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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão

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Especial em Forma #30 - Dicas para manter a motivação de ficar em forma


O post de hoje não será muito longo e prende-se com algumas dicas de motivação. Sei que quando se está a tentar ter uma vida mais saudável, seja para emagrecer, engordar ou simplesmente ter uma vida mais longa e, claro está, saudável, nem sempre é fácil manter a motivação, especialmente quando grandes mudanças de hábitos estão envolvidas no processo. Assim, deixo-vos algumas dicas para que a motivação se mantenha sempre presente, mas lembrem-se, tudo parte da força de vontade de cada um, sem termos força de vontade de nada nos adianta a motivação. E quanto à força de vontade não há dicas ou truques a ensinar, cada um tem de a encontrar dentro de si próprio.

1) As metas devem ser estruturadas a curto e a longo prazo. Imaginemos, por exemplo, que querem perder 20kg. É impossível fazê-lo em duas semanas, pelo que esse deverá ser um plano a longo prazo, que pode envolver meses ou até anos. No entanto, é necessário ter metas a curto-médio prazo, para irmos vendo resultados e concretizarmos objectivos, o que vai ajudar a manter a motivação. Um exemplo de uma meta a curto prazo é, por exemplo, perder meio quilo por semana.

2) Visitar blogs/sites e falar com amigos onde tópicos relacionados com o objectivo que se tem são abordados pode ser muito motivador. Nos blogs e sites podemos sempre encontrar novas ideias, para mudar um pouco a rotina, enquanto um amigo ou familiar próximo nos pode ajudar e motivar quando estamos mais abatidos.

3) Ter uma agenda/diário onde se aponte todos os progressos, como quanto peso foi perdido/ganho em cada semana, bem como as medidas de cintura, anca, etc, pode ajudar a manter a moral em cima, já que temos mais noção dos progressos que são feitos. Uma outra ideia para enriquecer esta agenda/diário é colocar imagens inspiradoras, que nos façam ter vontade de continuar a trabalhar.




4) Fazer exercício é um sacrifício para muitas pessoas. Se for o caso, é aconselhável fazer exercício logo pela manhã ou introduzi-lo durante o dia, andando mais a pé, utilizando as escadas em vez do elevador, etc, uma vez que ao final do dia costumamos estar já mais cansados e, se a motivação não for muita, será ainda menor ao final de um dia de trabalho.

5) Pensar nos benefícios que uma vida saudável tem pode também ser uma excelente ajuda. Ainda nas últimas semanas partilhei aqui no blog todos os benefícios que alguns alimentos podem trazer para a saúde e, quando penso nisso, sinto-me de imediato mais motivada a levar uma alimentação saudável. Sabemos também que seremos menos propenços a doenças cardíacas, mentais e cancros, para além de nos mantermos fisicamente capazes.

6) Os objectivos que estabelecemos devem ser realistas. Se somos uma pessoa com uma estrutura mais larga, não podemos querer ser como a Kate Moss. Cada um de nós tem a sua própria estrutura corporal, pelo que imagens de outras pessoas podem-nos servir de inspiração mas não devem ser o nosso objectivo. Cada um de nós tem de trabalhar o seu próprio corpo, tornando-o no melhor que ele possa ser, e não no corpo de alguém que "idolatramos".

7) Acreditarmos em nós e nas nossas capacidades também é extremamente importante. Se não acreditarmos que conseguimos deitamos logo por terra a possibilidade de isso acontecer. Já diz a célebre frase "Os vencedores nunca desistem e os desistentes nunca vencem!". Quando houver um novo desafio pela frente, seja maior ou mais pequeno, temos de o enfrentar com espírito positivo e trabalhar para o alcançar.

...

Estas são as minhas dicas breves para manter a motivação. Há alguma dica que queiram partilhar? :)

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