Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Testes em animais

Todos os anos, milhares de novos cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal são lançados no mercado. Potencialmente, muitos deles foram testados em animais em vários estágios do seu desenvolvimento. Antes de aparecerem nas estantes do supermercado, esses produtos passam por um longo e complexo processo de experiência que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à acção de gases em testes ultrapassados e desnecessários.
Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança dos produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos. O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da companhia perante um possível caso de acção judicial movida por um consumidor.
Produtos comprovadamente tóxicos que foram testados em animais são regularmente introduzidos no mercado. Não importa a quantidade de testes aplicados em animais; isso não altera o facto de que muitos desses produtos são danosos se ingeridos ou se utilizados inadequadamente. Além disso, muitos desses produtos não fornecem informações sobre os tratamentos efectivos em casos de danos de saúde..
Em 1998, a Inglaterra decretou a proibição de testes em animais no processo de fabricação de cosméticos. É um importante passo no caminho da libertação daqueles que nada fizeram para merecer tamanha crueldade.

Penso que a solução deste problema não passa só por deixar de comprar marcas que não testam em animais, mas também de abordar o problema de forma não violenta. Muitas pessoas dizem "ah como és capaz de comprar isso, etc etc" pois isso é uma forma violenta de abordar o assunto. Cada um tem a sua forma de pensar e é livre de comprar o que quiser, sendo que deve ter consciência de se está a fazer algo correcto ou não. É compreensível que muitas vezes acabemos por comprar produtos com testes em animais, ou porque o médico recomenda ou porque é aquele que podemos comprar... eu acho que o correcto é sempre que pudermos comprar produtos que não venham de empresas que usem testes em animais, mas quando tem de ser...

Outro grande problema desta questão é os testes feitos em humanos... muita gente diz que os humanos só vão para fazer testes porque querem, mas questão não é bem assim, muitas vezes pessoas ficam em situações que as obrigam a tal... um campo ainda com muito para desvendar.

 

Marcas que testam em animais:

Acuvue

Air Wick

Aquafresh

Aussie

Aveeno

Axe

Bic

Biotherm

Braun

Cacharel

Calgon

Carefree

Clairol

Clearasil

Colgate

Coppertone

Dove

Garnier

Gucci

Helena Rubinstein

Herbal Essences

Hugo Boss

Johnson & Johnson

Kiehl's

Lancôme

Max Factor

Neutrogena

Olay

Pantene

Ralph Lauren

Redken

ROC

Sensodyne

Shu Uemura

Veet

Woolite

 

Marcas que NÃO testam em animais

Amazing Cosmetics

Amazon Premium Products

Andrea

Ardell

Aussie Mineral Makeup

Aveda

Avon

Bath & Body Works

Bobbi Brown

The Body Shop

Carmex

Caudalie

Clarins

Clinique

Cover FX Skin Care

C-THRU

Dermatológica

E.L.F.

Eco Tools

Estée Lauder

Faith Products

Green Beauty

Green Forest

Hawaiian

Hard Candy

Hello Kitty

Juice Beauty

La Mer

L'Occitane

Lush

M.A.C.

Malibu Sun

Mary Kay

Nutri-Cell

NYX

O Boticário

OPI

Oriflame

Origins

Palmer's

Physicians Formula

Pomegranate Body

Prestige

Revlon

Smashbox

South Beach Skincare

Stila

Talika

Tarte Cosmetics

Tommy Hilfiger

Too Faced

Urban Decay

Victoria's Secret

Wet N Wild

Yes to Carrots

 

Estas são as marcas mais conhecidas divulgadas pela PETA. Muitas outras há ainda por investigar e saber se realizam ou não esses testes.

2 comentários

Comentar post

A Blogger

Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pinterest

YouTube

Instagram

@claudiagusmao

Facebook

Lojas