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Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Moda e Beleza

by Cláudia Gusmão since 2006

Adeus 2010. Feliz 2011 :)

Aqui ficam os meus votos para uma entrada muito feliz em 2011, despeçam-se de 2010 agradecendo tudo o que ele vos proporcionou de bom e tentando esquecer o que foi mau, também com o objectivo de melhorar dia após dia. Afinal o 1 de Janeiro é só o dia depois do 31 de Dezembro, mas é um novo ano que começa e que pode vir recheado de boas surpresas. E eu espero mesmo que 2011 me surpreenda e me traga a mim e a todas as pessoas um pouco mais de calma, paz, amor e felicidade :) Entrem com o pé direito (como se costuma dizer) e que 2011 seja um ano em grande, afinal hoje é o último dia de 2010.

Arrumar o saco para o fim-de-semana

Quem estuda fora ou vai passar muitos fins-de-semana fora sabe bem como é a rotina de estar sempre a arrumar e a desarrumar o saco, bem como o que levar, já que não é suposto andarmos carregadas de coisas. Assim sendo, decidi fazer umas listinhas para ajudar, tal como tinha prometido :)

É preferível, se puderes, teres uma malinha de fim-de-semana com rodas (aquelas de tamanho mais pequeno) pois são mais fáceis de transportar de um lado para o outro (principalmente para quem corre atrás de autocarros) do que os sacos. Tenta ainda levar tudo o que precisas dentro da mala, assim evitas andar com mais sacos às costas. As roupas que levares devem, dentro do possível, combinar umas com as outras, para poderes fazer vários conjuntos :)

Carteiras pretas e camel

E para combinar com o calçado porque não umas carteiras? As que mostro em cima são todas da Pull and Bear, mas existem imensas lojas como Zara, Blanco, Bershka, H&M, Segue, etc, que têm carteiras lindíssimas e agora com os saldos muito mais baratas :) Uma boa dica é quando fores comprar a carteira levares o calçado que mais tencionas usar com ela ou então comprares ambos no mesmo dia, assim tens a certeza de que combinam na perfeição :) Nas tendências de hoje não é obrigatório que calçado e carteira tenham a mesma cor como se via há uns anos, mas é sempre bom quando existe alguma harmonia :) Deves ter pelo menos uma carteira de tamanho médio para o dia-a-dia (onde podes levar tudo o que mais precisas) e uma mais pequenina para sair à noite ou ir dar uma volta com as amigas. Aproveita os saldos e compra uma das tendências da estação!

Tendências calçado

O Inverno ainda há pouco começou e parece que a chuva e o frio vieram para ficar, pelo menos, até Fevereiro. Por isso, e tendo em atenção aproveitar agora os saldos, nada como saber quais as maiores tendências e, por isso mesmo, no que investir.  Em termos de grandes tendências destacam-se as botas clog (1 - Pull and Bear), as botas de montar (2 - Pull and Bear), as botas com pêlo (3 - Blanco), os sapatos oxford (4 - Pull and Bear), as sabrinas (5 - Zara), as botas militares com ou sem salto (6 e 7 - Zara), as botas motard (9 - Zara), as sapatilhas e botas de montanha (8 e 11 - Timberland) à volta das quais houve uma grande polémica sobre a qual não me vou pronunciar porque acredito que cada um é livre de usar o que mais gosta, e as botas UGG (10 - UGG Australia). O ideal é escolher os tons que melhor condizem com as tuas peças de roupa - o preto, castanho e camel são sempre apostas seguras, deves ainda ter em atenção que te sintas confortável no modelo que escolheres. E não caias no erro de comprar se o tamanho não for o indicado para ti, vai-te custar muitas dores de pés no futuro!

Rotina de exercícios - programa 2011

Sempre que mais um ano chega ao fim e começam os projectos e planos para o novo ano, um projecto está sempre na lista de todas (ou quase) raparigas: fazer mais exercício para conseguir um corpo mais tonificado. Acontece que depois do projecto inicial muitas são as razões (muitas vezes sem desculpa) que as levam a desistir: falta de tempo, preguiça, ginásio caro, etc.. Por isso hoje vou dar-vos umas dicas de como podem pôr esse projecto em prática sem as típicas desculpas, passo-a-passo, sem esforço, todos os dias.

Primeiro que tudo é preciso ter noção de que o exercício deve ser praticado no mínimo 3x por semana, mas se estás a tentar emagrecer deves fazê-lo 5x por semana. Os treinos que te vou sugerir podem perfeitamente ser feitos 5 vezes por semana sem qualquer risco para a saúde, tem em atenção que deves deixar um dia de intervalo entre cada 2 a 3 dias seguidos a fazer exercício.

1. Alongar (5min)

Alongar é muito importante para evitar lesões nos músculos, são passos simples que deves repetir 2 a 3 vezes cada durante cerca de 10/15s:

1. Roda o pescoço, a cintura, os joelhos, os tornozelos e pulsos;

2. Junta os pés e, sem dobrar as pernas, tenta chegar com as mãos ao chão (ou o mais longe que conseguires);

3. Senta-te no chão, abre as pernas ao máximo e, sem as dobrar, tenta tocar com as mãos para a frente o mais longe que conseguires;

4. Senta-te no chão com as pernas cruzadas e inclina o braço direito para o lado esquerdo por cima da cabeça e vice-versa;

5. Com uma mão apoiada na parede eleva o outro pé e tenta tocar no rabo, dando uma ajuda com a mão (puxa mesmo a perna) até sentires uma ligeira dor, aguenta a posição e troca de perna.

2. Exercício anaeróbio (15min)

Só se começa a queimar gordura ao fim de cerca de 20/30 minutos depois de se ter começado o exercício, por isso é melhor investir primeiro nos exercícios que ajudam a fortalecer os músculos e só depois fazer o exercício aeróbio que, esse sim, ajuda a queimar gordura. Por isso, para começar deves seguir o seguinte plano:

1. Faz este exercício de abdominais como mostra o video, em 5minutos consegues fortalecer todos os músculos do abdómen e costas;

2. Faz duas séries de 10 exercícios destes, vão ajudar-te a cuidar do teu traseiro ;) haha;

3. Faz duas séries de 10 flexões (atenção: não vale empinar o rabo nem fazer muito rápido, se ao início tiveres muita dificuldade apoia os joelhos no chão);

4. Faz agora duas séries de 10 agachamentos, para te ajudar a fortalecer os músculos das pernas e ao mesmo tempo preparar para a corrida que se segue.

Tem em atenção que o importante não é fazer muitos ou muito rápido, é fazer bem. Deves proteger o local onde te vais apoiar para fazer os exercícios, usa uma colchoneta, um cobertor ou um tapete, desde que seja confortável e não tenha pó.

3. Exercício aeróbio (20min)

O melhor exercício aeróbio que podes fazer para queimar gordura e manter o corpo e a mente saudáveis é correr. Se tiveres uma passadeira óptimo, porque podes fazê-lo mesmo quando está a chover, caso contrário opta por correr ao ar livre quando está bom tempo e quando o tempo estiver mau sobe e desce escadas durante o mesmo tempo. Há quem diga que a elíptica é melhor do que corrida, mas também é verdade que pode causar alguns problemas nos joelhos, principalmente a quem tem problemas de articulações. De início, se não conseguires correr durante 20 minutos a uma velocidade média, não vale a pena correres muito e depois ires o resto do tempo a andar, é preferível que corras os 20 minutos sempre ao mesmo nível, nem que seja mais devagar. Quando conseguires fazer os 20 minutos a correr normalmente podes considerar aumentar para 30 minutos. Podes ainda substituir a corrida por bicicleta estática ou elíptica (se não tiveres problemas de articulações) nos dias mais chuvosos.

Se estás a pensar inscrever-te num ginásio, não vale a pena a não ser que seja para praticares alguma modalidade em específico (ex: hip hop, body combat, etc), uma vez que os exercícios que te sugiro são os essenciais para um corpo torneado e saudável (e muitas vezes a musculação não vai de encontro às necessidades do organismo, só aumenta volume). Com o dinheiro que ías gastar mais vale que compres uma bicicleta, uma elíptica ou uma passadeira, que vais poder usar durante muitos anos.

4. Alongamento (5min)

Depois de fazeres todo o programa proposto acima é importante que voltes a repetir os alongamentos referidos no 1º passo, para evitar lesões e ajudar o corpo a relaxar.

Nota final

Como vês em apenas 45 minutos consegues uma rotina diária que podes praticar em casa, sem gastar dinheiro, sem tempo de espera no ginásio, e sem problemas de horários (em casa podes praticar à hora que te for mais conveniente). A única coisa em que deves investir é equipamento, a roupa e as sapatilhas que usas são muito importantes. Em casa não está muito frio, por isso o melhor será investires em calções e T-shirts para deixar o corpo respirar. Não precisas que seja roupa de marca (a SportZone tem coisas muito boas e baratas), mas tem de ser confortável e adequada. Nas sapatilhas é que deves investir mais dinheiro, pois a forma como apoias o pé (principalmente para correr) pode mudar muito o apoio do corpo e evitar lesões graves nas articulações, nomeadamente dos joelhos e tornozelos. A Adidas, a Nike e a Reebok são as melhores marcas para Fitness. Se quiseres opta por pôr uma música a tocar para te dar mais energia :)

Nota: uma leitora tinha-me posto o problema de ser asmática e não saber que tipo de exercícios podia fazer. Ela pode perfeitamente seguir esta rotina, mas no exercício aeróbico apostar apenas em bicicleta ou escadas em vez da corrida. É ainda importante que quando se sinta cansada pare de imediato.

Introduz 45minutos 3 a 5 vezes por semana no teu horário, como se fosse uma aula, assim sabes que tens de organizar as tuas coisas de forma a estares disponível nesse horário, o exercício é muito importante para o bem-estar físico e psicológico.

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Cláudia, biomédica de dia e blogger de noite! Bem-vinda(o) ao meu cantinho!

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