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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

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"Especial em Forma" - #4

Olá queridas! Como prometido aqui estou hoje para vos falar de snacks que podem levar convosco para todo o lado, e assim evitarem comer "porcarias" entre as refeições. Já vimos que os petiscos são os piores inimigos da dieta, e já todas passámos por uma situação em que estávamos cheias de fome e a única coisa que encontramos para comer é um bolo na pastelaria mais próxima. As dicas de hoje vão ajudar-te a evitar essas situações, já que ao teres sempre um ou dois snacks contigo evitas cair nesses erros alimentares e poupas algum €€€.

- Bolacha Maria + iogurte. No supermercado encontras caixas de pacotes individuais de bolacha Maria, que é excelente para trazer na carteira. A bolacha Maria tem calorias, mas é uma bolacha simples que ajuda a preencher os buraquinhos no estômago. Acompanhadas de um iogurte magro, de preferência sólido, dá a sensação de conforto ao estômago.

- Barras de cereais integrais. Não são a melhor opção, já que alguns cereais integrais continuam a ter imenso açúcar, mas são uma opção fácil e prática de trazer sempre na carteira, já que nunca sabemos se não vamos precisar de comer alguma coisa (ataques de fome repentinos são mais comuns do que o que se imagina).

- Fruta. A fruta é uma excelente opção para comer entre as refeições, já que tem açúcar (quantas de nós não adoram açúcar?), mas é um açúcar saudável. As opções são muitas e se a desculpa é que não vais estar a cortar ou descascar fruta na escola/trabalho/etc, podes sempre fazer isso em casa e levar um pequenino tupperware :)

- Leite branco/simples. Um copo de leite ou um iogurte magro por vezes é suficiente para tapar aquele buraquinho no estômago. Muitas pessoas alinham em determinadas dietas onde o leite não é permitido mas isso não é muito aconselhável, já que o leite é uma grande fonte de cálcio e vitamina D, essenciais para um crescimento e desenvolvimento saudável e para a manutenção de ossos fortes. Os pacotes individuais de 200ml são óptimos para levar para todo o lado.

- Bolachas de milho. Vocês já me ouviram falar destas bolachas mais do que uma vez, podem ver aqui onde comprar, e elas são realmente óptimas para quem tem aquele vício de ir petiscando. Muitas vezes comemos pacotes de batatas fritas porque queremos ir petiscando, pouco a pouco, e nesse caso estas bolachinhas são uma opção muito mais saudável. No Continente existem as grandes e existem os pacotes para levar, por isso é uma questão de escolher :)

- Pão. Comer entre 25 a 50g de pão (dependendo se tem conduto ou não) ajuda a satisfazer o apetite, e como é algo que tem de se trincar e ir mastigando, ajuda a uma maior sensação de saciedade. O melhor pão para comer é o mistura porque para além de ter uma maior variedade de cereais, é o que tem menos sal, gordura e fermento.

Claro que para além destas, haverá outras opções que vada um de nós poderá ter em mente. O ideal, em termos de calorias, é um máximo de 150kcal para quem quer emagrecer e 300kcal para quem quer engordar por cada snack, sendo que é recomendado um snack a meio da manhã e um snack a meio da tarde. Para quem tem de comer algo antes de dormir, as melhores opções são o leite e as bolachas maria + iogurte. E não se esqueçam de beber muita água, é usual as pessoas confundirem sede com fome :)

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