perigo real e podem ver vários vídeos sobre esta temática aqui.

2 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D